Hoje a Igreja celebra São Mateus Evangelista (21 de setembro) - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 21 de setembro de 2019

Hoje a Igreja celebra São Mateus Evangelista (21 de setembro)


REDAÇÃO CENTRAL, 21 Set. 19 / 05:00 am (ACI).- A Igreja recorda neste dia 21 de setembro a figura de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que viveu no Cafarnaum, junto ao lago da Galileia. Ele foi escolhido por Jesus para ser um dos Doze que o acompanharam durante sua vida pública.

O Evangelista foi um publicano que cobrava os impostos para os romanos. Ao encontrá-lo realizando esta função, Jesus passou e o chamou. Ele, então, sem questionar seguiu o chamado de Deus.

Ao subir o Senhor aos céus, Mateus pregou durante anos na Judeia e em países próximos.

São Mateus é considerado patrono dos banqueiros e é representado por um livro. São Jerônimo fixou a figura de um homem alado como símbolo de seu Evangelho.

Em uma data como esta, 21 de setembro, no ano de 1953, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, tinha 17 anos de idade e experimentou, depois da confissão, o chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola. Seu escudo pontifício, inclusive, leva o lema “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” como se descreve o encontro de Jesus com o Apóstolo Mateus. (Fonte: ACI digital)

O apóstolo e evangelista São Mateus teve dois nomes: Mateus e Levi. Mateus quer dizer “dom precoce” ou “conselheiro”; ou vem de magnus, “grande”, e Theos, “Deus”, como se dissesse “grande para Deus”. Diz a “Legenda Aurea” que “Ele foi um dom precoce por sua rápida conversão, foi conselheiro por sua salutar pregação, foi grande diante de Deus pela perfeição de sua vida, foi a mão de que Deus se serviu para escrever Seu Evangelho”.

Levi quer dizer “retirado”. Ele foi retirado de sua banca de cobrador de impostos e colocado entre os apóstolos, acrescentado à comunidade dos evangelistas e incorporado ao catálogo dos mártires.

Oração

Ó Jesus, como é bom saber que vós estais ao lado dos humildes e dos pequenos. Vosso amor me toma por inteiro, e me renova. Vosso amor é como a luz do sol, que todos os dias, sem nos perguntar, nos ilumina, nos aquece, dissipa a escuridão. Assim é vosso amor: renova-nos, transforma-nos e nos devolve a vida.

Belo foi o dia em que chamastes Levi para vos seguir. Ele não hesitou. Certamente pensou assim: “O Senhor lembrou-se de mim”, e deixou sua banca de impostos fora de seu caminho, para entrar em vosso caminho. Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida.

Tocai também, Senhor, em meus sentimentos, em minha existência. Tirai-me da acomodação e da inércia. Dai-me um espírito novo, um jeito novo, a vida nova em vós.

Fazei-me, Senhor, comprometido(a) com o Evangelho. Com o Santuário quero evangelizar, espalhar a Boa Notícia da vida e da esperança.

Nossa Senhora Aparecida, ajudai-me a evangelizar!

São Mateus, ajudai-me seguir Jesus! Amém!

Fonte: Canção Nova



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog