Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro)

Pe. Eduardo Dougherty, sj

Segundo a tradição, a Cruz de Cristo foi descoberta em 326, pela mãe do Imperador Constantino I, Helena de Constantinopla, durante uma peregrinação à Jerusalém. Em 13 de setembro de 335 ocorreu a dedicação da igreja do Santo Sepulcro, construída no local da descoberta e a Cruz foi exposta no dia 14 de setembro, para oração e veneração.

Diferentemente da Sexta-feira Santa, neste dia celebramos a Cruz como meio de santidade, instrumento de salvação e símbolo da vitória de Jesus sobre a morte, o pecado e o demônio. Jesus nos libertou do pecado e da morte eterna. Aleluia! 

Por sua gloriosa Cruz, Jesus Cristo conquistou a salvação de todas as pessoas, de todos os tempos. Éramos escravos do pecado, do mal, e Jesus nos libertou. Será que conseguimos entender tamanha graça?

Agora, eu e você estamos livres de todo o mal. A força que nos mantinha no pecado não tem mais poder sobre nós. É verdade que ainda sofremos com as consequências do pecado, mas Jesus assume o nosso sofrimento e nos ajuda a carregar a nossa cruz.

Por isso, no dia 13, dia do 2º encontro Nacional Mãos Ensanguentadas de Jesus, e no dia 14, dia da Exaltação da Santa Cruz, louve e bendiga a Deus Pai por nos ter dado tão poderoso salvador, Jesus, e olhe para a Cruz de Cristo e para as suas cruzes, como um caminho de salvação. Eu te garanto que a sua vida será muito melhor, agora e na eternidade.

Fonte: Revista Brasil Cristão (setembro/2015) 

Para Saber Mais: Festa da Exaltação da Santa Cruz

Comentários

Newsletter

Receba novos posts por e-mail:


Pesquisar este Blog