Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Campanha “Pequenos Reis Magos” é aderida por dioceses brasileiras


Redação (Segunda-feira, 14-11-2016, Gaudium Press) Uma iniciativa que teve início na Alemanha e que vem se propagando pelo mundo. A campanha "Pequenos Reis Magos" ocorre durante o Tempo do Advento e tem a finalidade de reunir recursos para ajudar crianças carentes de diversos países.

Por meio do exemplo dos três Reis Magos que buscaram Jesus para oferecer-lhe presentes, a tradição iniciada há mais de 160 anos estimula crianças a se vestirem como os personagens bíblicos e a baterem na porta de residências familiares para transmitir uma mensagem de esperança.

Após cantarem e abençoarem as casas, elas arrecadam dinheiro para outros jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade.

No Brasil, um dos organismos responsáveis por motivar esta ação é a Pastoral da Criança. Em 2015 foi realizada como experiência piloto pelas crianças e jovens da catequese e com o apoio de diversos bispos e sacerdotes.

Para este ano, as Arquidioceses de Belém (PA), Curitiba (PR), Maringá (PR), Natal (RN), Paraíba (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e as Dioceses de Estância (SE), Barra do Garças (MT), Barra do Piraí (RJ), Bragança do Pará (PA), Colatina (ES), Nazaré (PE), São José dos Pinhais (PR), São Mateus (ES) e Diocese de Tocantinópolis (TO) já aderiram à iniciativa.

Os "Pequenos Reis Magos" de 2016 irão cantar, celebrar e abençoar as casas em que passarem e através dos recursos arrecadados, ajudarão as crianças da Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique.

O valor obtido será enviado aos países, após a celebração da ação de graças pela campanha com a participação das crianças, que acontece na sede da Pastoral da Criança em Curitiba, no dia 15 de janeiro.

Além disso, qualquer diocese pode se candidatar para realizar a campanha. Contudo, é necessário que o bispo concorde com a iniciativa e escolha até três paróquias para promove-la.

Como teve início a campanha "Pequenos Reis Magos"

Em 1843, uma menina nascida em uma família nobre de Aachen chamada Auguste von Sartorius ficou sensibilizada com as notícias sobre crianças carentes e em perigo de vida na China e na África.

Ainda quando tinha de 13 para 14 anos, decidiu angariar dinheiro com os amigos e parentes para resolver a situação das crianças no mundo.

Depois de alguns anos, a prática foi retomada em 1959 como uma ação de solidariedade que acontece até hoje, organizada pela Kindermissionswerk, beneficiando projetos com crianças de diversos países e despertando assim, nos próprios pequenos, uma atitude missionária.

Próximo ao dia 6 de janeiro, cerca de 500 mil crianças alemãs, entre 8 e 13 anos, de 12,5 mil paróquias, saem pelas ruas como Sternsinger, também conhecidos como os "Cantores da Estrela".

Vestidos como Reis Magos, os pequenos levam à frente uma estrela e marcam nas casas por onde passam a sigla "C+M+B", que em latim significa "Christus Mansionem Benedicat" (Cristo abençoe este lar).

Depois de cantarem e abençoarem as residências, elas arrecadam dinheiro para as crianças e jovens vulneráveis do mundo.

Atualmente, as crianças alemãs auxiliam a Pastoral da Criança Internacional, contribuindo para atividades nas Filipinas, na Guatemala e no Panamá. Futuramente, tem o intuito de ajudar os jovens de países africanos e de outros lugares da América Latina e Caribe. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Fonte: Gaudium Press

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog