Cardeal Sarah adverte risco de reduzir a Missa “a bons sentimentos”


Por Eduardo Berdejo

ROMA, 05 Out. 16 / 01:00 pm (ACI).- “Corremos o risco de reduzir o sagrado mistério a bons sentimentos”, advertiu o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, em uma entrevista na qual recordou a importância do “silêncio” dentro da liturgia como caminho para chegar a Deus, destacado pelo Concílio Vaticano II.

“O silêncio não é uma ideia; é o caminho que permite os seres humanos chegar a Deus”, afirmou o Purpurado em declarações ao jornal francês “La Nef” por ocasião da publicação do seu livro “A força do silêncio: Contra a ditadura do ruído”.

O Cardeal africano não hesitou “em declarar que o silêncio sagrado é uma lei fundamental em toda a celebração litúrgica” que permite aos fiéis ingressar no mistério celebrado. “O Concílio Vaticano II enfatiza que o silêncio é um meio privilegiado para promover a participação do povo de Deus na liturgia”, afirmou durante a entrevista divulgada em inglês pelo “The Catholic World Report”.

Entretanto, advertiu que “sob o pretexto de tornar mais fácil o acesso a Deus, alguns quiseram que tudo na liturgia seja imediatamente inteligível, racional, horizontal e humano. Mas, atuando desse modo, corremos o risco de reduzir o mistério sagrado a bons sentimentos”.

“Sob o pretexto da pedagogia, alguns sacerdotes permitem inúmeros comentários que são insípidos e mundanos. Esses pastores temem que o silêncio na presença do Altíssimo possa desconcertar os fiéis? Acreditam que o Espírito Santo é incapaz de abrir os corações aos divinos Mistérios derramando sobre eles a luz da graça espiritual?”, questionou.

“Deus é silêncio e o demônio é barulhento. Desde o princípio, Satanás procurou esconder as suas mentiras sob uma agitação falaciosa, ressonante”, assinalou a autoridade vaticana.

Nesse sentido, advertiu que nesta época “o ruído chegou a ser como uma droga da qual nossos contemporâneos são dependentes. Com sua festiva aparência, o ruído é um redemoinho que evita que cada pessoa se olhe cara a cara e enfrente o vazio interior. É uma mentira diabólica. O despertar pode ser somente brutal”.

Diante disso, o Cardeal Sarah afirmou que recuperar o sentido do silêncio é uma prioridade e uma “necessidade urgente. A verdadeira revolução vem do silêncio, esta nos dirige a Deus e aos outros e assim podemos nos colocar humildemente a seu serviço”.

Além disso, “assinalou que o silêncio é o tecido do qual nossas liturgias devem ser cortadas. Nada nelas deveria interromper a atmosfera silenciosa, que é o seu clima natural”. “Não há uma espécie de paradoxo que indica a necessidade de silêncio na liturgia, enquanto admite que nas liturgias orientais não têm momentos de silêncio, enquanto elas são particularmente belas, sagradas e orantes?”.

O silêncio, indicou, “expõe o problema da essência da liturgia. Agora a liturgia é mística. Enquanto nos aproximamos da liturgia com um coração ruidoso, esta terá uma aparência humana, superficial. O silêncio litúrgico é uma disposição radical e essencial; é uma conversão do coração”.

Nesse sentido, o Cardeal Sarah perguntou: “Como podemos entrar nesta disposição interior a não ser dirigindo o nosso olhar, todos juntos, sacerdote e os fiéis, para o Senhor que vem, para o leste simbolizado pela abside, onde o trono é a cruz?”.

A autoridade vaticana assegurou que “a orientação ao exterior nos leva à orientação interior que esta simboliza. Desde os tempos apostólicos, os cristãos foram familiarizados com esta maneira de rezar. Não é uma questão de celebrar de costas para o povo ou olhando para eles, mas para o Oriente, ad Dominum, para o Senhor”.

Para o Cardeal africano, esta forma “promove o silêncio”. Olhando para o Senhor, “o celebrante está menos tentado a ser um professor que faz uma leitura durante toda a Missa, reduzindo o altar a um pódio centrado já não na cruz, mas no microfone!”.

O sacerdote, assinalou, “deve recordar que é somente um instrumento nas mãos de Deus” e que “nossas palavras humanas são ridículas comparadas com a única Palavra Eterna”.

O Purpurado esclareceu que esta forma, “legítima e desejável, não deve ser imposta como uma revolução”. Do mesmo modo, embora em muitos lugares a catequese “tenha permitido aos fiéis aceitar e apreciar a orientação”, isto não deve chegar a ser “ocasião de um choque ideológico entre facções”, pois “estamos falando da nossa relação com Deus”.

“Como tive a oportunidade de dizer recentemente, durante uma entrevista privada com o Santo Padre, aqui só estou fazendo as sugestões sinceras de um pastor preocupado pelo bem dos fiéis. Não tenho a intenção de colocar uma prática contra a outra. Se não for fisicamente possível celebrar ad orientem, é absolutamente necessário pôr uma cruz no altar em plena vista, como um ponto de referência para todos. Cristo na cruz é o Oriente cristão”, afirmou.

Do mesmo modo, defendeu a continuidade do Concílio Vaticano II e assinalou que “é tempo de aprender do Concílio em vez de utilizá-lo para justificar nossas preocupações sobre a criatividade ou defender nossas ideologias mediante a utilização das sagradas armas da liturgia”.

Reler o Concílio, afirmou, “permitiria que evitemos que os ofertórios sejam desfigurados por demonstrações que estão mais relacionadas com o folclore do que com a liturgia”.

A respeito da sua menção há algum tempo da “reforma da reforma”, o Cardeal Sarah assinalou que “a liturgia sempre deve ser reformada a fim de ser mais fiel a sua essência mística. O que é chamado ‘reforma da reforma’ e que nós talvez devemos chamar ‘mútuo enriquecimento dos ritos’, para adotar uma expressão do magistério de Bento XVI, é uma necessidade espiritual. Portanto, isto corresponde a ambas as formas do rito Romano”.

Finalmente, exortou a não “desperdiçar o nosso tempo contrastando uma liturgia com a outra, ou o rito de São Pio V ao do Beato Paulo VI”. “Danificar a liturgia é prejudicar a nossa relação com Deus e a expressão da nossa fé cristã”, assinalou.

A autoridade vaticana recordou que “o diabo quer que estejamos uns contra os outros no verdadeiro sacramento da unidade e da comunhão fraternal".

“É tempo de acabar com esta desconfiança, desprezo e suspeita. É tempo de redescobrir um coração católico. É tempo de redescobrir juntos a beleza da liturgia”, concluiu o Cardeal africano.

Fonte: ACI digital

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Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

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