O Magistério dos Papas sobre a esmola


Dividir os próprios bens com os mais necessitados sempre esteve presente no Magistério da Igreja em todos os séculos. Um preceito sempre atual em tempos de grandes disparidades econômicas. Junto com a oração e o jejum, a esmola é uma das três “armas” dos cristãos no combate espiritual do tempo da Quaresma

Cidade do Vaticano

“Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amar a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade”. São palavras do Papa Francisco na sua Mensagem para a Quaresma de 2019.

Esmola, um dos preceitos fundamentais da Quaresma

“Coloquemo-nos, portanto, todos a caminho. Busquemos a força para os bons propósitos na oração, em uma oração convalidada pela plena disponibilidade ao sacrifício e também à renúncia generosa de algo que nos pertence, a fim de ter com que ajudar os pobres. É um antigo conselho de quem foi um mestre de vida espiritual, Santo Agostinho:

    “Queres que a tua oração voe até Deus?” Ele pergunta, “Coloque nela as asas do jejum e da esmola” (S. Augustini Enarr. in Ps. 42, 8). O programa é claro. Que o Senhor nos conceda a generosidade necessária, para que esta penetre na vida concreta de cada dia”
Assim falou o Papa Paulo VI na Quarta-feira de Cinzas de 1978, era o dia 8 de fevereiro.

João Paulo II e a esmola
Mas quem são realmente “os pobres”? Somete os mendigos que vemos pelas ruas? E o que significa realmente “esmola”? Temos certeza que para praticá-la basta colocar algumas moedinhas dentro de uma mão estendida e escapar o mais rápido possível, com a consciência tranquila?

“Hoje não ouvimos de boa vontade a palavra ‘esmola’. Encontramos nela alguma coisa de humilhante. Esta palavra parece supor um sistema social em que reina a injustiça, a desigual distribuição dos bens, um sistema que deveria ser mudado com reformas adequadas. E se tais reformas não fossem realizadas, delinear-se-ia no horizonte da vida social a necessidade de mudanças radicais, sobretudo no campo das relações entre os homens. (…)

    “Podemos não estar de acordo com quem dá a esmola, pelo modo como a dá. Podemos também não concordar com quem estende a mão pedindo esmola, se não se esforça por ganhar a vida por si mesmo. Podemos não aprovar a sociedade, o sistema social, em que haja necessidade de esmola. Todavia, o fato mesmo de prestar auxílio a quem precisa, o fato de repartir com os outros os próprios bens deve merecer respeito”

Era o dia 28 de março de 1979 quando João Paulo II pronunciou estas palavras, na Audiência Geral. A Itália passa por um período muito difícil com sequestros, escândalos e assassinatos de jornalistas. No Irã tem a volta do aiatola Komeini depois de 15 anos de exílio… e nos Estados Unidos verifica-se uma dos mais graves acidentes da história da energia nuclear com a explosão em Three Mile Island. Ninguém parece pensar nos pobres…

“Não será repartir tua comida com quem tem fome? Hospedar na tua casa os pobres sem destino? Vestir uma roupa naquele que encontras nu e jamais tentar te esconder do pobre teu irmão? Aí, então, qual novo amanhecer, vai brilhar a tua luz, e tuas feridas hão de sarar rapidamente. Teus atos de justiça irão à tua frente e a glória do Senhor te seguirá (Is. 58, 6-8)”.

A última Quarta-feira de Cinzas de João XXIII
João XXIII, na sua última Quarta-feira de Cinzas era o dia 27 de fevereiro de 1963, tinha insistido sobre o preceito da caridade como perfeita expressão do espírito conciliar…

“Portanto é o Concílio que dá o tom à Quaresma deste ano, insistindo especialmente no compromisso de todo o bom cristão a viver o preceito da caridade, mais do que a deter-se em contemplar a nova floração da qual todos irão se alegrar. É tarefa de artífices, e não de espectadores”.

Bento XVI e São Leão Magno
Artífices da caridade em um mundo cada vez mais dilacerado pela tensão e ferocidade. Um desafio muito difícil. Ano de 2011. O novo milênio recém iniciou e há quem fala de nova Idade Média, de choque de civilizações, de invasões bárbaras… Talvez por isso Bento XVI evoca um seu longínquo predecessor. Era a audiência geral de 9 de março:

“São Leão Magno ensinava num dos seus discursos sobre a Quaresma: (…) a estes jejuns obrigatórios e santos, nenhuma obra pode ser associada mais utilmente que a esmola que, sob o único nome de ‘misericórdia’, inclui muitas obras boas. Imenso é o campo das obras de misericórdia. Não só os ricos e abastados podem beneficiar os outros com a esmola, mas também quantos vivem em condições modestas e pobres. Assim, desiguais nos bens de fortuna, todos podem ser iguais nos sentimentos de piedade da alma’ (Discurso sobre a Quaresma, 2: PL 54, 286)".
    “Na sua Regra pastoral, são Gregório Magno recordava que o jejum torna-se santo através das virtudes que o acompanham, sobretudo da caridade e de cada gesto de generosidade, que confere aos pobres e aos necessitados o fruto de uma nossa privação (cf. 19, 10-11)”
Só a esmola não basta

Nada deve ser finalizado a si mesmo. Nem o jejum que deve ser obrigatoriamente ser  finalizado ao compartilhamento, à esmola, portanto, e não só à esmola que não pode se limitar a um fato material, às moedinhas dadas rapidamente, à asséptica doação em favor de um centro de acolhimento de refugiados ou de uma ONG, por mais que sejam apreciados os gestos…

“Eis como, com a instituição da Quaresma, a Igreja não conduz seus filhos a simples exercícios de práticas exteriores, ma a sérios compromissos de amor e de generosidade pelo bem dos irmãos, à luz do antigo ensinamento dos profetas”.

Esmola é um dom interior
São palavras reafirmadas por João XXIII na já citada Radiomensagem para a Quaresma de 1963. E João Paulo II na audiência de 28 de março de 1979, sublinha a carga espiritual da oferta aos pobres…

    “Na Sagrada Escritura e segundo as categorias evangélicas, ‘esmola’ significa, primeiro que tudo, dom interior. Significa a atitude de abertura ‘para o outro’. Precisamente esta atitude é fator indispensável da 'metánoia', isto é, da conversão, do mesmo modo que são também indispensáveis a oração e o jejum (…).”
“Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te ves­timos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pe­quenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’” (Mt 25,35-40).

Fonte: Vatican News

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Papa Leão XIV Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Música Católica Profecias Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Vídeos do Blog Ícones Nossa Senhora do Carmo TV Católica Vídeos no TikTok Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Quaresma de São Miguel Arcanjo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Jubileu dos Jovens Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Oração ifttt videos Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres tiktok Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial