Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Bispos do Rio Grande do Sul reforçam pedidos de doações aos gaúchos Lajeado (RS)

Destroços em Lajeado (RS) causados pelas fortes chuvas no Sul do Brasil | Instagram da prefeitura de Lajeado (RS)

Por Monasa Narjara

9 de mai de 2024 às 16:04

O arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler e o bispo de Caxias do Sul (RS), dom José Gislon, ressaltaram a importância das doações à população do Rio Grande do Sul que teve 428 dos seus 497 municípios afetados pelas chuvas. Boletim diário da Defesa Civil emitido hoje (9) às 12h registra 107 mortes, 136 desaparecidos, 374 pessoas feridas, e mais de 165 mil desabrigadas.

Dom Jaime, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu em um vídeo à população brasileira que mantivesse “a solidariedade” ao Rio Grande do Sul: “Vamos manter a ajuda tantos que necessitam. O pouquinho de cada um faz a diferença no final”.

Dom José Gislon explicou em seu vídeo que “a realidade” que se vive “no Rio Grande do Sul é uma grande tragédia”, pois “as chuvas provocaram grandes danos materiais” e também houve “muitos desmoronamentos, deslizamento de terra que bloquearam as estradas, derrubaram casas, desalojaram centenas de famílias”.

Ele também contou que a sua diocese passou “por três enchentes em oito meses”, que “causou muita destruição” no dia “4 de setembro de 2023” e outra no dia “18 de novembro de 2023”, quando “muitas pessoas acabaram abandonando suas casas, outras começaram a reconstruir” e agora por causa das fortes chuvas que caem desde o fim de abril.

A diocese de Caxias do Sul repete desde o dia 3 de maio a campanha solidária realizada em setembro de 2023, que destinou doações em dinheiro para as paróquias ajudarem as necessidades do povo gaúcho. Assim, é possível fazer doações via PIX, pela chave (e-mail): doacoes@diocesedecaxias.org.br, para o fundo criado pela Diocese de Caxias justamente para o auxílio às realidades mais afetadas.

O bispo de Caxias do Sul também lembrou que a diocese está fazendo desde o dia 3 de maio, “uma campanha de solidariedade” que arrecada doações em dinheiro através da chave pix da diocese: doacoes@diocesedecaxias.org.br (e-mail).

“Agradecemos de coração e conte com as nossas orações, porque todos nós somos povo de Deus a caminho da casa do Pai e às vezes precisamos sim, da mão do outro para continuar caminhando, porque sozinhos, nós muitas vezes, desistimos de caminhar, desistimos da vida”, disse o bispo no vídeo.

Novas campanhas solidárias de dioceses brasileiras

Outras arquidioceses e dioceses aderiram às campanhas solidárias para ajudar a população do Rio Grande do Sul com alimentos, vestuário, água potável e até mesmo financeiramente. 

A arquidiocese de Aracaju (SE) junto com as dioceses sergipanas de Estância e de Propriá estão promovendo uma campanha de solidariedade para arrecadar doações em dinheiro ao povo gaúcho através chave pix da Cáritas diocesana de Propriá: 01.375.185/0002-62 (CNPJ) ou depósito bancário na Caixa Econômica Federal – Agência: 0866, Operação: 013, Conta Corrente: 51049-2.

Para ajudar o Sul do Brasil, a arquidiocese de Cuiabá (MT) lançou uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, água, roupas e outros itens que podem ser doados nas 31 paróquias da arquidiocese e disponibilizou sua chave pix para doações em dinheiro: 65 99982-5244 (celular) ou em sua conta bancária na Sicredi - Agência: 081-0; Conta Corrente: 35150-2 (mitra arquidiocesana de Cuiabá). As doações em dinheiro “serão destinados à compra de materiais de higiene e na formação dos kits que serão montados pelas equipes e enviados”, explicou a arquidiocese.

A diocese de Ji-Paraná (RO) pediu que todas as suas paróquias “coloquem o valor de todas as coletas deste fim-de-semana ou do próximo” na conta bancária do Banco do Brasil que a diocese disponibilizou para ajudar os gaúchos: CNPJ: 04.128.765/0001-62; Agência: 951-2; Conta Corrente 20238-X. Segundo a diocese, depois do dia 22 de maio, as doações serão enviadas para “uma conta indicada pela CNBB ou o Regional Sul da CNBB para este fim”.

A diocese de Araçatuba (SP) determinou que as coletas das missas “do próximo final de semana,11 e 12 de maio”, nas as 34 paróquias da diocese serão “integralmente destinadas a socorrer as famílias atingidas”. Estes valores serão repassados ao Regional Sul 3 da CNBB.

Fonte: ACI digital 
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog