Hoje é dia de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas (1° de agosto) - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Hoje é dia de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas (1° de agosto)


REDAÇÃO CENTRAL, 01 Ago. 19 / 05:00 am (ACI).- A Igreja celebra neste dia 1º de agosto a memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Igreja por seus escritos sobre moral e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos como Redentoristas.

Este santo italiano, natural de Nápoles, na Itália, escreveu “A Prática do Amor a Jesus Cristo”, “Preparação para a Morte”, “Glórias de Maria”, sendo “Teologia Moral” a obra que influenciou na formação do clero por muitos anos.

Santo Afonso pregava com simplicidade e ensinava seus missionários que “um sermão sem lógica é disperso e falta sabor. Um sermão pomposo não chega à massa. De minha parte, posso dizê-los que jamais preguei um sermão que a mulher mais simples não pudesse entender”.

Entre suas frases conhecidas está: “Não existem pessoas fracas e pessoas fortes espiritualmente, mas as pessoas que não rezam e as pessoas que sabem rezar”.

Bento XVI explicou aos fiéis em um dia como hoje, em 2012, que este santo “nos recorda que relação com Deus é essencial na nossa vida. Sem ela, falta-nos a relação fundamental”. Lembra também que “Deus criou-nos por amor, para nos poder doar a vida em plenitude”.

Santo Afonso fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, com a qual tinha o objetivo de evangelizar nas regiões de população abandonada. Seu trabalho refletia a sua forma de viver, marcado pela bondade, simplicidade e caridade.

O santo faleceu aos 90 anos, na noite de 31 de julho para 1º de agosto de 1787. Foi canonizado em 1839 e declarado Doutor da Igreja em 1871.

Santo Afonso, cujo nome significa “pronto para o combate”, é representado com o crucifixo, os livros, o rosário ou a figura da Santíssima Virgem Maria, a quem tinha uma profunda devoção.

Sua congregação dos Redentoristas chegou ao Brasil em 1894. Hoje, há cerca de 600 missionários espalhados em 25 estados e no Distrito Federal. Desenvolve amplo trabalho evangelizador, fazendo-se presentes em diversas frentes missionárias, como: casas de formação, missões estrangeiras, área acadêmica, comunicações, missões itinerantes, paróquias e santuários, entre os quais, o de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e o do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). (Fonte: ACI digital)

Oração a Santo Afonso Maria de Ligório
(Patrono dos confessores e teólogos de teologia moral ) 

Senhor, concedei-me pelos méritos de Santo Afonso Maria de Ligório, o dom do verdadeiro amor fraternal. Com Vossa Graça, ajudai-me, pois não quero mais julgar, condenar, desprezar, excluir. Que eu tenha humildade para aceitar os meus defeitos e procurar melhorá-los. Amém. Maria, Espelho da Justiça, rogai por nós.

Oração a Jesus para pedir paciência

Senhor, estou convencido de que, sem sofrer com paciência, não posso ganhar o céu. “Dele é que vem — dizia Davi — a minha paciência” (Sl 61,6). O mesmo quero dizer. Vós me dareis a paciência para sofrer.

Quero aceitar com tranquilidade todas as tribulações, mas depois, quando elas chegam, encho-me de tristeza e desânimo. Dessa forma sofro sem méritos e sem amor, porque não sei ainda sofrer para Vos agradar.

Por isso, meu Jesus, eu Vos peço, pelos merecimentos de Vossa paciência, a graça de sofrer todas as cruzes por Vosso amor.

Eu Vos amo de todo coração, divino Redentor. Eu Vos amo meu sumo Bem; amo-Vos, Jesus, digno de um amor infinito.

Arrependo-me de todo coração de todos os desgostos que Vos tenho dado. Prometo-Vos aceitar com resignação todos os sofrimentos que me enviardes; mas espero de Vós o socorro para sofrer com paciência, especialmente as dores da minha agonia e da minha morte.

Maria, minha Rainha, alcançai-me uma verdadeira resignação em tudo que ainda tenha de sofrer na vida e na morte.

Santo Afonso de Ligório

Retirado do livro: “Orações de Todos os Tempos da Igreja”. Prof. Felipe Aquino (org). Ed. Cléofas.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog