Igreja celebra hoje Santa Verônica, em cujo véu ficou estampado o rosto de Cristo - Devoção e Fé - Blog Católico

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Igreja celebra hoje Santa Verônica, em cujo véu ficou estampado o rosto de Cristo

                                                                                                                     
Por Diego López Marina

REDAÇÃO CENTRAL, 12 Jul. 19 / 06:00 am (ACI).- Santa Verônica foi a mulher que teve um gesto misericordioso com Cristo durante seu caminho ao Monte Calvário ao enxugar seu rosto cheio de sangue e suor com um véu que passou à história como relíquia por levar impresso a face do Messias.

Este véu, lenço ou pano é conhecido como “Santa Face” ou “Véu de Verônica” e é uma das relíquias mais importantes do cristianismo, pois é considerado como uma verdadeira imagem de Cristo.

O nome Verônica apareceu pela primeira vez no documento apócrifo “As Atas de Pilatos” e procede do latin vera icon (o verdadeiro ícone), sendo a imagem ou relíquia deste tipo mais antiga e conhecida. Outra relíquia importante similar a esta é o Santo Sudário de Turim.

“Verônica” também poderia ser uma variação do nome macedônio Berenice, que data do século IV e que quer dizer “a que leva à vitória”. Este último nome está vinculado ao da mulher que sofria uma hemorragia dos evangelhos sinóticos que foi curada milagrosamente por Jesus.

Segundo a tradição, Santa Verônica foi uma mulher piedosa que viveu em Jerusalém e que após a Paixão do Senhor se dirigiu para Roma levando consigo o véu, que posteriormente foi exposto para a veneração pública. Seu ato exemplar é recordado atualmente na sexta estação da Via Sacra.

Uma das várias tradições explica que Santa Verônica chegou à Itália diante do imperador romano Tibério e o curou após fazê-lo tocar esta sagrada imagem. A partir disso, permaneceu a capital do império na mesma época que os apóstolos São Pedro e São Paulo. Ao morrer, deixou a imagem para o Papa Clemente I.

Por ocasião do primeiro ano santo da história, em 1300, o Véu de Verônica se converteu em uma das “Mirabilia urbis” (maravilhas da cidade de Roma) para os peregrinos que visitaram a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Os rastros do Véu de Verônica se perderam nos anos sucessivos ao Ano Santo 1600, até que foi encontrado na Igreja da Santa Face de Manopello. O Papa Bento XVI foi o primeiro Pontífice a visitá-lo em setembro de 2016.

Fonte: ACI digital

1 Oração a Santa Verônica

Ó Santa Verônica, vosso coração compadecido diante do rosto de Jesus, ferido e ensanguentado, vos tornou corajosa e forte a ponto de enfrentar a resistência dos cruéis carrascos que escoltavam o Divino Mestre.

A vossa coragem e o vosso amor foram aceitos e correspondidos por Jesus, pois, vos deixou a sua imagem impressa na toalha. Eu vos quero imitar, enxugando o rosto de Jesus com minhas orações e boas obras.

Santa Verônica, ajudai-me a ver Jesus sofredor no rosto macilento dos pobres, na face pálida dos doentes e no semblante sombrio e descrente dos pecadores.

Quero ajudar esses meus irmãos com aquele amor e carinho que Vós, Santa Verônica, enxugastes e acariciastes o rosto do salvador.

Santa Verônica, dai-me muito amor por Jesus e muita dedicação a meus irmãos pobres, doentes e transviados.

Santa Verônica, rogai por nós. Amém.

2 Oração a Santa Verônica

“Ó Santa Verônica que guardastes a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ele que, quando limpastes o rosto com teu véu, não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.
Intercedei por nós a graça de enxergarmos Jesus em cada face de nossos irmãos.

Ó Deus, por intercessão de Santa Verônica, despertai vosso poder e venha logo nos trazer a salvação! Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face. Se voltardes para nós, seremos salvos! Amém.”

Fonte das Orações: Cruz Terra Santa



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog