■ Origem e Estabelecimento
Enquanto o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) celebra a Igreja Triunfante (aqueles que já estão no Céu, a Santidade Universal), o Dia de Finados celebra e reza pela Igreja Padecente (as almas que estão em processo de purificação no Purgatório, de acordo com a doutrina católica) e por todos os falecidos.
• Costume Antigo: O costume de rezar pelos mortos é muito antigo na tradição cristã, remontando aos primeiros séculos, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires e dos entes queridos.
• A Instituição de Odilo de Cluny: A data específica de 2 de novembro foi formalmente instituída por Santo Odilo, abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França, no ano de 998 d.C.
- Odilo determinou que os monges de sua abadia e os mosteiros afiliados dedicassem o dia seguinte ao de Todos os Santos (1º de novembro) para rezar pelas almas de todos os fiéis falecidos.
• Expansão: O costume se espalhou rapidamente pela França e, a partir do século XII, foi adotado por toda a Igreja Ocidental, consolidando-se como uma data universal. A proximidade com o Dia de Todos os Santos simboliza a ligação inseparável entre os fiéis vivos, os santos no céu e os falecidos que aguardam a glória eterna.
• Universalização da Missa: Em 1915, o Papa Bento XV autorizou todos os sacerdotes a celebrarem três Missas no Dia de Finados, aumentando o fervor da oração pela remissão dos pecados dos mortos.
■ Tradição e Significado no Brasil
No Brasil e em muitos países de tradição católica, o Dia de Finados é um feriado nacional marcado por um profundo sentido de homenagem e oração:
• Visita aos Cemitérios: A principal tradição é a visita aos cemitérios. As famílias limpam, enfeitam os túmulos com flores e acendem velas.
• Significado das Velas: A vela acesa é um símbolo da fé, da luz de Cristo e da esperança na ressurreição, além de servir como um gesto de oração pela alma do falecido.
• Missas pelos Mortos: São celebradas missas especiais (Missas de Réquiem) nas igrejas e nos cemitérios, dedicadas ao descanso eterno dos que partiram.
O Dia de Finados é, essencialmente, um ato de caridade cristã em que os vivos intercedem e oferecem orações e sacrifícios pelos mortos, reafirmando a crença na Comunhão dos Santos e na vida eterna.
■ Orações católicas tradicionais para o Dia dos Fiéis Defuntos (Dia de Finados) - pedindo o repouso eterno e a paz para as almas dos que partiram.
1- Oração Pelos Fiéis Defuntos
Esta oração é uma súplica a Deus Pai, através de Jesus Cristo, para que os falecidos alcancem o perdão dos pecados e a glória eterna.
- Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso,
Nós Vos pedimos por (mencione o nome do falecido ou diga: os nossos entes queridos e todos os fiéis defuntos), que chamastes deste mundo.
Dai-lhe(s) a felicidade, a luz e a paz.
Que ele(s), tendo passado pela morte, participe(m) do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.
Que sua alma(s) nada sofra(m), e Vos digneis ressuscitá-lo(s) com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa.
Perdoai-lhe(s) os pecados para que alcance(m) junto a Vós a vida imortal no reino eterno.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
2- Invocação do Repouso Eterno
É tradicionalmente adicionada a seguinte jaculatória (pequena oração) após a oração acima e após o Pai-Nosso e a Ave-Maria:
> V. Dai-lhe(s), Senhor, o repouso eterno.
> R. E brilhe para ele(s) a Vossa luz.
> V. Descanse(m) em paz.
> R. Amém.
> V. A sua(s) alma(s) e as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
> R. Amém.
3- Oração de Santa Gertrudes pelos Fiéis Defuntos
A Oração de Santa Gertrudes, a Grande (1256–1302), é uma das mais conhecidas na tradição católica para sufragar as almas do Purgatório. É frequentemente chamada de a "Oração de Ouro" por causa de uma promessa que Jesus teria feito a ela.
Diz-se que Nosso Senhor lhe revelou que, cada vez que esta oração fosse recitada com amor, milhares de almas seriam libertadas do Purgatório.
• Oração de Santa Gertrudes
"Eterno Pai,
Eu Vos ofereço o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas ditas hoje no mundo inteiro,
por todas as Santas Almas do Purgatório,
pelos pecadores de toda a parte,
pelos pecadores da Igreja Universal,
pelos de minha casa e meus vizinhos.
Amém."
A Devoção a Santa Gertrudes:
Santa Gertrudes era uma mística beneditina alemã que nutria uma profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Sua vida e escritos enfatizaram a importância da oração pelos mortos, um ato de caridade espiritual central para a doutrina católica da Comunhão dos Santos (a união espiritual entre os santos no Céu, os fiéis na Terra e as almas no Purgatório).
4- Salve Rainha Pelos Fiéis Defuntos
A oração que se segue é uma adaptação da tradicional oração mariana "Salve Rainha", especificamente voltada para pedir a intercessão de Maria em favor das almas que sofrem no Purgatório.
Esta oração, rezada com devoção, evoca Maria como Advogada Nossa para que ela apresente os falecidos a Jesus e inclui um pedido de intercessão explícito pela libertação e glória das almas no Purgatório.
• Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos volvei a eles (os falecidos);
E mostrai-lhes Jesus, bendito fruto do Vosso ventre.
Isto Vos rogamos encarecidamente por eles, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Intercedei pelos mortos, Santa Mãe de Deus, para que entrem já no gozo das promessas de Cristo. Amém.
• Oração Complementar após a Salve Rainha
É comum adicionar uma breve oração a Jesus após a intercessão de Maria:
• Oração (Em Sufrágio dos Falecidos):
"Dignai-vos, ó Jesus, remitir-lhes as penas que ainda têm de sofrer, a fim de que possam ter livre entrada no reino eterno a que aspiram e onde celebrarão a grandeza inefável de um Deus que não desampara ninguém. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém."
■ Essas orações reforçam a prática católica de caridade espiritual. Que neste Dia de Finados, a nossa prece seja a maior prova de amor e caridade pelos que partiram.
Lembremos: a morte é apenas o portal, e o amor, a ponte. Que a nossa fé na ressurreição seja a certeza do reencontro na eternidade, onde toda lágrima será enxugada por Deus.
---






Comentários
Postar um comentário