Lurdinha Nunes - Jerusalém
O Papa Francisco doou à Custódia da Terra Santa uma relíquia da manjedoura, onde o Menino Jesus foi colocado após o seu nascimento. A preciosa relíquia foi dada por Santo Sofrônio, Patriarca de Jerusalém ao Papa Teodoro I entre (642-649) e sempre mantida na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, marcando profundamente a religiosidade dos romanos e a de peregrinos de todo o mundo.
Relíquia da manjedoura
As celebrações para a entrega da relíquia começaram na manhã desta sexta feira 29 de novembro com a celebração da Santa Missa na Igreja do Instituto Notre Dame em Jerusalém, presidida por Dom Leopoldo Girelli, Núncio Apostólico em Israel e Chipre, Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina. Concelebraram, frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, P. João Solana diretor do Notre Dame, padres franciscanos e padres diocesanos.
E à tarde após um momento de oração a Relíquia será levada em procissão até a paroquia de São Salvador onde serão celebradas as Vésperas solenes da Festa de todos os santos da ordem Franciscana como também o dia em que o Papa Honório III, em 1223, confirmou solenemente a Regra de São Francisco.
Igreja franciscana de Santa Catarina
Na manhã, sábado, 30 de novembro, a Relíquia será levada a Belém, onde ficará permanentemente, na igreja franciscana de Santa Catarina, adjacente à Basílica da Natividade.
Para frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa: “ É um momento especial porque este pequeno fragmento da manjedoura retorna à casa. Podemos contemplar a manjedoura na qual Maria colocou Jesus após seu nascimento em Belém, e esse fragmento faz parte da estrutura da manjedoura. É importante porque recorda o mistério da encarnação: O Filho de Deus que tornou-se criança, se encarnou e tornou- se homem nesta terra”.
29 novembro 2019
Fonte: Vatican News
Comentários
Postar um comentário