Santuário de MG ganha título de ‘Basílica-irmã’ de Igreja de Israel - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Santuário de MG ganha título de ‘Basílica-irmã’ de Igreja de Israel


No Brasil, apenas outro santuário tem este título

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebe em dezembro, o título de ‘Basílica-Irmã’ da Basílica da Anunciação, em Israel. No Brasil, apenas o Santuário da Serra da Piedade, também localizado em Minas Gerais, recebeu este título, que agora também é contemplado ao Santuário da Padroeira do estado.

No dia 9 de dezembro, às 8h, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, preside Missa onde recebe o Frei brasileiro Bruno Varriano, reitor e guardião da Basílica da Anunciação.

Junto do documento oficial com o título, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe também uma pedra da casa de Maria, local onde, segundo a tradição, Maria recebeu a visita do anjo Gabriel.

Em entrevista ao jornalista Gustavo Werneck, do Estado de Minas, o representante da Custódia da Terra Santa em Minas, frei Francisco Alexandre Viana, diz que o título se refere à grande importância do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, muito visitado durante todo ao ano. Para ele, o título dará ainda mais visibilidade internacional à Serra da Piedade e servirá para aumentar o número de romeiros, que já chega a meio milhão por ano.

Para Dom Walmor, o título reforça a fé do povo de Minas. “Ao reconhecer o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade como território irmão da Basílica Nossa Senhora da Anunciação, em Nazaré, os franciscanos, guardiões da Terra Santa, fazem justa homenagem à devoção do povo mineiro, que desde o século 18 peregrina ao topo da Serra da Piedade”, disse.

O arcebispo acredita que o reconhecimento aumenta a responsabilidade de todos no cuidado diário com esse patrimônio. “O mundo contempla e percebe nosso santuário como um dom, lugar único, também uma terra santa. Nós, que somos guardiões do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, precisamos nos unir, cada vez mais, para defendê-lo e preservá-lo”.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

Fonte: Aleteia

Para Saber Mais:

SANTUÁRIO BASÍLICA NOSSA SENHORA DA PIEDADE

MAGNÍFICA ARQUITETURA DIVINA

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km de Belo Horizonte e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural. Erguido no alto da montanha, a 1746 metros de altitude, é o lugarideal para a reflexão, a oração e o encontro com Deus. O Santuário, que abriga a Padroeira de Minas Gerais, é propício para quem busca a tranqüilidade e a beleza da natureza.

Em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. São 360 graus de panorama, com mil e uma facetas da beleza que só a mãe natureza oferece de maneira tão generosa, inspirando a conduta humana.

Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito. Do topo da Serra da Piedade descortina-se deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

250 ANOS DE PEREGRINAÇÃO NA FÉ

Os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério, Ao lado, ergueram uma igreja dedicada a Nossa Senhora, Santa pela qual tinham grande devoção. Venerada há mais de dois séculos, a Santíssima Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora da Piedade,é proclamada Padroeira de Minas Gerais pelo Papa João XXIII, no dia 20 de novembro de 1958, por meio das Letras Apostólicas “Haeret animia” ..

Para solenizar fato de tamanha importância, chegou à capital mineira, em 14 de maio do mesmo ano, a imagem que se cultua até hoje no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

O TOMBAMENTO PELO IPHAN

Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (processo de nº 526-T-55; Inscrição nº316, Livro Histórico, folha 53; Inscrição nº 16, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, folha 04, de 26 de setembro de 1956).

UMA FESTA INESQUECÍVEL.

No dia 31 de julho de 1960 é realizada, na Praça da Liberdade, uma festa maravilhosa para a solene consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade. Essa consagração valoriza ainda mais o Santuário, consolidado a sua importância e a tradição do seu jubileu e das romarias. O Santuário é elevado à condição de Santuário Estadual de Minas Gerais. Lá está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século XVIII, de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), magnífica e inspiradora, abençoando Minas e seus peregrinos.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog