O Catecismo ensina: Os 8 surpreendentes símbolos do Espírito Santo - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 19 de maio de 2018

O Catecismo ensina: Os 8 surpreendentes símbolos do Espírito Santo


REDAÇÃO CENTRAL, 19 Mai. 18 / 07:00 am (ACI).- O Espírito Santo é a Terceira Pessoal da Santíssima Trindade, que coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história. Na véspera de sua festa, Pentecostes, que celebraremos neste domingo, recordamos 8 símbolos que, segundo o Catecismo, o representam.

1. Água

O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois se torna em sinal sacramental do novo nascimento.

2. Unção

Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação, unge-se o confirmado para prepará-lo para ser testemunho de Cristo.

3. Fogo

Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.

4. Nuvem e luz

Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim, descendo sobre a Virgem Maria para “cobri-la com sua sombra”; no Monte Tabor, na Transfiguração; no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.

5. Selo

É um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e fala da consagração do cristão.

6. A Mão

Mediante a imposição das mãos, os Apóstolos e agora o Bispo transmitem o “dom do Espírito”.

7. O Dedo

“É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demônios” (Lc 11,20). O hino “Veni Creator Spiritus” invoca o Espírito Santo como “digitus paternae dexterae” (“Dedo da mão direita do Pai”).

8. A Pomba

No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e paira sobre Ele. (2)


5 coisas que todo católico deve saber sobre o Espírito Santo

REDAÇÃO CENTRAL, 18 Mai. 18 / 07:00 am (ACI).- No próximo domingo será celebrado Pentecostes, dia em que os cristãos recordam quando Jesus, depois de sua Ascensão ao céu, enviou o Espírito Santo aos seus discípulos. Posteriormente, os apóstolos saíram às ruas de Jerusalém e começaram a pregar o Evangelho e “os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos”.

A seguir, são apresentados alguns pontos para entender quem é o Espírito Santo.

1. O Espírito Santo é uma pessoa

O Espírito Santo não é uma “coisa” ou um “que”, o Espírito Santo é um “Ele” e um “quem”. Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Embora possa parecer mais misterioso que o Pai e o Filho, é tão pessoa quanto eles.

2. É completamente Deus

Que o Espírito Santo seja “terceira pessoa da Trindade” não significa que seja inferior ao Pai ou ao Filho. As três pessoas, incluindo o Espírito Santo, são totalmente Deus e “há uma mesma divindade, igual em glória e coeterna majestade”, como diz o Credo de Atanásio.

3. Sempre existiu, inclusive nos tempos do Antigo Testamento

Embora tenhamos aprendido a maioria das coisas sobre Deus-Espírito Santo (assim como sobre Deus-Filho) no Novo Testamento, Este sempre existiu. Deus existe eternamente em três pessoas. Assim, quando ler acerca de Deus no Antigo Testamento, recorde que se trata das três pessoas da Trindade, entre eles o Espírito Santo.

4. No Batismo e na Crisma se recebe o Espírito Santo

O Espírito Santo pode estar ativo no mundo de formas misteriosas e que nem sempre se compreende. Entretanto, uma pessoa recebe o Espírito Santo de uma maneira especial pela primeira vez no Batismo (At 2,38) e, depois, é fortalecido com seus dons na Crisma.

5. Os cristãos são templos do Espírito Santo

Os cristãos têm o Espírito Santo, que habita neles de uma maneira especial e, portanto, existem graves consequências morais como explica São Paulo:

“Fuja da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”. (1)

Fontes: ACI digital 1 e 2



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog