Papa Emérito Bento XVI responde a matemático italiano

Bento XVI responde a matemático italiano 
Papa emérito destaca importância do diálogo 
entre fé e razão apesar das divergências

Cidade do Vaticano, 24 set 2013 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI escreveu ao matemático e escritor italiano Piergiorgio Odifreddi, que em 2011 publicou a obra ‘Caro Papa, escrevo-te’, para responder a algumas das suas críticas e questões sobre Jesus e a Igreja.

A carta, parcialmente divulgada hoje pelo jornal italiano ‘La Repubblica’, assume uma crítica “dura”, mas franca, às posições de Odifreddi sobre a historicidade de Jesus e a relação entre a Teologia e o mundo científico.

“Aquilo que diz sobre a figura de Jesus não é digno do seu nível científico”, escreve Bento XVI, após o matemático italiano ter afirmado que sobre Cristo não se saberia nada, do ponto de vista histórico, recomendando ao seu interlocutor a leitura da obra de Martin Hengel (publicada em conjunto com Maria Schwemer), exegeta protestante.

Joseph Ratzinger, autor de uma trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré, nega ter desvalorizado a exegese histórico-crítica dos evangelhos e diz nesta carta que a mesma é “necessária para uma fé que não propõe mitos com imagens históricas, mas reclama uma verdadeira historicidade”.

“Por isso, também não é correto que afirme que eu me teria apenas interessado apenas pela meta-história: pelo contrário, todos os meus esforços têm o objetivo de mostrar que o Jesus descrito nos evangelhos é também o real Jesus histórico”, acrescenta o Papa emérito.

Bento XVI responde também às observações de Piergiorgio Odifreddi a respeito dos casos de abusos sexuais de menores por parte de sacerdotes, começando por mostrar “profunda consternação”.

“Eu procurei desmascarar estas coisas: que o poder do mal penetre até este ponto no mundo interior da fé é um sofrimento para nós”, sublinha, antes de frisar que a Igreja vai fazer “todos os possíveis para que tais casos não se repitam”.

Segundo o Papa emérito, que liderou a Igreja entre abril de 2005 e fevereiro deste ano, não é “lícito” calar os problemas das comunidades católicas, mas isso não deve fazer esquecer “o grande rasto luminoso de bondade e pureza que a fé cristã deixou ao longo dos séculos”.

“Ainda hoje, a fé leva muitas pessoas ao amor desinteressado, ao serviço aos outros, à sinceridade e à justiça”, refere.

A resposta de Bento XVI chegou à casa do matemático italiano no dia 3 deste mês, escrita em 11 páginas com data de 30 de agosto.

A carta agradece pelo confronto “leal” de ideias e manifesta o “proveito” tirado de algumas das passagens do livro de Odifreddi, sem deixar de observar “uma certa agressividade e descuido na argumentação” do autor.

Joseph Ratzinger deixa críticas, em particular, ao que chama de “religião matemática” que deixaria de fora questões “fundamentais” da existência humana, como “a liberdade, o amor e o mal”.

“A sua religião matemática não tem qualquer informação sobre o mal. Uma religião que descura estas questões fundamentais fica vazia”, responde a Piergiorgio Odifreddi.

Neste contexto, Bento XVI destaca a necessidade de “manter a religião ligada à razão e a razão à religião”, pedindo que se reconheça que a Teologia produziu resultados “no âmbito histórico e no do pensamento filosófico”.

A carta refuta a acusação de que a Teologia seria apenas “ficção científica” e aponta o dedo às teorias sobre a origem do homem e do universo que apresentam “imaginações” com as quais se procura “aproximar-se da realidade”. OC 

Fonte: Ecclesia

--------------------------------------------------------------------------
Abaixo, a carta parcialmente publicada no site La Repubblica, traduzida no Google Tradutor.


A fé, a ciência, o mal. Um diálogo de longa distância 
entre Bento XVI e o matemático.

BENTO XVI - Joseph Ratzinger

ll. mo Odifreddi Sr. Professor, ( ... ) Eu gostaria de agradecer a você por tentar até o último detalhe para comparar com o meu livro, e por isso com a minha fé, só que é mais o que eu quis dizer no meu discurso à Cúria Romana por ocasião do Natal de 2009. Tenho que agradecer pela forma leal como tratou meu texto, procurando sinceramente fazer justiça.

Minha opinião sobre o seu livro como um todo, no entanto, é em si bastante contraditórios. Eu li algumas partes com prazer e proveito. Em outras partes, no entanto, fiquei maravilhado com uma certa agressividade e argumento dell'avventatezza. ( ... )

Várias vezes, ela apontou para mim que a teologia seria ficção científica. A este respeito, eu estou surpreso que você, no entanto, sentir meu livro digno de discussão como se segue. Deixe-me sugerir sobre esta questão quatro pontos:

1 . É justo dizer que a "ciência" no sentido mais estrito da palavra é apenas matemática, enquanto eu aprendi com você que até aqui ainda deve ser feita distinção entre aritmética e geometria. Em todas as disciplinas científicas específicas de cada vez tem sua própria forma, de acordo com a particularidade de seu objeto. É essencial que você aplica um método verificável, exclui a arbitrariedade e a garantir a racionalidade em suas diferentes formas.

2 . Ela deveria pelo menos reconhecer que, na história e na de filosofia, a teologia produziu resultados duradouros.

3. Uma função importante da teologia é a de manter a religião ligada à razão e motivo para a religião. Ambas as funções são de extrema importância para a humanidade. No meu diálogo com Habermas têm mostrado que há patologias da religião e - não menos perigoso - patologias da razão. Ambos precisam um do outro, e mantê-los constantemente conectado é uma tarefa importante da teologia.

4 . Ficção Científica existe, além do mais, no contexto de várias ciências. O que ela expõe as teorias sobre o início e o fim do mundo em Heisenberg, Schrödinger, etc, The designerei como ficção científica no melhor sentido. São visões e antecipações, para chegar a um conhecimento verdadeiro, mas são, na verdade, apenas a imaginação com tentamos chegar mais perto da realidade. Há, além disso, ficção científica em grande forma só mesmo dentro da teoria da evolução. O Gene Egoísta de Richard Dawkins é um exemplo clássico de ficção científica. O grande Jacques Monod escreveu as frases que ele inseriu em seu trabalho, certamente, assim como ficção científica. Cito: "O surgimento de vertebrados tetrápodes ... tira a sua origem a partir do fato de que um peixe primitivo "escolheu" para ir e explorar a terra, sobre a qual, no entanto, foi incapaz de se mover, exceto saltando desajeitadamente e, assim, criar, como resultado de uma modificação do comportamento, a pressão seletiva, devido a que teria se desenvolvido nos membros robustos de tetrápodes. Entre os descendentes desse explorador ousado, Magellan dessa evolução, alguns podem correr a uma velocidade de 70 quilômetros por hora ... " (Citado de acordo com a edição italiana de O acaso e a necessidade, Milão, 2001, p. 117 e ss.).

Nos questões discutidas até agora é um diálogo sério, para o qual eu - como eu já disse várias vezes - eu sou grato. A situação é diferente no capítulo sobre o padre e moral católica, e ainda outro nos capítulos sobre Jesus. Quanto ao que você diz abuso moral de menores por padres, eu posso - como você sabe - apenas tomar nota com profunda preocupação. Eu nunca tentei esconder essas coisas. Que o poder do mal penetram de tal forma no mundo interior da fé é para nós um sofrimento que, por um lado, temos de suportar, enquanto, por outro, devemos, ao mesmo tempo, fazer todo o possível para assegurar que tais casos não se repitam. Também não é reconfortante saber que, de acordo com a pesquisa de sociólogos, a porcentagem de sacerdotes são culpados destes crimes não é maior do que o encontrado em outras profissões semelhantes. Em qualquer caso, você não deve submeter este desvio ostensivamente, como se fosse um lixo específico do catolicismo .

Se você não permanecer em silêncio sobre o mal na Igreja, não devemos, no entanto, silenciar até mesmo pelo grande caminho brilhante de bondade e pureza, que a fé cristã traçou através dos séculos. Você tem que lembrar das grandes figuras e até mesmo que a fé tem produzido - por Bento de Núrsia e sua irmã Escolástica, Francisco e Clara de Assis, Teresa de Ávila e João da Cruz, os grandes santos da caridade de São Vicente de Paulo e Camillo de Lellis para Madre Teresa de Calcutá e os grandes e nobres figuras do século XIX Turim. Também é verdade que hoje a fé leva muitas pessoas para o amor altruísta, no serviço aos outros, a sinceridade e justiça. ( ... )

O que você diz a respeito de Jesus, não é digno de seu nível de ciência. Se você pergunta que surge é se Jesus, afinal de contas, nós não sabemos nada sobre ele, como uma figura histórica, nada determinável, então eu só posso convidar para que decida-se tornar um pouco mais competente do ponto de vista histórico. Eu recomendo este, especialmente para os quatro volumes que Martin Hengel (exegeta da Faculdade de Teologia protestante de Tübingen) publicados juntamente com Maria Schwemer: é um excelente exemplo de precisão histórica e muito ampla informação histórica. Em face disso, o que você diz sobre Jesus está falando irresponsável que não deve ser repetido. Exegese que foram escritas muitas coisas de falta de seriedade, infelizmente, é um fato indiscutível. O seminário Americana de Jesus ter citado nas páginas 105 e ss. só confirma mais uma vez o Albert Schweitzer tinha notado sobre o Leben -Jesu- Forschung (Pesquisa sobre a vida de Jesus), e que é que o chamado "Jesus histórico" em grande parte reflete as idéias dos autores. Estas formas de trabalho histórico fracassada, no entanto, não têm nenhuma influência sobre a importância da pesquisa histórica séria, que nos levou para o conhecimento verdadeiro e confiante sobre o anúncio e a figura de Jesus.

( ... ) Eu também tenho força rejeitou sua pretensão (p. 126) que apresentou a exegese histórico-crítica como um instrumento do Anticristo. Tratar a história das tentações de Jesus, tomei só a tese de Soloviev, segundo a qual a exegese histórico-crítica também pode ser usada pelo anticristo - o que é um fato indiscutível. Ao mesmo tempo, no entanto, sempre - e em particular no prefácio do primeiro volume do meu livro sobre Jesus de Nazaré - Expliquei claramente que a exegese histórico-crítica é necessária para uma fé que não se propõe mitos com imagens históricas, mas chamadas para uma verdadeira historicidade e, portanto, deve apresentar a realidade histórica de suas reivindicações de forma científica. Por isso não é correto, mesmo que você me diga que eu estaria interessado apenas na meta: muito pelo contrário, todos os meus esforços são destinados a mostrar que o Jesus descrito nos Evangelhos é também o verdadeiro Jesus histórico, que é história realmente aconteceu. ( ... )

Até o capítulo 19 de seu livro de volta para os aspectos positivos do seu diálogo com o meu pensamento. ( ... ) Mesmo que a sua interpretação de João 1:1 é muito longe do que o evangelista quis dizer, no entanto, há uma convergência que é importante. Se você, no entanto, pretende substituir Deus com a "Nature", a questão permanece: quem ou o que é essa natureza. Em nenhum lugar Ela define assim aparece como uma divindade e irracional, que não explica nada. Mas eu quero especialmente notar, ainda, que em sua religião de matemática três temas básicos da existência humana não são considerados: a liberdade, o amor e o mal. Estou surpreso que você acabou de acenar com um líquido que, enquanto a liberdade era e é o valor fundamental dos tempos modernos. O amor, em seu livro, não aparece e o mal também não há nenhuma informação. Qualquer que seja a neurobiologia dizer ou não dizer sobre a liberdade no drama real de nossa história, pois é realmente importante e deve ser levado em conta. Mas sua matemática religião sabe alguma informação sobre o mal. Uma religião que ignora estas questões fundamentais está vazio.

Ill. mo Sr. Professor, a minha crítica de seu livro, em parte, é difícil. Mas o diálogo parte da franqueza, e só então pode crescer no conhecimento. Ele era muito franco e então eu aceitar que ele é. Em qualquer caso, porém, taxa muito positivamente o fato de que, através de seu contrato com a minha introdução ao cristianismo, ele buscou um diálogo tão aberto com a fé da Igreja Católica, e que, apesar de todas as probabilidades, a parte central, não faltando totalmente convergências.

Com cordiais saudações e os melhores votos para o seu trabalho.

Fonte: Repubblica.it

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Eucaristia Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Depressão Pastoral da Pessoa Idosa Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Música Católica Profecias Papa Leão XIV Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Pastorais Profanação Vídeos do Blog Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Nossa Senhora do Carmo Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Conclave Sínodo da Sinodalidade Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Eleições Missa Tradicional Presépios Prof. Felipe Aquino Cardeais Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Quaresma de São Miguel Arcanjo Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Oração ifttt videos Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital Inteligência Artificial JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Jubileu dos Jovens Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres tiktok Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial