Papa Francisco em Al-Azhar: Um “não” alto e claro à violência, à vergonha e ao ódio


Por Miguel Pérez Piche

CAIRO, 28 Abr. 17 / 03:15 pm (ACI).- Em seu discurso na Universidade de Al-Azhar, principal referência teológica e educacional no do mundo muçulmano sunita, o Papa Francisco pronunciou “um ‘não’ alto e claro a todas as formas de violência, de vingança e de ódio cometidos em nome da religião ou em nome de Deus”.

O Santo Padre assinalou, diante dos participantes da Conferência Internacional pela Paz, que cristãos e muçulmanos “juntos afirmarmos a incompatibilidade entre a fé e a violência, entre acreditar e odiar. Juntos, declaramos o caráter sagrado de toda a vida humana frente a qualquer forma de violência física, social, educacional ou psicológica”.

O Papa recordou que os Dez Mandamentos promulgados por Deus e escritos na pedra no Monte Sinai permanecem plenamente vigentes hoje: “No coração das ‘dez palavras’ ressoa, destinada a homens e os povos de todos os tempos, o mandato ‘não matarás’”.

Neste compromisso de respeito à vida e da prática da não violência, o Santo Padre pediu o envolvimento de todas as religiões, como “sempre, mas especialmente agora, todas as religiões são chamadas a colocar em prática esse imperativo, pois enquanto sentimos a necessidade urgente do Absoluto, é imprescindível qualquer forma de justificação da violência”.

Para Francisco, “a violência é a negação de toda religiosidade autêntica”, por isso, rejeitou qualquer tipo de justificativa religiosa da violência.

“Somos obrigados a denunciar as violações que ameaçam a dignidade humana e os direitos humanos, a denunciar as tentativas de justificar todas as formas de ódio em nome das religiões e condená-los como uma falsificação da idolatria de Deus: seu nome é santo, Ele é o Deus de paz, Deus salam. Portanto, somente a paz é santa e nenhuma violência pode ser perpetrada em nome de Deus, porque profanam o seu nome”.

Pobreza e exploração

O Bispo de Roma pediu em seu discurso que se elimine “as situações de pobreza e exploração, onde os extremismos se enraízam facilmente” e que se evite “que o fluxo de dinheiro e armas chegue aos que promovem a violência”.

Nesse sentido, refletiu sobre a origem dos populismos que afetam diversos governos do mundo. “Assistimos perplexos ao fato de que, enquanto por um lado nos afastamos da realidade dos povos em nome de objetivos que não levam ninguém em consideração, por outro lado, como reação, surgem populismos demagógicos que certamente não ajudam a consolidar a paz e a estabilidade”.

E advertiu que “nenhum apelo à violência garantirá a paz, e qualquer ação unilateral que não impulsione processos construtivos e compartilhados, na verdade, só beneficia os defensores do radicalismo e da violência”.

Além disso, renovou o seu apelo a pôr um fim ao tráfico de armas, pois “para ir à raiz, é necessário impedir a proliferação de armas, se continuarem produzindo e comercializando, mais cedo ou mais tarde serão utilizadas. Somente evidenciando as manobras turvas que alimentam o câncer da guerra, pode-se prevenir as suas verdadeiras causas”.

Educação

Francisco quis ir às origens da violência e assinalou que a cultura da paz e da não violência deve começar a ser promovida a partir das políticas educacionais, “pois não haverá paz sem uma educação adequada das novas gerações. Também não haverá uma educação adequada para os jovens de hoje se a formação a eles oferecida não responder à natureza do homem, que é um ser aberto e relacional”.

“A fim de combater realmente a barbárie daqueles que instigam o ódio e incitam a violência, é necessário acompanhar e ajudar a amadurecer as novas gerações para que, diante da lógica incendiária do mal, respondam com o paciente crescimento do bem: jovens que, como árvores plantadas, estejam enraizados no terreno da história e, crescendo e junto com os outros, transformem a cada dia o ar contaminado de ódio em oxigênio de fraternidade”.

Segundo Francisco, “a educação se torna sabedoria de vida quando é capaz de extrair do ser humano, em contato com Aquele que o transcende e com tudo o que o circunda, o melhor de si, formando uma identidade não voltada para si mesma”.

Diálogo

No campo do diálogo, especialmente inter-religioso, afirmou que “somos sempre chamados a caminhar juntos, na convicção de que o futuro de todos depende também do encontro entre religiões e culturas”.

O Papa Francisco citou três indicações fundamentais que podem favorecer o diálogo, se aplicadas corretamente: o dever da identidade, a coragem da alteridade e a sinceridade das intenções.

“O dever da identidade, porque não é possível iniciar um diálogo verdadeiro baseado na ambiguidade ou no sacrificar o bem para agradar a outro”.

“A coragem da alteridade, porque quem é diferente de mim, cultural ou religiosamente, não deve ser visto e tratado como um inimigo, mas acolhido como um companheiro de viagem, na convicção genuína de que o bem de cada um reside no bem de todos”.

“A sinceridade de intenções, porque o diálogo, como expressão autêntica do ser humano, não é uma estratégia para alcançar segundas intenções, mas uma forma de verdade que merece ser pacientemente realizada para transformar a competição em colaboração”.

Portanto, estabeleceu uma ligação estreita entre a educação e o diálogo. “Educar para a abertura respeitosa e ao diálogo sincero com o outro, reconhecendo os direitos e as liberdades fundamentais, especialmente a religiosa, é a cia melhor para edificar juntos o futuro, para ser construtores de civilização”.

Contribuição comum

Para conseguir este objetivo, o Bispo de Roma assinalou que os cristãos e os muçulmanos têm a mesma responsabilidade: “Neste desafio de civilização tão urgente e emocionante, cristãos e muçulmanos, e todos os crentes, somos chamados a oferecer a nossa contribuição”.

“Trata-se de uma mensagem muito atual, frente a este perigoso paradoxo que persiste atualmente, segundo o qual, por um lado tende a reduzir a religião a um âmbito privado, sem reconhecê-la como uma dimensão constitutiva do ser humano e da sociedade e, por outro lado, confundem a esfera religiosa e a política sem distinguir adequadamente”.

Estas duas atitudes têm o mesmo perigo: fazer com que “a religião acabe sendo absorvida pela gestão dos assuntos temporais e acabe sendo seduzida pela atração dos poderes mundanos que na verdade pretendem instrumentalizá-la”.

Por isso, o Santo Padre insistiu durante o seu discurso, que a religião deve se envolver na construção de uma cultura de paz, de não violência, porque “a religião não é um problema, mas faz parte da solução: contra a tentação de se contentar com uma vida superficial em que tudo começa e termina aqui, a religião lembra-nos que é necessário elevar o espírito para o Alto a fim de aprender a construir a cidade dos homens”.

Francisco ressaltou que cristãos e muçulmanos devem trabalhar juntos para construir a paz: “A religião não só está chamada para desmascarar o mal, mas carrega em si mesma a vocação a promover a paz, provavelmente hoje mais do que nunca. Sem cair em sincretismos conciliadores, a nossa tarefa é rezar uns pelos outros, pedindo a Deus o dom da paz, nos encontrar, dialogar e promover a harmonia em um espírito de colaboração e de amizade”, concluiu.

Fonte: ACI digital

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas127 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa267 Celebrações2364 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1099 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1683 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II288 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical254 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires340 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida124 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1598 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1757 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa355 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV101 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1386 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum370 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico957 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1823 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial