Santo Antônio
Per Atonium ad Jesum - Através de Antônio, até Jesus
Estas palavras são do Papa Pio XI, por ocasião do 7º centenário da morte de Santo Antônio, em 1930. Esta é a missão de Santo Antônio, que permanece ainda hoje como um grande mestre da vida espiritual, exemplo vivo de virtudes e santidade, um poderoso intercessor junto de Deus.
Nós conhecemos um pouco da vida de Santo Antônio, sua história, suas pregações, seus milagres. Mas, o que será que ele nos ensina sobre a oração?
Nos seus sermões, o Santo nos dá pistas que nos ajudam a compreender melhor esta importante dimensão da vida cristã.
Santo Antônio insiste sobre a importância do desapego dos bens materiais, da calma, da solidão e do silêncio, que nos permite escutar a Deus.
Seus ensinamentos são simples e práticos:
"Oração é dirigir os nossos afetos a Deus; é um devoto e amigável falar com Ele. É a tranquilidade da mente iluminada do alto. É também pedido para obter os bens temporais necessários para esta vida terrena. Mas aqueles que rezam pedem ao Senhor com autêntico espírito cristão de submeter a própria vontade à Sua: só o Pai celeste sabe de que coisa verdadeiramente precisamos sobre esta terra. Por fim, oração é agradecimento, isto é, reconhecer os benefícios recebidos e oferecer todo o nosso empenho a Deus, de modo que a nossa oração possa ser permanente".
"O Senhor manifesta-Se àqueles que param por um pouco de tempo em paz e humildade de coração. Se tu olhas nas águas turvas e turbulentas, não podes ver a expressão do teu rosto. Se tu queres ver o rosto de Cristo, pára, recolhe os teus pensamentos, em silêncio, e fecha a porta da tua alma ao rumor das coisas exteriores".
"A saudação dos anjos e as bênçãos de Deus não são para aqueles que vivem na praça pública, isto é, fora de si, agitados e distraídos. O doce "Ave" foi dirigido a Maria quando Ela estava absorvida na oração, no silêncio de sua casa. Deus, para ser capaz de falar à alma e enchê-la com o conhecimento do seu amor, ira conduzi-la à solidão, destacando-a das preocupações das coisas terrenas. Ele fala aos ouvidos daqueles que são silenciosos e faz deles participantes dos seus segredos".
Oração à Santo Antônio
"Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Deus e servo fiel de Maria Santíssima, que nunca se ouviu dizer que alguém que a vós tivesse recorrido ou implorado vossa proteção, ficasse desatendido. É isto que me enche de confiança e me anima a recorrer à vossa proteção. Com humildade me dirijo a vós para expor minhas necessidades. Atendei a minha oração, vós que tanto podeis junto ao Coração do Cristo, e obtende-me a graça que, confiadamente, vos peço (fazer o pedido). Concluir com um Pai Nosso, um Ave Maria e um Glória.
Fonte: Revista Brasil Cristão - junho/2012
Meu querido amigo Santo Antônio,
rogai por nós!
Comentários
Postar um comentário