Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Hoje é recordado o aniversário de nascimento de Santa Jacinta Marto (5 de março)

Santa Jacinta Marto / Foto: Santuário de Fátima

REDAÇÃO CENTRAL, 05 Mar. 20 / 05:00 am (ACI).- Neste dia 5 de março é recordado o aniversário de nascimento de Santa Jacinta Marto, canonizada pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, juntamente com seu irmão São Francisco Marto.

Conforme assinala o site do Santuário de Fátima, a mais nova dos três videntes de Nossa Senhora de Fátima nasceu em 5 de março de 1910, em Aljustrel (Portugal), embora a data indicada no seu registro de batismo seja 11 de março daquele ano.

Entretanto, explica o site, a data de 5 de março se baseia em um interrogatório feito pelo cônego Manuel Nunes Formigão aos pastorinhos de Fátima, datado de 11 de outubro de 1917, no qual se lê que “Jacinta de Jesus fez 7 (anos) a 5 de março”.

A explicação para a alteração da data de nascimento de Jacinta em seu registro de batismo está em uma nota de rodapé do primeiro volume da Documentação Crítica de Fátima, no qual está publicado o interrogatório do cônego Formigão.

“Provavelmente, a data exata de nascimento seria efetivamente o dia 5 de março de 1910. Como o batismo foi a 19 de março, terá sido indicado o dia 11 como data de nascimento, para evitar a multa aplicável ao adiamento, para além dos oito dias”, afirma a fonte crítica dos acontecimentos de Fátima.

A pequena Jacinta foi um dos três videntes das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, juntamente com seu irmão Francisco Marto e sua prima Lúcia de Jesus.

Era a sétima e última filha de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus, tendo sido batizada a 19 de março de 1910, na Igreja Paroquial de Fátima.

Desde muito nova, pastoreava o rebanho de seus pais, com Francisco e Lúcia. Foi durante um desses pastoreios na Cova da Iria, que os três viram a aparição de uma Senhora “mais brilhante que o sol” que lhes diz ser “do Céu” e lhes pede que ali voltem “seis meses seguidos, no dia 13 a esta mesma hora”, indicando-lhes que, na aparição final, lhes revelaria quem era e o que queria. Na última aparição, a Senhora viria a apresentar-se aos Videntes como a Senhora do Rosário.

A Virgem concedeu a Jacinta a visão dos sofrimentos do Sumo Pontífice. “Eu o vi em uma casa muito grande, ajoelhado, com o rosto entre as mãos, e chorava. Fora, havia muita gente; alguns atiravam pedras, outros diziam imprecações e palavrões”, contou ela. Por isso e outros feitos, as crianças tinham presente o Santo Padre e ofereciam três Ave Maria por ele depois de cada Rosário.

Jacinta participava diariamente da Santa Missa e tinha grande desejo de receber a Comunhão em reparação dos pobres pecadores. Atraía-lhe muito estar com Jesus Sacramentado. “Gosto tanto de dizer a Jesus que O amo”, repetia.

Em uma ocasião, uma mãe rogou a Jacinta que pedisse por seu filho que se foi como o filho pródigo. Dias depois, o jovem retornou para casa, pediu perdão e contou a sua família que depois de ter gastado tudo o que tinha, roubado e estado no cárcere, fugiu para bosques desconhecidos.

Quando se achou completamente perdido, ajoelhou-se chorando e rezou. Nisso, viu Jacinta que o pegou pela mão e o conduziu até um caminho. Assim, pôde retornar para casa. Logo interrogaram Jacinta se tinha se encontrado com o moço e ela disse que não, mas que tinha rogado muito à Virgem por ele.

Santa Jacinta faleceu aos 9 anos de idade, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, onde foi internada depois de adoecer em 1918 com a epidemia da gripe espanhola. O seu corpo foi sepultado no cemitério de Vila Nova de Ourém, tendo sido transladado para o Cemitério de Fátima em 1935 e, dez anos mais tarde, para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Ela foi beatificada a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, e canonizada, a 13 de maio de 2017, pelo Papa Francisco, no Santuário de Fátima, no marco da celebração do Centenário das Aparições.

Fonte: ACI digital

Comentários

Postagens Mais Visitadas do Mês

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog