O que são orações de reparação? - Devoção e Fé - Blog Católico

sexta-feira, 5 de julho de 2019

O que são orações de reparação?


Philip Kosloski | Jul 05, 2019

Nós, católicos, temos o dever de reparar o dano espiritual causado pelos nossos pecados e pelos da humanidade

Desde Adão e Eva, a humanidade tenta reparar os danos que infligem a outras pessoas. Embora Jesus Cristo tenha feito o último ato de reparação no Calvário, os católicos acreditam que ainda precisamos fazer o que pudermos para reparar os danos que cometemos.

O Catecismo da Igreja Católica explica que, depois de confessar nossos pecados no sacramento da reconciliação, ainda precisamos consertar os danos que causamos aos outros:

“Muitos pecados prejudicam o próximo. Há que fazer o possível por reparar esse dano (por exemplo: restituir as coisas roubadas, restabelecer a boa reputação daquele que foi caluniado, indenizar por ferimentos). A simples justiça o exige. Mas, além disso, o pecado fere e enfraquece o próprio pecador, assim como as suas relações com Deus e com o próximo. A absolvição tira o pecado, mas não remedia todas as desordens causadas pelo pecado. Aliviado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a perfeita saúde espiritual. Ele deve, pois, fazer mais alguma coisa para reparar os seus pecados: «satisfazer» de modo apropriado ou «expiar» os seus pecados. A esta satisfação também se chama penitência.” (Catecismo da Igreja Católica, 1459)

Embora isso se refira principalmente a atos físicos de reparação, também é possível oferecer orações de reparação por danos pessoais e danos causados ​​por outras pessoas. A Enciclopédia Católica explica:

“Somos restaurados à graça através dos méritos da morte de Cristo, e essa graça nos permite adicionar nossas orações, trabalhos e provações às de Nosso Senhor” e preencher as coisas que estão querendo os sofrimentos de Cristo. Podemos, portanto, fazer algum tipo de reparação à justiça de Deus por nossas próprias ofensas contra Ele e, em virtude da Comunhão dos Santos, a unidade e a solidariedade do Corpo místico de Cristo, podemos também fazer satisfação e reparação pela pecados dos outros ”.

Desta forma, podemos ajudar a reparar os danos espirituais que outros causaram e contribuir para a cura do mundo. O próprio Jesus apareceu à Santa Margarida Maria Alacoque e pediu-lhe para promover a devoção ao seu Sagrado Coração como forma de reparar os vários pecados cometidos contra ele.

Orações de reparação também podem ser pensadas como “orações de amor”, proclamando a Jesus o amor que você tem por ele, mesmo quando outros o rejeitam.

Acima de tudo, as orações de reparação nos ajudam a entender que nossas ações têm consequências físicas e espirituais. A justiça exige que consertemos o dano de ambas as maneiras, invocando o toque de cura de Deus sobre nossos pecados e os pecados do mundo. (Fonte: Aleteia)


Ato de Adoração, Amor e Reparação ensinada pelo Anjo de Portugal aos 3 pastorzinhos de Fátima
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes)


Reparação ao Santíssimo Sacramento
Divino Salvador Jesus, dignai-Vos baixar um olhar de misericórdia sobre Vossos filhos que, reunidos em um mesmo pensamento de fé, reparação e amor, vêm chorar a Vossos pés suas infidelidades e a de seus irmãos, os pobres pecadores. Possamos nós, pelas promessas unânimes e solenes que vamos fazer, tocar o Vosso divino coração e Dele alcançar misericórdia para o mundo infeliz e criminoso e para todos aqueles que não têm a felicidade de Vos amar!
Daqui por diante, sim, todos nós Vô-Lo prometemos:
Do esquecimento e da ingratidão dos homens, ...
Nós Vos consolaremos Senhor! (Repetir após cada verso).
Do abandono em que sois deixado no santo tabernáculo, ...
Dos crimes dos pecadores, ...
Do ódio dos ímpios,...
Das blasfêmias que se proferem contra Vós, ...
Das injúrias feitas à Vossa divindade, ...
Dos sacrilégios com que se profana o Vosso Sacramento do amor, ...
Das imodéstias e irreverências cometidas em Vossa presença adorável, ...
Da tibieza do maior número dos Vossos filhos, ...
Do desprezo que se faz a Vossos convites cheios de amor, ...
Das infidelidades daqueles que se dizem Vossos amigos, ...
Do abuso das Vossas graças, ...
Das nossas próprias infidelidades, ...
Da incompreensível dureza do nosso coração, ...
Da nossa longa demora em Vos amar, ...
Da nossa frouxidão em Vosso santo serviço, ...
Da amarga tristeza em que sois abismado pela perda das almas, ...
De o Vosso longo bater às portas do nosso coração, ...
Das amargas repulsas de que sois saciado, ...
Dos Vossos suspiros de amor, ...
Das Vossas lágrimas de amor, ...
Do Vosso cativeiro de amor, ...
Do Vosso martírio de amor, ...




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog