Desde 1967 foram realizados 13 sínodos ordinários e dois extraordinários no Vaticano. O mais recente sínodo ordinário, a XIII, realizou-se em outubro do ano passado, tendo como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".
Sínodo dos Bispos
Este Sínodo da Família terá duas etapas. A primeira, realizada do dia 5 a 19 de outubro, terá como objetivo avaliar e aprofundar as sugestões vindas das Dioceses, em resposta ao questionário do Documento Preparatório.
O Sínodo Ordinário acontecerá em outubro de 2015 e deverá concluir os trabalhos iniciados no Sínodo Extraordinário deste ano (2014) e encontrar as linhas de ação pastorais para apresentar ao Santo Padre. Trata-se de um único Sínodo realizado em duas etapas. O Sínodo Extraordinário deste ano terá como tema: "Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização" e contará com a participação dos Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, mais Cardeais, Bispos, peritos, assessores nomeados pelo Papa Francisco e representantes de outras igrejas, convidados pelo Papa.
Os encontros terminarão no domingo, dia 19 de outubro, com a beatificação do Papa Paulo VI, que, além de concluir o decisivo Concílio Vaticano II, instituiu o Sínodo dos Bispos.
No total, são 191 padres sinodais e outros 62 participantes entre especialistas, auditores e delegados fraternos. Do Brasil, são seis representantes. Um dos três Presidentes-delegado, cuja função é coordenar os trabalhos na ausência do Papa, será o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP). Por nomeação pontíficia também participarão de todas as sessões e votações técnicas o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), e o Eparca da Eparquia Maronita de Nossa Senhora do Líbano, São Paulo (SP), Dom Edgard Amine Madi. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP), já como Membro do Conselho Ordinário do Sínodo, participará de todas as sessões e votações sinodais. Além disso, apresentará ao Papa, junto com os demais membros, o tema do próximo sínodo ordinário - marcado para outubro de 2015 – a partir das sugestões apresentadas pelos padres sinodais.
Entre os 14 casais do mundo inteiro nomeados pelo Papa Francisco para participarem das sessões, estão Arturo e Hermelinda de Sá Zamperline. Como casal responsável pelas “Equipes de Nossa Senhora” no Brasil, participará na condição de auditor, ou seja, tem direito à palavra, porém não ao voto.
Fonte dos dados: Revista de Aparecida (outubro/2014) e Carta Capital
Comentários
Postar um comentário