Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

6 recomendações da Igreja para viver o Advento


Coroa do Advento / Foto: Pixabay (Domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 02 Dez. 19 / 05:00 am (ACI).- O Advento é um tempo de preparação para receber o Natal, no qual celebramos o nascimento de Jesus Cristo; e para vivê-lo corretamente, o Vaticano elaborou uma série de recomendações.

As recomendações que apresentamos a seguir estão no Capítulo IV do Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia, elaborado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da santa Sé e publicado em 2002.

1. Meditar sobre a fé e humildade de Maria

O Vaticano recordou que, durante o Advento, “a Liturgia celebra com frequência e de modo exemplar a Virgem Maria”, especialmente na Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.

Por isso, convida a refletir sobre “a atitude de fé e de humildade com que Maria de Nazaré aderiu, total e imediatamente, ao projeto salvífico de Deus”. A Santa Sé recomendou rezar a Novena a Imaculada Conceição, a qual teve início em 29 de novembro e pode ser encontrada AQUI.

2. Não cair no consumismo

A Santa Sé advertiu que, atualmente, os valores do Advento se veem “ameaçados pelo costume de converter a preparação para o Natal em uma ‘operação comercial’ cheia de propostas vazias, procedentes de uma sociedade consumista”.

Por isso, recomendaram orar e meditar para não esquecer o sentido do Advento e celebrar o nascimento de Jesus “em um clima de sobriedade e de simplicidade alegre e com uma atitude de solidariedade para com os pobres e marginalizados”.

3. Que toda a família monte o presépio de Belém

A Santa Sé recomendou que toda a família participe na montagem do presépio, porque é uma oportunidade para que “entrem em contato com o mistério do Natal”.

Convidaram a que “se recolham em um momento de oração ou de leitura das páginas bíblicas referentes ao episódio do nascimento de Jesus”.

4. Rezar a Novena de Natal

O Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia indica que a Novena de Natal é um exercício de piedade valioso que ajuda a preparar o coração nos dias anteriores à celebração do nascimento do Menino Jesus.

Destacaram que é uma prática antiga que “nasceu para comunicar aos fiéis as riquezas de uma Liturgia à qual não tinham fácil acesso”.

A Novena de Natal começará no dia 16 de dezembro e terminará em 24 de dezembro.

5. Aprofundar-se nas leituras bíblicas que convidam à conversão

A Santa Sé recomendou aprofundar-se nas passagens bíblicas que são lidas durante o Advento, porque convidam à conversão “mediante a voz dos profetas e, sobretudo, de João Batista”.

Recordaram que “Deus mantinha, mediante as profecias, a esperança de Israel na vinda do Messias” e que “está solidamente enraizada no povo cristão a consciência da longa espera que precedeu a vinda do Salvador”.

6. Participar da oração da Coroa do Advento

O Vaticano indicou que a oração da coroa e acender as suas quatro velas se “tornou um símbolo do Advento nos lares cristãos”.

Destacaram que ao acender cada vela, correspondente aos quatro domingos do Advento, recorda-se “as diversas etapas da história da salvação antes de Cristo”.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog