Via-Sacra: Papa Francisco reza por todas as cruzes do mundo


Via-Sacra no Coliseu: Papa reza por todas as cruzes do mundo

Nesta Sexta-feira Santa, o Papa Francisco presidiu a Via-Sacra diante do Coliseu de Roma. Depois da meditação sobre as vítimas do tráfico de seres humanos durante as XIV estações, o Pontífice fez uma oração lembrando todas as “cruzes do mundo”: da cruz das pessoas que têm fome de pão e amor à cruz da Igreja, “a Tua esposa, que se sente continuamente atacada por dentro e por fora”.

Andressa Collet, Silvonei José, Tiziana Campisi – Cidade do Vaticano

O Coliseu de Roma mais uma vez acolheu o Papa Francisco e milhares de fiéis nesta Sexta-feira Santa para as meditações das XIV estações da Via-Sacra. Ao término da cerimônia e antes da Bênção Apostólica, o Pontífice fez uma oração, lembrando todas as “cruzes do mundo”:

“Senhor Jesus, ajuda-nos a ver na Tua Cruz todas as cruzes do mundo:

a cruz das pessoas que têm fome de pão e amor;

a cruz das pessoas sozinhas e abandonadas até mesmo por seus próprios filhos e parentes;

a cruz das pessoas sedentas de justiça e paz;

a cruz das pessoas que não têm o conforto da fé;

a cruz dos idosos que se arrastam sob o peso dos anos e da solidão;

a cruz dos migrantes que encontram as portas fechadas por causa do medo e dos corações blindados por cálculos políticos;

a cruz dos pequenos, feridos na sua inocência e na sua pureza;

a cruz da humanidade que vaga na escuridão da incerteza e na escuridão da cultura do momentâneo;

a cruz das famílias despedaçadas pela traição, pelas seduções do mal ou pela homicida superficialidade e pelo egoísmo;

a cruz dos consagrados que procuram incansavelmente levar a Tua luz ao mundo e se sentem rejeitados, zombados e humilhados;

a cruz dos consagrados que, no caminho, esqueceram o seu primeiro amor;

a cruz dos teus filhos que, acreditando em Ti e procurando viver de acordo com Tua palavra, se encontram marginalizados e descartados até mesmo por suas famílias e coetâneos;

a cruz das nossas fraquezas, das nossas hipocrisias, das nossas traições, dos nossos pecados e das nossas muitas promessas quebradas;

a cruz da Tua Igreja que, fiel ao Teu Evangelho, fadiga a levar o Teu amor até mesmo entre os próprios batizados;

a cruz da Igreja, a Tua esposa, que se sente continuamente atacada por dentro e por fora;

a cruz da nossa casa comum que murcha seriamente diante dos nossos olhos egoístas e cegos pela ganância e pelo poder.

Senhor Jesus, reaviva em nós a esperança da ressurreição e da Tua vitória definitiva contra todo o mal e toda a morte. Amém!”

A oração pelas vítimas do tráfico de seres humanos

As meditações da Via-Sacra deste ano foram confiadas à Ir. Eugenia Bonetti, missionária da Consolata. Durante as 14 estações foram lembradas as vítimas do tráfico de seres humanos, os menores explorados, as mulheres obrigadas à prostituição e os migrantes como os novos crucificados que devem ser despertados na consciência de todos.

"Com Cristo e com as mulheres no caminho da cruz", a religiosa, presidente da Associação “Slaves no more”, quis idealmente percorrer “junto a todos os pobres, aos excluídos da sociedade e aos novos crucificados da história de hoje, vítimas dos nossos fechamentos, dos poderes e das legislações, da cegueira e do egoísmo, mas sobretudo do nosso coração endurecido pela indiferença”.

Quem tem responsabilidade, escute o grito dos pobres

Na primeira estação, a figura de Pilatos inspirou a oração “para aqueles que ocupam papeis de responsabilidade para que escutem o grito dos pobres” e “de todas aquelas jovens vidas que, em maneiras diferentes, estão condenadas à morte pela indiferença gerada por políticas exclusivas e egoístas”. Em Jesus pregado na cruz há, ao contrário, o convite em reconhecer “os novos crucificados de hoje: os sem-teto, os jovens sem esperança, sem trabalho e sem perspectivas, os imigrantes obrigados a viver em barracas às margens da nossa sociedade, depois de terem enfrentado sofrimentos inimagináveis”.

Mas o pensamento vai também às crianças “discriminadas por causa da sua proveniência, da cor da pele e classe social”. Diante de tudo isso, o exemplo pra seguir é aquele de Cristo, que falava de serviço, perdão, renúncia e sofrimento, manifestando com a sua vida “o amor verdadeiro e desinteressado ao próximo”.

Não sabemos mais reconhecer quem tem necessidades

Nas etapas de Jesus em direção ao Calvário, Ir. Eugenia Bonetti reconhece vários episódios dos quais foi testemunha: no encontro com Maria vislumbra “as muitas mães que deixaram partir suas jovens filhas para a Europa na esperança de ajudar as suas famílias em pobreza extrema, enquanto encontraram humilhações, desprezo e, às vezes, inclusive a morte”; em Jesus que cai pela primeira vez, fragilidade e fraqueza humana são indicações para recordar os samaritanos de hoje que se inclinam “com amor e compaixão sobre tantas feridas físicas e morais de quem, toda noite, vive o medo do escuro, da solidão e da indiferença”.

“Infelizmente, muitas vezes hoje não sabemos mais reconhecer quem tem necessidades, ver quem está ferido e humilhado”, escreve a religiosa da Consolata. “Frequentemente reivindicamos os nossos direitos e interesses, mas esquecemos aqueles dos pobres e dos últimos da fila”. É então que devemos pedir a Deus de nos ajudar a amar e a não sermos insensíveis ao choro, aos sofrimentos e ao grito de dor dos outros.

Os menores, os migrantes e as vítimas do tráfico

E como não ver na Via-Sacra as tantas “crianças, em várias partes do mundo que não podem vir à escola”, “exploradas nas mineiras, nos campos, na pesca, vendidas e compradas por traficantes de carne humana para transplantes de órgãos, além de usadas e exploradas... por muitos cristãos inclusive”. São os menores “privados do direito a uma infância feliz”, “criaturas usadas como mercadorias de pouco valor, vendidas e compradas por prazer”.

Mas, no centro das meditações de Ir. Eugenia Bonetti, que há anos luta contra o tráfico de seres humanos, estão os migrantes e as vítimas do tráfico. O pedido para “aumentar a consciência que todos somos responsáveis pelo problema” e que “todos podemos e devemos fazer parte da solução” se lê na oitava estação, “Jesus encontra as mulheres”. E sobretudo as mulheres “é solicitado o desafio da coragem”, “de saber ver e agir”, de considerar “o pobre, o estrangeiro, o diverso não como um inimigo pra rejeitar ou combater, mas, sobretudo, como um irmão ou uma irmã para acolher e ajudar”.

A humilhação de Cristo, aquela das mulheres vítimas da cultura do usa e joga fora

Na nona estação, quando Jesus cai pela terceira vez, “humilhado sobre o peso da cruz”, estão as “tantas mulheres, obrigadas a estarem nas ruas pelos grupos de traficantes de escravos, que não suportam a fadiga e a humilhação de ver o próprio corpo jovem ser manipulado, abusado, destruído, junto aos seus sonhos”. São o fruto da cultura do usa e joga fora.

Dinheiro, bem estar e poder dos ídolos

A imagem do corpo despojado de Cristo, comparável àquele dos menores, objeto de compra-e-venda, deixa refletir sobre ídolos de todos os tempos: dinheiro, bem estar e poder. Aparece menos “a centralidade do ser humano, a sua dignidade, beleza e força”. Mas há quem ainda desafia a própria vida para salvar outras, sobretudo no Mediterrâneo, onde em muitos ajudaram “famílias em busca de segurança e de oportunidades”, “seres humanos em fuga da pobreza, da ditadura, corrupção e escravidão”; todas pessoas que precisam redescobrir a beleza e a riqueza, “dom único” de Deus “para colocar a serviço da sociedade inteira e não para alcançar interesses pessoais”.

No túmulo de Cristo, morte e ressureição como ensinamentos de vida

A última estação, que conduz ao túmulo de Jesus, faz pensar aos “novos cemitérios de hoje”: o deserto e os mares, onde hoje encontram moradia eterna “homens, mulheres, crianças que não pudemos ou não quisemos salvar”. “Enquanto os governos discutem, fechados nos palácios do poder, o Saara se enche de esqueletos de pessoas que não resistiram à fadiga, à fome, à sede” e o mar se transformou num “túmulo de água”.

“O desejo é que a morte de Cristo possa “doar aos líderes das Nações e aos responsáveis das leis a consciência do seu papel em defesa de todas as pessoas”, criadas à imagem e semelhança de Deus e que, a sua ressureição, “seja farol de esperança, de alegria, de vida nova, de fraternidade, de acolhimento e de comunhão entre os povos, as religiões e as leis.”

Fonte: Vatican News

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa270 Celebrações2366 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB489 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2624 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja10 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina665 Ecumenismo3 Educação148 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1103 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família746 2680 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja621 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1687 Igreja no Mundo1176 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202532 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia229 Liturgia Dominical258 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio51 Medicina e Saude690 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1511 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora853 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1599 Notícias284 Notícias Católicas4106 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1760 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1684 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa355 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV108 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1387 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade59 Tecnologia128 Tempo Comum374 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico961 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1830 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial