A Igreja comemora o duplo mistério da Apresentação de Jesus Cristo no Templo e o da Purificação da Santíssima Virgem. Foi a oferta pública e solene de nosso divino Salvador, feita a Deus, no templo de Jerusalém, 40 dias depois de seu nascimento.
Este episódio foi descrito em Lucas 2:22-40, de acordo com o evangelho, Maria e José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito, de acordo com a Torá. Lucas explicitamente afirma que José e Maria escolheram a opção disponível para os pobres (os que não podiam comprar um cordeiro), sacrificando "Um par de rolas ou dois pombinhos"(Lucas 2:24). Levítico 12:1-4 indica que este evento deve se realizar quarenta dias após o nascimento de um menino, daí a Apresentação ser celebrada quarenta dias depois do Natal.
Ao trazer Jesus até o Templo, eles encontraram Simeão. O evangelho relata que Simeão recebeu uma promessa de que ele "ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor." (Lucas 2:26). Simeão então entoou uma oração que ficaria conhecida como Nunc Dimittis (ou "Cântico de Simeão"), que profetiza a redenção do mundo por Jesus:
"Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.(Lucas 2:29-32)".
Simeão então profetizou a Maria: "Este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para sinal de contradição. (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados." (Lucas 2:34-35)
A idosa profetisa Ana também estava no Templo e ofereceu orações e glórias a Deus, contando a todos os que estavam por ali sobre Jesus e seu papel na redenção de Israel (Lucas 2:36-38).
História
Era a última festa do ano cristão, que era todo marcado em relação à data do Natal. As festas móveis são calculadas em relação à data da Páscoa.
Benção das velas: Deus, fonte e origem de toda luz, que hoje mostrastes ao justo Simeão a luz que ilumina as nações, nós vos pedimos humildemente: santificai estas velas com a vossa benção e atendei às preces do vosso povo aqui reunido. Fazei que, levando-as nas mãos em vossa honra e seguindo o caminho da virtude, cheguemos à luz que não se apaga. Por Cristo, nosso Senhor.
Citemos Gueranger: “O mistério desta cerimônia foi freqüentemente explicado pelos liturgistas desde o século VII. Segundo S. Ivo de Chatres, a cera das velas, feita do fruto das flores pelas abelhas, que a antigüidade considerou sempre como um tipo da virgindade, significa a carne virginal do Menino Deus, que não alterou a integridade da SS. Virgem Maria, nem antes nem depois do parto, como também não durante o mesmo. Na chama da vela, o santo bispo nos ensina a ver o símbolo de Jesus Cristo que veio iluminar nossas trevas… Santo Anselmo, vê na mecha, que está por baixo, a alma, e na chama que brilha na parte superior, o símbolo da divindade”.
Saibam os fiéis que as velas bentas, antes da Missa deste dia, não o são somente para a Procissão. Constituem um “Sacramental” que, guardadas com respeito nas casas, levadas pelos fiéis “sobre a terra como sobre o mar”, como diz a Oração da bênção, atrai bênçãos particulares do céu sobre os fiéis devotos que, assim, procuram honrar o Mistério da Purificação de Maria Santíssima. Deve-se, outrossim, acender a vela benta na festa da Candelária, junto ao leito dos moribundos, como memória da imortalidade que Jesus Cristo nos mereceu, e como penhor da proteção de Maria Santíssima em hora tão importante e decisiva da existência.(Dom Antonio de Castro Mayer) [2]
Porém, após as revisões do Concílio Vaticano II, esta festa passou a dar mais importância para a profecia de Simeão, tirando importância das velas e da purificação de Maria. O papa João Paulo II ligou a festa com a renovação dos votos religiosos.
Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora da Purificação são títulos sinônimos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal apesar de sua aparência remontar às Ilhas Canárias (Espanha).
A Virgem da Candelária ou Luz a apareceu em uma praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 1400. Os nativos guanches da ilha teriam ficado com medo e tentado atacá-la, mas suas mãos teriam ficado paralisadas. A imagem teria sido guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou pela América. [1]
Oração à Nossa Senhora das Candeias
Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.
Amém.Oração à Nossa Senhora da Luz
Nossa Senhora da Luz, obedecendo à Lei Mosaica, levastes ao templo, vosso Divino Filho, A Luz do Mundo. Sede brilhante farol que, através das brumas e tempestades da vida, nos guie incólumes ao porto seguro do céu. Somos vossos filhos, guiai-nos! Dai-nos espírito de obediência filial a Deus ! Preservai-nos da impureza! Concedei-nos a Luz da Fé e inflamai nosso coração com o fogo divino, para sempre amarmos a Jesus e torná-lo amado por todos.
Amém
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