Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Santo Estêvão protomártir. Aumentam os cristãos perseguidos no mundo


No dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica de Santo Estêvão, o primeiro mártir, deve ser recordado o elevadíssimo número de pessoas que ainda hoje são perseguidas em várias partes do mundo por causa da sua fé cristã. A entrevista com Cristian Nani, diretor da Open Doors/Portas Abertas-Itália.

Andrea De Angelis, Silvonei José - Cidade do Vaticano

No dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica de Santo Estêvão, o primeiro mártir, deve ser recordado o elevadíssimo número de pessoas que ainda hoje são perseguidas em várias partes do mundo por causa da sua fé cristã. A entrevista com Cristian Nani, diretor da Open Doors/Portas Abertas-Itália. Ontem como hoje, é importante acender os refletores sobre essas perseguições, que assumem várias formas: violência, estigma, vandalismo, intolerância, exclusão. Segundo a World Watch List 2019 da Open Doors/Portas Abertas, o relatório anual sobre a liberdade religiosa dos cristãos no mundo, há cerca de 245 milhões de cristãos perseguidos no mundo. A WWList2019 cobre um período de 12 meses, de novembro de 2017 a outubro de 2018. No dia 18 de janeiro, a associação publicará o novo Relatório.

Aumenta o número de cristãos perseguidos

Presente em mais de 60 países, a organização também oferece formação e assistência aos cristãos que sofrem por causa de sua fé. Em entrevista à Radio Vaticano-Vatican News, Cristian Nani, diretor na Itália de Portas Abertas, antecipa como no ano que está chegando ao fim a perseguição dos fiéis cristãos aumentou em extensão, número e intensidade. "Precisamos falar sobre isso, fazer as pessoas refletirem porque hoje - afirma -, milhares de pessoas morrem por causa da sua fé, não na guerra, em situações de conflito, mas - insiste Nani -, somente por uma profissão de fé". Assim, depois de ter analisado a situação dos cristãos na Líbia e no Iêmen, ele retorna ao que o Papa Francisco, numa recente Audiência geral, chamou de "cristãos perseguidos com luvas de pelica", com particular referência à Europa. "Intolerância e vandalismo são - diz Nani -, dois sinais de alarme a serem levados a sério".

Quantos perseguidos hoje "também com luvas de pelica"

"Hoje, no mundo, na Europa muitos são os cristãos perseguidos e dão as suas vidas pela sua fé. Eles são perseguidos também com luvas de pelica, deixados de lado, marginalizados". As palavras pronunciadas pelo Papa na Audiência geral do último dia 11 de dezembro, fazem com que as atenções se voltem para outro tipo de perseguição dos fiéis. Feita de intolerância, vandalismo, resultado de um secularismo que - disse então Francisco no seu discurso à Cúria na semana passada -, nos faz compreender como "já não estamos num regime de cristianismo porque a fé", em grande parte do Ocidente "já não constitui um pré-requisito óbvio do viver comum". O Santo Padre já tinha falado de "martírio com luvas de pelica" no dia 30 de junho de 2014, na Missa celebrada na Casa Santa Marta.

O dia de oração na Alemanha

Entre as muitas iniciativas programadas no mundo para a festa litúrgica de Santo Estêvão, está também a da Conferência Episcopal Alemã que celebra o "Dia de Oração pelos cristãos perseguidos e oprimidos". As liturgias recordarão os irmãos e irmãs de fé que são vítimas de exclusão e opressão em muitos lugares do mundo. Esta iniciativa pretende também expressar o compromisso da Igreja alemã com a liberdade religiosa de todas as pessoas. O dia de oração de 26 de dezembro faz parte da iniciativa "Solidariedade para com os cristãos perseguidos e oprimidos no nosso tempo", com a qual os bispos pretendem sensibilizar os fiéis para a discriminação e a violência que os cristãos ainda hoje sofrem em muitas partes do mundo.

26 dezembro 2019

Fonte: Vatican News

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog