Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Romaria do Divino Pai Eterno bate recorde e reúne cerca de 3 milhões de fiéis


Trindade, 02 Jul. 18 / 02:44 pm (ACI).- A Romaria do Divino Pai Eterno chegou ao fim no domingo, 1º de julho, em Trindade (GO) e bateu recorde de público neste ano, reunindo aproximadamente 3 milhões de fiéis durante os dez dias de festa.

A grande festa do Divino Pai Eterno é celebrada todos os anos no primeiro domingo de julho, sendo precedida por vários dias de Romaria. Neste ano, a festividade teve início em 22 de junho e, segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, cerca de 3 milhões de romeiros passaram pela chamada Capital da Fé nestes últimos dias.

A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso da região Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Durante estes dez dias de Romaria, foram realizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados, confissões, alvoradas e vigílias.

Conforme ressalta o site do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, também aconteceram desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais.

Segundo o reitor do Santuário, Pe. Ediniso Pereira, já no primeiro fim de semana de Romaria foi possível notar um aumento de romeiros. “É muito gratificante saber que, a cada ano, a nossa Romaria atinge números maiores. É a certeza de que estamos no caminho certo, conseguindo levar a Palavra de Deus e propagando nossa devoção para o Brasil e para o mundo”, disse ao site do Santuário Basílica.

No último domingo, a Missa de encerramento da festa foi celebrada no altar externo do Santuário, presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz e concelebrada pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira.

“Foi muito bom nos encontrarmos em família aqui em Trindade em mais uma Romaria, nesses dias de oração e intensa convivência. Somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai”, expressou o Arcebispo em relação a festa deste ano que teve como tema “Pai Eterno, somos Teus filhos”.

“Haveremos de nos encontrar outra vez em 2019. Feliz retorno para todos os romeiros. Que o Pai Eterno nos proteja, abençoe os nossos caminhos”, despediu-se dos romeiros, desejando “que o encontro com o Pai Eterno tenha tocado os nossos corações para a conversão na fé”.

Por sua vez, o Superior Provincial, Pe. Robson de Oliveira ressaltou o trabalho realizado pelos mais de 2 mil colaboradores da Romaria. “Foi uma grande empreitada”, assinalou.

“Agradeço a todos de coração, àqueles que vieram de perto e de longe para participar de mais uma Festa por amor ao Pai Eterno. Ninguém vem aqui se não for para pedir ou agradecer por bênçãos que o Pai Eterno nos dá. Sigam todos em paz, com esperança e até o ano que vem”, afirmou.

Ainda na manhã de domingo, a Missa Solene das Autoridades da Romaria 2018 foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que falou sobre a paternidade divina, conforme indica o tema deste ano.

“Ser cristão é ser filho e filha de Deus e, poder reconhecê-lo como Pai. Vivamos todos como irmãos, filhos de um único Pai, daquele que está no céu. Vivamos com amor entre os nossos irmãos”, exortou os romeiros.

Fonte: ACI digital

Igreja no Brasil celebra hoje a maior festa do mundo ao Divino Pai Eterno

REDAÇÃO CENTRAL, 01 Jul. 18 / 06:00 am (ACI).- No primeiro domingo de julho, romeiros de todo o Brasil celebram a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, que acontece no Santuário de Trindade (GO).

A devoção ao Divino Pai Eterno na cidade goiana teve início por volta de 1840. Nas proximidades do Córrego do Barro Preto, que mais tarde recebeu o nome de Trindade, o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira encontrou um medalhão enquanto trabalhavam no campo.

A peça trazia a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.  Eles a levaram para casa, onde, junto a outros morados, começaram a rezar o terço.

As notícias de graças alcançadas se espalharam, levando ao crescimento do número de devotos. Com isso, foi construída, por volta de 1843, a primeira capela coberta com folhas de buriti.

Em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz.

Em relação à imagem do Divino Pai Eterno, conta a história que, dois anos após o início das orações em torno do medalhão, Constantino se dirigiu a Pirenópolis, mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica. Entretanto, foi orientado pelo artista plástico Veiga Valle a fazer uma imagem maior, de aproximadamente 30 cm.

Sem dinheiro para pagar pela obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da imagem e voltou a pé para Trindade, onde foi recebido em festa. Naquele momento, surgiu o motivo da peregrinação anual ao Santuário.

O atual Santuário Basílica do Divino Pai Eterno teve sua pedra fundamental lançada em 1943, em comemoração pelo centenário da romaria.

Em 1957 foi apresentado um projeto para sua construção e, em 1974 começou a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local. Mas, somente em 1994 iniciou-se a fase final do prédio. Já em 2006, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor.

A Romaria do Divino Pai Eterno compreende dez dias, culminando no primeiro domingo de julho. Trata-se do maior evento religioso da região Centro-Oeste e o segundo maior do Brasil. Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.

Mais de 2,5 milhões de pessoas costumam passar pela Romaria durante os dez dias de festa e vários outros fazem visitas ao longo do ano.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog