Cura Através Dos Sacramentos Da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica afirma que os  sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. Os sacramentos possuem um selo espiritual de proteção divina, configurando o cristão a Cristo, sendo, pois, consagrado ao culto divino e ao serviço da Igreja.  
São sete os sacramentos: Batismo, Confirmação – Crisma, Eucaristia, Penitência – Confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. 
O Espírito Santo cura e transforma aqueles que os sacramentos recebem. [1] 

Cura Sacramental
Pe. Robert DeGrandis, S.S.J

"Se alguém está doente, chamem os anciãos da igreja; eles ungirão o doente com óleo e orarão por eles" (Tg 5,14).

Os sacramentos são canais do amor curador de Deus. O Concílio Vaticano II fala dos sacramentos como sendo remédios físicos e espirituais. Consideremos, pois, cada sacramento dentro do contexto de cura.

Batismo: 

Através das águas do Batismo somos espiritualmente limpos e iniciamos nossa entrada para a família de Deus. O Batismo pode ser encarado como o mais importante sacramento de cura, o qual nos habilita a sermos recebidos como filhos e filhas de Deus.
Através do batismo acreditamos na ocorrência de uma modificação radical na criança e no adulto; acreditamos que uma nova vida emerge neles desde o momento em que o Espírito Santo passa a habitá-los quando são batizados. Nesse sacramento o batizando dá uma guinada para Deus, abrindo uma oportunidade para que o Seu poder curador flua.

Francis McNutt conta de uma criancinha que ia ser batizada numa casa, em St. Louis. Iam proceder à imersão do bebê (o que é permitido dentro do novo rito) e ele disse à mãe: "Quer que eu mergulhe a criança?" Ela respondeu: "Bem, eu não quero; ficaria constrangida se o senhor lhe tirass a fralda pois ela está com uma grande assadura". Mas, no último momento, resolveram imergir a criança e depois, quando a mãe foi trocr a fralda, viu que a assadura havia desaparecido por completo. O bebê fora curado durante o Batismo porque há um poder espiritual agindo em nós; o Espírito age em todas as áreas de nosso ser: espírito, mente e corpo.

Sacramento da Confirmação: 

A Confirmação também é um sacramento de cura. Na Confirmação recebemos do Cristo um mandato pelo qual nos tornaremos cristãos maduros para testemunharmos a Sua vida e o Seu amor. Somos chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo não só por palavras e ações, como através de uma abordagem direta das pessoas por meio da oração.
Acreditamos que quando o bispo nos impõe as mãos, isso produz um aumento na vida do Espírito Santo em nós que nos permite testemunhar mais plenamente Jesus Cristo em nossas vidas. Quando uma criança, homem ou mulher são confirmados, é para que sejam fortalecidos no amor do Senhor Jesus Cristo a fim de serem suas testemunhas, testemunhas do seu amor na comunidade. Ser um canal aberto para o poder de cura do Cristo é, acredito, o mais eficaz testemunho que se pode dar. O Espírito Santo, através da Confirmação, nos capacita para isso.

A Sagrada Eucaristia:

Sagrada Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. A Missa é a oração de cura por excelência e sugiro que todos nós peçamos cura após a Comunhão, mais do que em qualquer outro momento, porque é então que recebemos o Corpo e o Sangue de Jesus. Aproximem-se do altar como filhinhos de Deus, pedindo-Lhe qualquer tipo de cura - espiritual, física ou emocional.
Durante toda nossa vida nós que somos católicos pedimos: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei curado". Essa é uma das tantas coisas que dizemos sem compreender ou acreditar. Se conseguirmos desenvolver uma fé expectante na Eucaristia, ela será a nossa principal fonte de cura. Quando vocês forem à Missa, voltem-se para o Senhor, na Eucaristia, para serem curados. Enquanto adorarem o Senhor, digam: "Senhor, preciso ser curado desta angústia causada pelos meus problemas financeiros. Venho a Ti com fé expectante". Recebam a Comunhão e digam: "Obrigado, Jesus, por teres curado esta ansiedade que me afligia por causa daquela dívida". Apelem ao Senhor na Eucaristia e na Missa, que têm tantas orações de cura tão bonitas.
Um exemplo é o Pai-Nosso. Dizemos: "Livrai-nos do mal". Isto é, livra-nos dos males do espírito, do corpo e da mente; é uma oração de cura. Antes da Comunhão, dizemos: "Que este corpo e este sangue que vou receber não sejam causa de minha ondenação, mas sirvam de cura para minha alma e meu corpo". É outra bela oração de cura.

Sacramento da Reconciliação: 

Jesus disse que tinha vindo para libertar os cativos. O Sacramento da Reconciliação é libertação para os cativos.
Este sacramento oferece-nos um fantástico caminho de cura. Muitas vezes, para sermos curados, precisamos fazer uma confissão. Cada um de nós, às vezes, precisa ouvir um "Seus pecados lhe são perdoados", para acreditar que realmente o são. Quando nos aproximamos desse sacramento, tanto o sacerdote como o  penitente deveriam esperar por uma cura de lembranças dolorosas. Há realmente um poder de cura no Sacramento da Reconciliação.

Sacramento das Sagradas Ordens: 

Um homem é ordenado para tornar-se sacerdote exatamente como Paulo e Timóteo ordenavam bispos. No Sacramento das Sagradas Ordens o futuro sacerdote se compromete a pregar a Palavra e a curar os doentes. Neste Sacramento, o sacerdote é consagrado para pregar, para ensinar e para santificar. Santificar significa torna íntegro, sadio, integrar corpo, mente e espírito. Esse é o ministério do padre, do clero; pregar o evangelho e curar os enfermos. As Sagradas Ordens proporcionam  os meios para o desempenho dessa diretriz.

Sacramento da Unção dos Enfermos:

Destina-se, hoje, principalmente a curar e não exclusivamente para os ritos finais dos moribundos como antigamente. Alguns sacerdotes o estão ministrando aos alcoólatras e alguns, a doentes mentais; outros, o administram para doenças comuns como resfriados. Ouvi contar certa vez de um padre que, em visita a um convento, convidou as freiras para receberem a unção ainda que só estivessem resfriadas. Algumas aceitaram o convite e foram curadas dos resfriados.  Sabe-se que a Igreja Ortodoxa usa frequentemente a unção para prevenir doenças. Os Sacramentos foram dados por Jesus Cristo para nos servirem de remédios para o corpo e para o Espírito.

Sacramento do Matrimônio: 

Quando duas pessoas se unem e realizam uma união entre si e com Jesus, isso, em si mesmo, é um dom de cura. Costumamos dizer que o amor cura. O amor de Jesus, fluindo através de nós, cura, e para criar uma atmosfera de cura é preciso criar uma atmosfera de amor. Portanto, acredito que todo esposo e toda esposa tem o dom de cura em relação ao outro. Isso é muito importante, especialmente na área do ressentimento e do medo, porque tais áreas são comuns entre marido e mulher. O marido deveria orar pela esposa com imposição de mãos e a esposa pelo marido. É por essa forma que Deus pretende que os casais ministrem o Seu amor entre si. Maridos e mulheres podem fazer imposição de mãos um sobre o outro e orar por cura entre si, especialmente nas áreas do ressentimento pelas ofensas e desgostos que causaram um ao outro, em geral involuntariamente, mas que nem isso são menos dolorosos.

Em todos os sacramentos há um fantástico poder de cura. Quando estamos orando uns pelos outros, preparamo-nos para receber os sacramentos e, quando os recebemos, preparamo-nos para orar uns pelos outros. Orar na igreja aos domingos os prepara para orarem durante a semana, e orar sozinhos os prepara para unirem-se às orações dos outros na igreja. Quem ora e quem recebe oração passa por um processo que o vai tornando mais receptivo ao Espírito Santo. A cura é a oração respondida. [2]

Fonte:
Catecismo da Igreja Católica [1]
Ministério de Cura Para Leigos (Robert DeGrandis,S.S.J.)[2]

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial