Dízimo e Bênção

 

Dízimo e Bênção  
Folder de Padre Cristovam Iubel

01- O que é dízimo?
O dízimo é uma forma de agradecer e louvar a Deus, bem como de contribuir com a comunidade, sustentando a ação evangelizadora através das dimensões religiosa, social e missionária.

02- O que é bênção?
O termo bênção significa dizer bem, louvar, engrandecer. Abençoar a Deus, segundo o Antigo Testamento, é agradecer a Deus pelos favores dele recebidos (cf. Gn 24,48; DT 8,10; Jz 5,2.9; nessas citações, abençoar tem o mesmo sentido de louvar e adorar). Na última ceia de que Jesus participou, ele abençoou o pão e o vinho (cf. Mt 26,26-27), isto é, deu graças pelos dons preparados para a refeição. Com o tempo, abençoar passou a significar uma ação divina, um dizer bem de Deus às pessoas. Também as pessoas podem abençoar (os pais abençoam os filhos, os padrinhos os afilhados, os avós os netos), mas o fazem no poder e na força de Deus.

03- Qual o atual sentido e significado do termo abençoar?
Para nós abençoar significa receber de Deus bens para nós ou para objetos de uso e devoção. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, afirmou que os visitaria, levando com ele "a plenitude da bênção de Cristo" (Rm 15,29), isto é, o máximo da bênção de Deus, o próprio Cristo na Palavra e na Eucaristia (cf. também Mc 6,41; 10,16; Lc 24,50).

04- O que esperamos de Deus quando pedimos a sua bênção?
Esperamos que ele nos ajude, nos dê força e coragem, nos auxilie nas tantas e tão frequentes dificuldades que temos de enfrentar e superar no dia-a-dia. É como se pedíssemos a ele uma "força extra" para ter vida de qualidade.

05- A bênção é uma ação mágica?
Nada no cristianismo é mágico, porque nele nada se realiza sem a participação humana. Deus não atua violentando a liberdade, mas antes a pressupõe. Por isso a bênção deve ser querida e acolhida na fé.

06- Existe bênção sem fé?
Não, porque a bênção só pode ser recebida se houver abertura de coração. E o coração se abre por dentro, com o consentimento e a ação do homem e da mulher. Deus nada pode fazer num coração arrogante, ou orgulhoso, ou prepotente, porque nesses casos a pessoa, mesmo que peça a bênção, permanece com o coração fechado a ela, e portanto não a recebe.

07- A bênção pode ser comprada?
Não. Deus não tem nada para vender; tudo nele é gratuidade. Em nada ele coloca preço. Ele é bênção permanente para a humanidade. O que ele exige - e até mais do que exige, pede - é um coração que o acolha, acolhendo as suas graças.

08- Sendo assim, o dízimo não compra a bênção? 
Não! O amor de Deus por nós faz com que ele seja sempre pura graça ou, em outras palavras, o seu amor é incondicional, dá sem pedir nada em troca. De forma perfeita esse amor só existe em Deus; em nós ele é imperfeito, seja porque somos limitados, seja porque somos pecadores. Não conseguimos amar como Deus ama porque ele é Criador, e nós criaturas. Mas, mesmo com nossas imperfeições, devemos imitá-lo, amando o máximo possível, tanto a ele como ao próximo, sem exceção.

09- Quando o dízimo é fonte de bênção?
Quando, por meio dele, o nosso coração se abre para Deus. Este, por sua vez, aproveita o coração aberto para abençoá-lo. Quanto mais amor e generosidade houver no dízimo, mais o dizimista é abençoado porque ao abrir-se para Deus, abre-se para as suas graças.

10- Somente o dízimo é fonte de bênção?
Não! Tudo o que fazemos pode ser motivo de bênção, desde que, por amor, o coração seja aberto por dentro, isto é, por nós. A misericórdia, o perdão, a solidariedade, a fraternidade, a doação, a renúncia e a acolhida são, entre outros, fontes de bênção. Deus não perde uma oportunidade de nos abençoar, e sempre gratuitamente.

11- Quando o dízimo não é fonte de bênção?
Quando o dizimista contribui com o dízimo sem abrir o coração! Isso acontece, por exemplo, quando o dízimo é dado por obrigação, ou por superstição, ou por interesse, ou para comprar de Deus o que ele tem mas só concede gratuitamente. Dízimo que não é o resultado da abertura de coração - e portanto também do bolso e da carteira - é barganha, é troca, é negociação. Isso tudo, ao invés de destrancar o coração para a bênção, fecha-o! E assim o dizimista se frustra, não por culpa de Deus, mas dele mesmo.

12- Para receber a bênção é necessário dar uma determinada quantia como dízimo?
Não. Deve-se dar de dízimo, por opção e convicção, a quantia que o coração determinar, livre da avareza e do egoísmo. Quanto mais generosidade, mais renúncia, mais bênção. Deus quer corações abertos por um dízimo de qualidade, isto é, que seja realmente parte significativa - e não sobra do que se possui (cf. Lc 21, 1-4).
  
13- Por que, em certas Igrejas, os ofertantes são "abençoados" na mesma medida das ofertas que fazem?
Na verdade, não são! O que são é enganados por pastores mal intencionados que vendem graças de 10, 50 ou 100 reais. É estelionato espiritual, porque se vende aquilo que não se pode entregar. Com que direito alguém vende o que é de propriedade divina? Uma coisa é o dízimo e a oferta livres, outra é a imposta sob coação. Existe muito dízimo por aí que, de dízimo, só tem o nome, e que não está apenas restrito às seitas...

14- É verdade que o gesto de partilhar é benéfico mesmo que não seja feito com fé?
Sim. E é por isso que ricos, famosos ou anônimos, doam parte de suas fortunas e aconselham os outros a fazer o mesmo. Essas doações nada tem fé, mas dão aos doadores a alegria de partilhar o que têm, a sensação de que tornam o mundo menos injusto e o autosugestionamento de que se dão é porque têm de sobra. O dízimo vai muito além disso, já que é, ao mesmo tempo, ação de graças para com Deus e contribuição para com a comunidade. 

15- Por que o ato de reter é maléfico?
Porque faz a pessoa fechar-se em si mesma, sendo dominada por seus bens e não dominando-os. Como os bens humanos só podem proporcionar alegrias passageiras, acabam gerando frustração e não realização. Nós somos feitos para a convivência - e não apenas para a vivência -, o que exige partilha, fraternidade e comunhão. Quanto mais guardamos o que possuímos, tanto mais nos tornamos escravos de nossos bens. Em lugar de dispor deles, são eles que dispõem de nós.

16- O dízimo que é fruto da injustiça proporciona a bênção?
Não. A injustiça é pecado, isto é, fechamento a Deus, o que exclui a possibilidade de bênção. Quem não retribui com justiça os seus empregados, pode dar como dízimo o que por direito é propriedade deles? Não! Só pode praticar de forma coerente a caridade e a partilha quem, antes de amar, é justo. A caridade sempre pressupõe a justiça (cf. Mt 23, 23).

17- O que vale para o dízimo vale também para a oferta?
Sim. O dízimo é compromisso assumido com Deus e com a comunidade; a oferta é a doação feita espontaneamente, nas celebrações ou fora delas. A comunidade, com o dízimo, pode prever as entradas em dinheiro que terá; com as ofertas complementará o que falta para sustentar a ação evangelizadora, ou ainda investirá com mais ousadia e força nas dimensões religiosa, social e missionária. Sempre que dadas de coração, com generosidade e com qualidade, abrirão o coração para que acolha as bênçãos divinas (cf. Ml 3, 10-12; 2Cor 9,6-15).

18- Pode-se afirmar, então, que toda pessoa dizimista é pessoa abençoada?
Sim, desde que o dízimo seja de fato dízimo, e não apenas imitação dele. Quanto mais o coração humano se abre para Deus e para a comunidade para partilhar, tanto mais se abre para receber. A abertura de coração no dar é proporcional à abertura de coração para receber a bênção. Deus não é mesquinho; antes, é infinitamente generoso. Para comprovar essa verdade, basta abrir o coração a ele; o dízimo e as ofertas são formas privilegiadas de se viver essa magnífica experiência!

19- Concluindo:
"É bom lembrar: 'Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia com larguesa colherá também com largueza'. Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois 'Deus ama quem dá com alegria'. Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para empregar em alguma boa obra(...)
Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça" (2Cor 9, 6-8.10.).

Comentários

  1. Olá Adriana! Material de grande riqueza que vc disponibilizou para os seus leitores. Pe. Cristovam é aki de nossa cidade e escrever é o seu dom.
    Tenha uma semana abençoada, na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo Fonseca

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo Comum Tempo da Quaresma Quaresma Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Intolerância Religiosa Papa Bento XVI Catequese do Papa Liturgia Dominical Cristofobia Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Penitência Nossa Senhora de Fátima Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Eucaristia Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Guerra Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Papa Leão XIV Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Corpo Incorrupto Divina Misericórdia Sínodo da Amazônia Solidariedade Blasfêmia Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Música Católica Cardeal Raniero Cantalamessa Profecias Oração e Jejum Nossa Senhora de Lourdes Alertas São José Pregações Jornada de Oração Vídeos do Blog Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Encíclicas Divino Pai Eterno Pastorais Nossa Senhora do Carmo Profanação Ícones TV Católica Vídeos no TikTok Jubileu 2025 Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Doutor da Igreja Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Medjugorje Nossa Senhora de Nazaré Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Confissão Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Servo de Deus Terço dos Homens Voto Católico Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Dia Mundial do Doente Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Homilias Papa Leão XIV Quaresma de São Miguel Arcanjo Oração Ano da Fé Cardeais Fiducia supplicans Jubileu dos Jovens Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo ifttt videos Ano Jubilar Mariano Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino tiktok Frases de Fé Padre Léo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Evangelização Frei Gilson Documentos da Igreja Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Festival Juvenil Indulgências Rádios Católicas Terço das Crianças Influenciadores Católicos Inteligência Artificial Sacramentais Vida Eterna Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Fake News Frei Roberto Pasolini Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Nossa Senhora dos Anjos Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Tradição Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Reflexões Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial