Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Imaculada Conceição de Nossa Senhora - 08/dezembro


1 - "Ave, cheia de Graça, o Senhor é contigo" (Lucas 1,28).

Estas são palavras do anjo Gabriel à Nossa Senhora, por ocasião da anunciação do nascimento de Jesus. Nesta saudação, Maria é chamada de "Cheia de Graça". Tal expressão diz-nos quem é Maria: é aquela repleta da Presença de Deus, do favor divino, da Santidade e do Amor do Senhor. É aquela que a gratuidade amorosa de Deus beneficiou com uma especial Santidade, desde o primeiro momento de sua existência.

Cheia de Graça! A saudação angélica à Maria, é um fundamento bíblico para um dos mais importantes dogmas marianos: A IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA. Após muito tempo de reflexão, a Igreja chegou à certeza absoluta acerca deste privilégio concedido por Deus à Virgem Maria. No dia 08 de dezembro de 1854, o Santo Padre, o Bem-Aventurado Pio IX, com a Bula Ineffabilis, proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição: "...Nós declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina com a qual se afirma que a Beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em consideração dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha de culpa original, é uma doutrina revelada por Deus e deve ser, por este motivo, firme e constantemente acreditada por todos os fiéis" (DS,2803).

2 -"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3,15).

Este versículo bíblico é chamado de Proto-Evangelho (o Primeiro Evangelho), pois trata-se do primeiro anúncio da Salvação, após o pecado original. O Senhor Deus fala de uma mulher e sua descendência, que triunfarão sobre o pecado e sobre o mal, sobre o pecado e sobre o seu autor, isto é, Satanás (a serpente). A mulher é Maria (nova Eva). A sua descendência é Cristo (o novo Adão). Este, sobretudo através do Mistério Pascal, venceu o pecado. Maria intimamente unida ao seu Filho, Redentor do homem, participou e participa plenamente desta vitória. Em nenhum momento da sua existência, Ela esteve sob o jugo do pecado.

Maria é o fruto mais perfeito da Redenção. A sua Redenção foi mais perfeita, impedindo que ela contraísse o pecado original, com o qual todos somos concebidos. A sua concepção foi imaculada e, desde então, Ela foi e é a "Cheia de Graça". O ser e a vida de Maria jamais foram manchados, nem sequer pelo menor pecado. Ela é Maria Santíssima! Diz o Prefácio da Solenidade da Imaculada Conceição: "Puríssima, na verdade, devia ser a virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados". Maria Imaculada nos ajuda a vivermos na Graça de Deus.

3 - "Tu és a Toda Bela, que o Altíssimo vestiu com o seu poder. Tu és a Toda Santa, que Deus preparou como sua intacta habitação de glória.
Ave, Templo misterioso de Deus, ave, cheia de graça, intercede por nós!" 


(Da oração do Papa João Paulo II à Nossa Senhora, na Solenidade da Imaculada Conceição - 08/12/01 disponível em www.vatican.va).

Autor: Pe. Denis O. P. Silva -ASJ.
------------------
Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

Fonte: http://www.paroquias.org/oracoes

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog