Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O presépio convida a descobrir a simplicidade, afirma Papa Francisco


Papa no santuário de São Francisco de Greccio. Foto: Captura do YouTube

Vaticano, 02 Dez. 19 / 09:40 am (ACI).- O Papa Francisco se dirigiu neste domingo, 1º de dezembro, à cidade italiana de Greccio para rezar no santuário franciscano construído ao redor da gruta onde, em 25 de dezembro de 1223, São Francisco de Assis estabeleceu o primeiro presépio da história.

O Pontífice rezou em silêncio por alguns minutos na gruta do presépio e assinou a carta apostólica Admirabile signum sobre o significado e o valor do presépio.

Quando terminou sua oração, encontrou-se com um grupo de franciscanos e franciscanas, dirigiu-lhes algumas palavras nas quais recordou que “a maior mensagem de São Francisco é o testemunho. Esta é a frase: ‘Pregai o Evangelho, se necessário, também com a palavra’. Não se trata de fazer proselitismo, de convencer..., é o Espírito o que convence”.

Depois, foi à igreja do Santuário, onde presidiu a Liturgia da Palavra. Em sua breve meditação, o Santo Padre destacou "quantos pensamentos chegam à mente neste lugar santo!".

"No entanto, diante da rocha destes montes tão queridos a São Francisco, o que somos chamados a fazer é, antes de tudo, redescobrir a simplicidade", disse.

Explicou que “o presépio, que pela primeira vez São Francisco fez neste pequeno espaço, imitando a gruta estreita de Belém, fala por si mesmo. Aqui não há necessidade de multiplicar palavras, porque a cena diante dos nossos olhos exprime a sabedoria de que precisamos para compreender o essencial”.

“Diante do presépio, descobrimos como é importante para a nossa vida, tantas vezes agitada, encontrar momentos de silêncio e oração. O silêncio, para contemplar a beleza do rosto de Jesus Menino, o Filho de Deus nascido na pobreza de um estábulo”.

"A oração, para exprimir o ‘obrigado’ maravilhado diante deste imenso dom de amor que nos é dado".

Para o Papa, “neste simples e maravilhoso sinal do presépio, que a piedade popular acolheu e transmitiu de geração em geração, manifesta-se o grande mistério da nossa fé: Deus nos ama até o ponto de partilhar a nossa humanidade e a nossa vida. Nunca nos deixa sozinhos; acompanha-nos com a sua presença escondida, mas não invisível”.

Como fizeram os pastores de Belém, “acolhamos o convite para ir à gruta, ver e reconhecer o sinal que Deus nos deu. Então o nosso coração estará cheio de alegria, e poderemos levá-lo para onde há tristeza”.

Fonte: ACI digital

Confira a Carta Apostólica na Íntegra aqui:
https://www.devocaoefeblog.com.br/2019/12/admiravel-sinal-carta-apostolica-do.html

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog