Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco declara santos os pais da Santa Teresinha


Papa Francisco declara santos os pais da Santa Teresinha
Por Alvaro de Juana

VATICANO, 19 Out. 15 / 11:25 am (ACI).- O Papa Francisco presidiu na manhã de ontem na Praça de São Pedro, no Vaticano, a Missa de canonização de Vincenzo Grossi, Madre Maria da Imaculada Conceição e de Louis Martin e Marie Zélie Guérin, pais da Santa Teresinha de Lisieux.

Em sua homilia, o Pontífice manifestou que é incompatível ostentar o poder mundano e ser humilde como Jesus. Por isso, “Jesus indica o serviço como estilo da autoridade na comunidade cristã” e, portanto, “quem serve os outros e não goza efetivamente de prestígio, exerce a verdadeira autoridade na Igreja”.

“Jesus convida-nos a mudar a nossa mentalidade e a passar da ambição do poder à alegria de se ocultar e servir; a desarraigar o instinto de domínio sobre os outros e exercer a virtude da humildade”.

Francisco assegurou que Jesus oferece uma “da nova perspectiva de vida”, a do serviço. “Na tradição bíblica, o Filho do Homem é aquele que recebe de Deus ‘as soberanias, a glória e a realeza’”, mas “Jesus enche de novo sentido esta imagem, especificando que Ele tem a soberania enquanto servo, a glória enquanto capaz de abaixamento, a autoridade real enquanto disponível ao dom total da vida”.

O Bispo de Roma recordou que “com a sua paixão e morte que conquista o último lugar, alcança o máximo de grandeza no serviço, e oferece-o à sua Igreja”.

“Há incompatibilidade entre uma forma de conceber o poder segundo critérios mundanos e o serviço humilde que deveria caracterizar a autoridade segundo o ensinamento e o exemplo de Jesus”.

“Incompatibilidade entre ambições e carreirismo e o seguimento de Cristo; incompatibilidade entre honras, sucesso, fama, triunfos terrenos e a lógica de Cristo crucificado”.

Entretanto, “há compatibilidade entre Jesus ‘«que sabe o que é sofrer’ e o nosso sofrimento”.

Na verdade, “Jesus exerce, essencialmente, um sacerdócio de misericórdia e compaixão” e “experimentou diretamente as nossas dificuldades, conhece a partir de dentro a nossa condição humana; o facto de não ter experimentado o pecado não O impede de compreender os pecadores”.

“A sua glória não é a da ambição ou da sede de domínio, mas a glória de amar os homens, assumir e compartilhar a sua fraqueza e oferecer-lhes a graça que cura, acompanhá-los com ternura infinita, acompanhá-los no seu caminho atribulado”.

O Papa assegurou que “cada um de nós, enquanto batizado, participa a seu modo no sacerdócio de Cristo: os fiéis leigos no sacerdócio comum, os sacerdotes no sacerdócio ministerial”.

“Assim, todos podemos receber a caridade que brota do seu Coração aberto, tanto para nós mesmos como para os outros, tornando-nos ‘canais’ do seu amor, da sua compaixão, especialmente para aqueles que vivem no sofrimento, na angústia, no desânimo e na solidão”.

O Papa Francisco pronunciou estas palavras ao comentar as leituras do dia, que “apresentam-nos o tema do serviço e chamam-nos a seguir Jesus pelo caminho da humildade e da cruz”, disse ao começar sua reflexão.

O Servo do Senhor descrito pelo profeta Isaías “não se gaba de genealogias ilustres; mas desprezado, evitado por todos, sabe o que é sofrer”. É alguém a quem “não se lhe atribuem empreendimentos grandiosos nem discursos célebres, mas realiza o plano de Deus através duma presença humilde e silenciosa, através do seu sofrimento”.

“De fato, a sua missão realiza-se por meio do sofrimento, que lhe permite compreender os que sofrem, carregar o fardo das culpas alheias e expiá-las. A marginalização e o sofrimento do Servo do Senhor, suportados até à morte, revelam-se tão fecundos que resgatam e salvam as multidões”.

Francisco sublinhou que “Jesus é o Servo do Senhor: a sua existência e a sua morte, vividas inteiramente sob a forma de serviço, foram causa da nossa salvação e da reconciliação da humanidade com Deus”.

“O querigma, coração do Evangelho, atesta que, na sua morte e ressurreição, cumpriram-se as profecias do Servo do Senhor”, afirmou ante centenas de peregrinos provenientes de diversos países do mundo.

O Papa explicou que o Evangelho que se proclamou, de São Marcos, “descreve a cena de Jesus a contas com os seus discípulos Tiago e João, que – apoiados pela mãe – queriam sentar-se, à sua direita e à sua esquerda, no reino de Deus, reivindicando lugares de honra, de acordo com a sua própria visão hierárquica do reino”.

“A perspectiva, em que se movem, aparece ainda inquinada por sonhos de realização terrena”, explicou o Santo Padre.

Então, Jesus “dá um primeiro ‘abanão’ naquelas convicções dos discípulos, recordando o caminho d’Ele na terra: ‘Bebereis o cálice que Eu bebo (…), mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado’”.

“Com esta imagem do cálice, Ele assegura aos dois discípulos a possibilidade de serem associados plenamente ao seu destino de sofrimento, mas sem garantir os desejados lugares de honra”.

“A sua resposta é um convite a segui-Lo pelo caminho do amor e do serviço, rejeitando a tentação mundana de querer sobressair e mandar nos outros”.

Por isso, “à vista de tantos que lutam por obter o poder e o sucesso, por dar nas vistas, frente a tantos que querem fazer valer os seus méritos, as suas realizações, os discípulos são chamados a fazer o contrário”, e lhes adverte: “Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo”.

Depois destas palavras, Francisco manifestou que os novos Santos “serviram constantemente, com humildade e caridade extraordinárias, os irmãos, imitando assim o Mestre divino”.

“São Vicente Grossi foi pároco zeloso, sempre atento às necessidades do seu povo, especialmente à fragilidade dos jovens. Com ardor, repartiu o pão da Palavra para todos e tornou-se bom samaritano para os mais necessitados”.

“Santa Maria da Imaculada Conceição, bebendo nas fontes da oração e da contemplação, serviu pessoalmente e com grande humildade os últimos, com uma atenção especial aos filhos dos pobres e aos doentes”.

Por sua vez, “os Santos esposos Louis Martin e Maria Zélia Guérin viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”.

Por fim, “o testemunho luminoso destes novos Santos impele-nos a perseverar no caminho de um serviço alegre aos irmãos, confiando na ajuda de Deus e na proteção materna de Maria. Que eles, do Céu, velem sobre nós e nos apoiem com a sua poderosa intercessão”.

Os novos Santos

Os pais da Santa Teresa de Lisieux, de quem o Papa Francisco é devoto, foram o primeiro casal na história da Igreja a ser canonizado na mesma cerimônia.

Louis Martin nasceu em Burdeos (França), em 22 de agosto de 1823, e faleceu em Arnières-sul-Iton (França), em 29 de julho de 1894. Marie Zélie Guérin nasceu em San Saint-Denis-Sarthon (França), em 23 de dezembro de 1831, e faleceu no Alençon (França), em 28 de agosto de 1877.

A família, depois de dezenove anos de matrimônio, ante a crise econômica que afligia a França, querendo garantir bem-estar e futuro aos seus filhos, encontrou força para deixar a cidade francesa de Alençon e transladar-se a Lisieux. Louis Martin trabalhou como relojoeiro e joalheiro, e Zélie Guérin como pequena empresaria de uma oficina de bordado. Junto com suas cinco filhas, empregaram tempo e dinheiro em ajudar quem tinha necessidade.

Por sua vez, a Madre Maria da Imaculada Conceição, nascida em Madri, foi a sucessora da Santa Ângela da Cruz, fundadora das Irmãs da Cruz. Seu processo de beatificação foi aberto apenas sete meses depois de sua morte no ano 2004.

Austera e pobre para si mesma –“Do pouco, pouco”, estava acostumada a dizer – fazia as irmãs viverem o espírito do Instituto na fidelidade às casas pequenas e se entregou a todos os que a necessitavam, especialmente às meninas dos internatos. Também os pobres e enfermos ocupavam um lugar privilegiado em seu coração.

Assim, atendia com verdadeiro carinho as anciãs doentes das “cavernas” da Villanueva do Rio e Minas (Sevilha, Espanha), quando esteve ali como superiora. Diariamente pela manhã, ia até as “cavernas” para atendê-las: dava-lhes banho, fazia a comida, lavava roupa. E sempre reservava para si os trabalhos mais duros e penosos.

Vincenzo Rossi foi um sacerdote da diocese italiana da Cremona. Quando era menino, aprendeu a orar com sua mãe e inteirou-se da seriedade do trabalho de seu pai. Depois da recepção de sua primeira comunhão, anunciou a sua família seu desejo de unir-se ao sacerdócio.

Quando quis entrar no seminário para ser sacerdote, seu pai queria que ficasse com a família, mas finalmente cedeu aos desejos de seu filho. Apesar disso, viu-se obrigado a adiar seus planos devido a razões familiares, por isso trabalhou na fábrica de seu pai durante um breve período de tempo.

Entrou no seminário em 4 de novembro 1864 e começou seus estudos para o sacerdócio em Cremona. Grossi foi ordenado como sacerdote em 22 de maio de 1869. Foi destinado como pároco na Regona e Vicobellignano em 1873 e 1883, respectivamente, onde se dedicou aos pobres.

Fonte: ACI digital




Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog