Diante 1 milhão de fiéis Papa recorda: seguir Jesus não é fácil, mas possível com a graça divina

Papa durante celebração da Missa neste domingo em Madagascar. 
Foto: Captura Youtube

Vaticano, 08 Set. 19 / 08:50 am (ACI).- Na homilia da Missa que presidiu perante 1 milhão de fiéis neste domingo, 8 de setembro, no Campo Diocesano de Soamandrakizay, em Madagascar, o Santo Padre recordou que o plano de Deus, exige aos cristãos abertura de coração, entrega e renúncia, porque seguir Jesus Cristo não é tarefa fácil e só é possível com a graça divina.

O Papa assinalou três exigências fundamentais no seguimento de Cristo, ressaltando também que “toda renúncia cristã tem sentido à luz do gozo e da festa do encontro com Jesus Cristo”.

Primeira exigência: Ver o outro como irmão

A primeira exigência da vida cristã explicada pelo Papa Francisco “nos convida a olhar nossos vínculos familiares”.
“A vida nova que o Senhor nos propõe resulta incômoda e se transforma em injustiça escandalosa para aqueles que acreditam que o acesso ao Reino dos Céus só pode limitar-se ou reduzir-se aos vínculos de sangue, à pertença a determinado grupo, clã ou cultura particular”.
Pelo contrário, “a exigência do Mestre nos leva a levantar o olhar e nos diz: aquele que não for capaz de ver o outro como irmão, de comover-se com sua vida e com sua situação, de ver além de sua proveniência familiar, cultural, social, ‘não pode ser meu discípulo’”.

Segunda exigência: Desprezar reducionismos

A segunda exigência nos mostra “quão difícil resulta o seguimento do Senhor quando quer-se identificar o Reino dos Céus com os próprios interesses pessoais ou com a fascinação por alguma ideologia que termina por instrumentalizar o nome de Deus ou a religião para justificar atos de violência, segregação e inclusive homicídio, exílio, terrorismo e marginalização”.
“A exigência do Divino Mestre anima a não manipular o Evangelho com tristes reducionismos mas construir a história em fraternidade e solidariedade, no respeito gratuito da terra e de seus dons sobre qualquer forma de exploração; nos animando a viver o ‘diálogo como caminho; a colaboração comum como conduta; o conhecimento recíproco como método e critério’; não cedendo à tentação de certas doutrinas incapazes de ver crescer juntos o trigo e o joio na espera do dono da colheita”.

Terceira exigência: Renunciar ao individualismo

O Santo Padre fez insistência em quão difícil resulta ser cristão e imitar a vida de Cristo “quando continuamente somos impulsionados a nos justificarmos, acreditando que tudo provém exclusivamente de nossas forças e daquilo que possuímos, quando a corrida pela acumulação de bens se torna cansativa e entristecedora exacerbando o egoísmo e o uso de meios imorais”.
Neste caso, “a exigência do Mestre é um convite a recuperar a memória agradecida e reconhecer que, antes que uma vitória pessoal, nossa vida e nossas capacidades são fruto de um dom, tecido entre Deus e tantas mãos silenciosas de pessoas das quais só chegaremos a conhecer seus nomes na manifestação do Reino dos Céus”.

Fonte: ACI digital

Confira a Homilia na íntegra:


VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
 A MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E MAURÍCIO
(4 - 10 DE SETEMBRO DE 2019)
SANTA MISSA
HOMILIA DO SANTO PADRE
Campo Diocesano de Soamandrakizay, Antananarivo, Madagascar
Domingo, 8 de setembro de 2019
Disse-nos o Evangelho que «seguiam com [Jesus] grandes multidões» (Lc 14, 25). À semelhança daquelas multidões que se aglomeravam no percurso de Jesus, também vós viestes em grande número para acolher a sua mensagem e segui-Lo. Mas, como bem sabeis, não é fácil seguir os passos de Jesus. Vocês não repousaram e tantos de vós, passaram aqui a noite. Realmente o evangelho de Lucas lembra-nos, hoje, as exigências deste compromisso.

É importante notar que estas indicações são dadas no quadro da subida de Jesus para Jerusalém, entre a parábola do banquete – onde o convite é aberto a todos, especialmente às pessoas rejeitadas que vivem nas ruas e nas praças, nas encruzilhadas – e as três parábolas ditas da misericórdia, onde se organiza a festa quando a pessoa perdida é reencontrada, quando aquele que parecia morto é recebido, festejado e devolvido à vida pela possibilidade dum novo recomeço. Qualquer renúncia cristã só tem sentido à luz da alegria e da festa do encontro com Jesus Cristo.

A primeira exigência convida-nos a verificar as nossas relações familiares. A vida nova que o Senhor nos propõe parece incómoda e transforma-se numa injustiça escandalosa para quantos creem que é possível limitar ou reduzir o acesso ao Reino dos Céus apenas aos laços de sangue, à pertença a um grupo determinado, a um clã ou a uma cultura particular. Quando o «parentesco» se torna a chave decisiva e determinante de tudo o que é justo e bom, acaba-se por justificar e até mesmo «consagrar» alguns comportamentos que levam à cultura dos privilégios e da exclusão: favoritismos, clientelismos e, consequentemente, corrupção. A exigência do Mestre faz-nos elevar o olhar, dizendo: quem não for capaz de ver o outro como um irmão, deixar-se comover pela sua vida e situação, independentemente da sua origem familiar, cultural e social, «não pode ser meu discípulo» (Lc 14, 26). O seu amor e dedicação são um dom gratuito, invocado por todos e para todos.

A segunda exigência mostra-nos a dificuldade de seguir o Senhor, quando se pretende identificar o Reino dos Céus com os próprios interesses pessoais ou com o fascínio duma ideologia qualquer que acaba por instrumentalizar o nome de Deus ou a religião para justificar atos de violência, a segregação e até o homicídio, o exílio, o terrorismo e a marginalização. A exigência do Mestre encoraja-nos a não manipular o Evangelho com tristes reducionismos, mas construir a história na fraternidade e solidariedade, no respeito gratuito da terra e dos seus dons contra todas as formas de exploração, encorajando-nos a viver o «diálogo como um caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento mútuo como método e critério» (Documento sobre a fraternidade humana, Abu Dabhi, 4 de fevereiro de 2019); não cedendo à tentação de certas doutrinas incapazes de ver o bom grão e o joio crescerem juntos enquanto se espera o Senhor da messe (cf. Mt 13, 24-30).

E, quanto à última exigência, como pode ser difícil partilhar a vida nova que o Senhor nos oferece, quando nos sentimos continuamente impelidos a buscar a justificação em nós mesmos, crendo que tudo provenha exclusivamente das nossas forças e daquilo que possuímos! Quando a corrida para acumular riqueza se torna molesta e oprimente – como ouvimos na primeira Leitura –, exacerbando o egoísmo e o uso de meios imorais. A exigência do Mestre é um convite a recuperar a memória agradecida e tomar consciência de que a nossa vida e as nossas capacidades, mais do que conquista pessoal, são fruto de um dom (cf. Francisco, Exort. ap. Gaudete e exsultate, 55) tecido por Deus e pelas mãos silenciosas de muitas pessoas, cujos nomes só conheceremos na manifestação do Reino dos Céus.

Com estas exigências, o Senhor quer preparar os seus discípulos para a festa da irrupção do Reino de Deus, libertando-os deste obstáculo perigoso que é, em última instância, uma das piores escravidões: viver para si mesmo. É a tentação de se fechar no seu pequeno mundo, que acaba por deixar pouco espaço aos outros: os pobres já não entram, deixa-se de ouvir a voz de Deus, não mais se rejubila com doce alegria do seu amor, perde-se o entusiasmo de fazer o bem. Quando se fecham, muitas pessoas podem aparentemente sentir-se em segurança, mas acabam por se transformar em pessoas ressentidas, lamurientas, sem vida. Esta não é a opção duma vida digna e plena, não corresponde ao desígnio de Deus a nosso respeito, não é a vida no Espírito que jorra do coração do Cristo ressuscitado (cf. Francisco, Exort. ap. Evangelii gaudium, 2).

No caminho para Jerusalém o Senhor, com estas exigências, convida-nos a elevar o olhar, ajustar as prioridades e sobretudo criar espaços para que Deus seja o centro e o fulcro da nossa vida.

Se olharmos ao nosso redor, quantos homens e mulheres, jovens, crianças sofrem e estão literalmente privados de tudo! Isto não faz parte do plano de Deus. Como é urgente este convite de Jesus a morrer para os nossos confinamentos, os nossos orgulhosos individualismos, a fim de deixar triunfar o espírito de fraternidade – este dimana do lado aberto de Jesus Cristo, donde nascemos como família de Deus – e cada qual possa sentir-se amado, porque compreendido, aceite e valorizado na sua dignidade. «Perante a dignidade humana espezinhada, muitas vezes fica-se de braços cruzados ou então abanam-se os braços, impotentes diante da força obscura do mal. Mas o cristão não pode ficar de braços cruzados, indiferente, nem de braços a abanar, fatalista! Não... O crente estende a mão, como Jesus faz com ele» (Francisco, Homilia por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, 18 de novembro de 2018). 

A Palavra de Deus, que ouvimos, convida-nos a retomar o caminho, ousando dar este salto qualitativo e adotar esta sabedoria do desapego pessoal como base para a justiça e a vida de cada um de nós; pois, juntos, podemos lutar contra todas estas idolatrias que nos levam a focalizar a nossa atenção nas seguranças ilusórias do poder, da carreira e do dinheiro e na busca de glórias humanas.

As exigências que Jesus indica deixam de ser gravosas quando começamos a saborear a alegria da vida nova que Ele mesmo nos propõe: a alegria que brota de saber que Ele é o primeiro a sair à nossa procura pelas encruzilhadas dos caminhos, quando estamos perdidos como aquela ovelha ou aquele filho pródigo. Possa este humilde realismo – é um realismo, realismo cristão –  incitar-nos a assumir os grandes desafios, e vos conceda o desejo de tornar o vosso lindo país num lugar onde o Evangelho se faz vida, e vida para a maior glória de Deus.
Comprometamo-nos e façamos nossos os planos do Senhor.

Fonte: Vatican

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Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

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