Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

França põe aborto na Constituição e conferência episcopal pede jejum e oração


Manifestante pró-vida rezando o terço hoje (4) em protesto da associação pró-vida La Marche pour la Vie (Marcha pela Vida, em francês) em Versalhes, na França. | GEOFFROY VAN DER HASSELT/AFP via Getty Images

Por Daniel Payne

5 de mar de 2024 às 14:27

A Conferência Episcopal Francesa fez ontem (4) um apelo ao jejum e à oração por causa da entrada do “direito ao aborto” na constituição da França.

A Assembleia Nacional Francesa aprovou em janeiro introduzir o “direito ao aborto” na constituição francesa, oficializando uma “liberdade garantida” de matar um bebê ainda não-nascido. O senado francês aprovou a emenda na semana passada por uma maioria esmagadora.

Uma votação conjunta das duas casas ontem (4) ultrapassou facilmente o limite constitucional necessário e oficializou a medida. O aborto de um bebê até a 14ª semana de gestação foi legalizado na França em 1975.

“Como católicos, devemos continuar a servir a vida desde a concepção até a morte, a ser artesãos do respeito por cada ser humano, que é sempre um dom dado a todos os outros, e a apoiar aqueles que escolhem manter o seu filho mesmo em circunstâncias difíceis”, disse ontem (4) a Conferência Episcopal Francesa (CEF) em comunicado.

A CEF disse que é importante “cercar aqueles que recorreram ao aborto com o nosso respeito e compaixão”.

“Rezemos para que os nossos concidadãos redescubram o gosto pela vida, por dá-la, por recebê-la, por acompanhá-la, por ter e criar filhos”.

A França é o único país do mundo a incluir a permissão do aborto na Constituição. Para a CEF, em vez disso a França “teria se honrado ao incluir a promoção dos direitos das mulheres e das crianças” na Constituição.

“De todos os países europeus, mesmo da Europa Ocidental, a França é o único onde o número de abortos não diminuiu e até aumentou nos últimos dois anos”, afirma o comunicado.

O arcebispo de Reims, dom Éric de Moulins-Beaufort, presidente da CEF, e o arcebispo de Tours, dom Vincent Jordy, vice-presidente da entidade, “transmitem de bom grado o apelo feito por vários movimentos católicos ao jejum e à oração” em resposta à medida, disse o comunicado.

Manifestantes com uma placa na qual se lê "Livres para defender a vida" durante manifestação silenciosa pró-vida em Paris, na França, na última quarta-feira (28). KIRAN RIDLEY/AFP via Getty Images

Depois da medida ser aprovada pelo senado francês na semana passada, a CEF disse num comunicado que o aborto “continua a ser uma afronta à vida nos seus primórdios” e que “não pode ser visto apenas da perspectiva dos direitos das mulheres”.

“A conferência dos bispos estará vigilante no que diz respeito à liberdade de escolha dos pais que decidem, mesmo em situações difíceis, manter os seus filhos e à liberdade de consciência dos médicos e de todo o pessoal de saúde, cuja coragem e empenho são louváveis”, disse a CEF na ocasião.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog