Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Santa Sé publicará documento sobre dignidade humana em abril, diz cardeal Fernández

O cardeal Víctor Manuel Fernández | Elizabeth Alva / ACI Prensa

Por Edward Pentin

11 de mar de 2024 às 11:26

O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) confirmou que um documento da Santa Sé sobre a "dignidade humana" está quase concluído e será publicado no início do próximo mês.

O cardeal argentino Víctor Manuel "Tucho" Fernández, que está supervisionando a redação do texto, disse ao National Catholic Register em 7 de março que o documento teve "várias versões", mas "está quase pronto e a publicação será no início de abril".

O cardeal, que começou seu trabalho como prefeito do dicastério em setembro, disse que um "novo texto" havia sido preparado "nos últimos meses" e "já foi discutido pelos cardeais e bispos da Feria IV", uma reunião regular de quarta-feira dos membros seniores do dicastério.

"No momento, estamos incorporando algumas sugestões propostas por eles na Feria IV", acrescentou.

Seus comentários foram feitos depois que ele revelou em uma entrevista em 12 de janeiro que seu dicastério estava preparando "um documento muito importante sobre a dignidade humana” que contém "uma forte crítica” às tendências imorais da sociedade contemporânea.

O cardeal disse à agência de notícias EFE que o novo documento "não inclui apenas questões sociais, mas também uma forte crítica a questões morais, como mudança de sexo, barriga de aluguel, ideologias de gênero etc.".

O correspondente do site católico francês o La Croix, Loup Besmond, destacou em um artigo em 5 de março que os teólogos têm trabalhado no documento nos últimos cinco anos e que o cardeal Fernández o “revisou completamente” e que o papa o instruiu “especificamente a fazê-lo”.

“Diz-se que o próximo documento se concentrará em temas centrais do pontificado de Francisco, como migração e meio ambiente, enquanto a primeira versão se limitava a questões de bioética", escreveu Besmond, prevendo que o novo texto poderia "causar mais comoções em toda a Igreja".

O cardeal Fernández há muito tempo ajuda o papa Francisco na redação de documentos, desde a conferência dos bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP), em 2007, quando ajudou o então cardeal Jorge Mario Bergoglio a elaborar o documento final da assembleia.

Desde que sucedeu o cardeal Luis Ladaria Ferrer como prefeito do DDF em setembro, o cardeal Fernández publicou quatro respostas formais do dicastério a várias questões de doutrina, bem como a polêmica declaração Fiducia supplicans sobre a bênção de uniões do mesmo sexo e casais irregulares, que resultou em um documento que pretendia ajudar a esclarecer a declaração.

Em sua entrevista de janeiro à EFE, o cardeal Fernández disse que não prevê mais documentos polêmicos. "Não acho que serei notícia no futuro porque não prevemos no dicastério tópicos que possam ser muito polêmicos, como os últimos".

Fonte: ACI digital 
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog