Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Hoje começa a novena a Santo Antônio de Pádua, “o santo de todo mundo”


REDAÇÃO CENTRAL, 04 Jun. 19 / 06:00 am (ACI).- A poucos dias da festa de Santo Antônio de Pádua, que é celebrada em 13 de junho, apresentamos a seguir uma novena disponibilizada pelo portal ‘Canção Nova’, em honra a este grande doutor da Igreja, padroeiro das mulheres estéreis, e a quem, por tradição, se invoca para pedir um bom esposo ou esposa.

Santo Antônio nasceu em Portugal, em 1195, e é conhecido como “de Pádua” porque foi nessa cidade italiana onde morreu (1231) e são veneradas suas relíquias. Diz-se que, certo dia, enquanto rezava, o menino Jesus apareceu a ele.

São Boaventura dizia: “Recorre com confiança a Antônio, que faz milagres, e ele te conseguirá o que buscas”. Leão XIII o chamou “o santo de todo mundo”, porque sua imagem e devoção se encontram por todas as partes.

Oração inicial para todos os dias

Amadíssimo protetor, Santo Antônio! Eis-me aqui, a teus pés, plenamente confiando em vossa poderosa intercessão. Olhai-me com aquele espírito de doce e terna compaixão com que olhavas aos pobres. Pobre sou seu, Santo meu! Vejo-me cheio de misérias.

A vida para mim é contínua luta. Pão de felicidade, de alegria, de saúde e de paz, de virtude… quanto me faz falta a tua amorosa proteção! Ouvi-me, vos peço humildemente, para que vosso nome de Taumaturgo seja novamente glorificado. Creio em vosso poder, em vossa bondade; amo vosso coração de pai e bendigo a nosso Senhor, que te fez grande na terra e no céu. Amém.

Oh! Astro de Espanha, pérola de pobreza, luz da Itália, Doutor da verdade, Sol de Pádua, resplandecente em sinais de claridade. Amém.

V. Rogai por nós, Antônio beatíssimo.

R. Para que por tua intercessão alcancemos as alegrias da vida eterna.

Responsório de Santo Antônio


Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio;
vereis fugir o demônio e as tentações infernais.

Recupera-se o perdido, rompe-se a dura prisão
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
digam-no aqueles que o viram, e digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido… pela sua intercessão foge a peste, o erro, a morte,
o fraco torna-se forte e torna-se o enfermo são.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

V. Rogai por nós, bem-aventurado Antônio,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Oração final da novena

Alegre, Senhor, a vossa Igreja devota a humilde oração do glorioso Santo Antônio, vosso servo, para que sejamos sempre socorridos nesta vida com os auxílios da graça e mereçamos conseguir depois as alegrias eternas da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco e o Espírito Santo, vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.

PRIMEIRO DIA – A admirável fé de Santo Antônio.

A vida do Santo Taumaturgo é uma contínua pregação da fé cristã. Por ela, muito jovem, ansiava derramar seu sangue a vista dos mártires franciscanos de Marrocos. Por ela se entrega completamente a Deus em vida santa e perfeitíssima de evangelização, que foi pasma do mundo, rica em talentos e maravilhas…

Que vida de fé é a minha?

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

SEGUNDO DIA – A esperança de Santo Antônio.

Amou vivamente p Santo essa virtude. Uma vida de sacrifícios, em luta constante contra o inferno, o mundo e as paixões, seria impossível sem uma grande esperança; tinha uma grande confiança na bondade divina, na paternal Providência de Deus e na ajuda constante de sua graça… Por isso o santo jamais desvaneceu em sua vida de incessante e penoso esforço. Contava com Deus! Humilhemo-nos e contemos não com nossas forças, mas sim com as forças divinas, esperando em Deus.

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

TERCEIRO DIA – Caridade divina de Santo Antônio

Dedicou Santo Antônio ao Serafim de Assis, São Francisco, um particular amor. Não ignorava, sem dúvida, que, como bom filho seu era outro Serafim de caridade. Quem poderá adivinhar a ternura de seu amor a Jesus? Aquela cena em que o Menino Deus se recreava nos braços do Santo pode servir para nos fazer adivinhar seus êxtases, suas ternuras seráficas… Que exemplo para mim, fio miserável e pobre pecador.

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

QUARTO DIA – Caridade fraternal de Santo Antônio

Eis me aqui, um Santo, cuja vida foi um holocausto de amor aos homens. Pode-se dizer que toda ela não foi senão uma carícia aos pobres pecadores, aos tristes enfermos, aos atormentados pelas negruras da miséria… e tanto prazer deveria encontrar o Santo neste amor fraterno a seus semelhantes, que nem a morte o interrompeu! Hoje, como em vida, segue prodigiando-nos com as mesmas carícias… Que seu exemplo me mova à compaixão dos desgraçados!

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

QUINTO DIA – Pureza de Santo Antônio

Não é em vão que leva o Santo em suas mãos um lírio… Foi ele uma açucena da Igreja. O demônio quis marchar seu corpo e sua alma com sua baba imunda, mas o Santo guardou sua pureza como um tesouro; a defendeu com um cinto austero e impenetrável de silícios, vigílias, disciplinas, orações, trabalhos… Que fazemos nós para guardar a pureza de nosso corpo e da alma?

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

SEXTO DIA – Humildade de Santo Antônio

Também neste Santo, e por maneira singular e maravilhosa, se cumpriu o dito de jesus Cristo: “O que se humilha será exaltado.” Ocultou-se como uma violeta; buscou o retiro, o silêncio e, dotado de altíssima sabedoria, a teve oculta e somente a obediência pode abrir com sua chave de outro aqueles talentos poderosos que fizeram de Santo Antônio a Arca do Testamento… De quantos bens nos priva nossa soberba!

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

SÉTIMO DIA – Pobreza de Santo Antônio
Nascido em dourada cama, ante os sorrisos e riquezas do mundo, Santo Antônio abraça a pobre Ordem Franciscana… Se torna filho daquele desposado com a dama Pobreza, São Francisco, e, como ele, a segue por abrolhos e espinhos, privações e sofrimentos, contente com suas dolorosas e doces carícias… Seu desapego do mundo o fez rico em bens celestiais. Trocou o ouro da terra pelo ouro inestimável do amor divino. Desapeguemo-nos dos bens terrenos, se verdadeiramente queremos nos salvar!

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

OITAVO DIA – Obediência de Santo Antônio
A obediência é a morte da própria vontade, e quando o homem matá-la, tem matado o seu maior inimigo. A vontade divina, manifestada pelos legítimos Superiores, faz então maravilhas nas almas. Santo Antônio foi obedientíssimo. Foi tanto obediente que a um ato seu de obediência passava por um ignorante, mas devemos saber que era este um novo Doutor das gentes… Obedece, humilha vosso amor-próprio e Deus te exaltará!

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final

NONO DIA – Santo Antônio, protetor dos que sofrem

Todo sofrimento, em qualquer de suas manifestações, a dor do pecado, a perda da saúde e a escassez de recursos, as injustas perseguições, a ausência de paz, as grandes preocupações, as grandes tristezas… quanto podem atormentar a alma! Tudo foi motivo de compaixão para o santo, foi matéria de milagres seus, foi motivo de sua misericórdia… O que se ocultou ou oculta do seu coração compassivo?  Acudamos, pois, a ele com vivíssima confiança.

3 Glórias à Santíssima Trindade; recitar o responsório e a oração final


Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog