Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Exercícios Espirituais, sexta meditação de Cantalamessa: "Vós sereis meus amigos!" (Quaresma 2024)



De 19 a 24 de fevereiro, é proposto um minuto com o pregador da Casa Pontifícia para rezar com o Papa e a Cúria Romana através das redes sociais do Vatican News.
Vatican News

Nesta semana em que o Papa Francisco e seus colaboradores da Cúria Romana estão fazendo os Exercícios Espirituais da Quaresma, o Vatican News propõe em suas redes sociais X, Facebook, Instagram e WhatsApp uma reflexão por dia, de 19 a 24 de fevereiro, do pregador da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa.

"Pediram-me para compartilhar com vocês, durante seis dias, uma reflexão de cerca de um minuto. Existem, no mundo, poucas palavras capazes de dizer em um minuto o suficiente para preencher um dia e, de fato, uma vida: aquelas que saem da boca de Jesus. Oferecerei a vocês uma de cada vez, pedindo-lhes que a 'mastiguem' durante todo o dia, como se fosse uma goma de mascar da alma", disse o cardeal Cantalamessa.

A reflexão do cardeal
A palavra que lhes ofereço hoje a "saborear" é uma palavra doce como o mel. Estou feliz em encerrar com ela porque assim continuará, espero, a ressoar dentro de vocês por um longo tempo. Jesus dirigiu esta palavra aos discípulos no momento de se despedir deles, mas, como toda palavra de Cristo, esta é destinada a cada discípulo, de todos os tempos: "Vós sereis meus amigos. Já não vos chamarei servos, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer".

"Vós sereis meus amigos!" Quero lhes fazer, a este propósito, uma pequena confidência. Num encontro de oração muitos anos atrás, uma mulher abriu a Bíblia e leu o trecho do Evangelho de João onde se encontra aquela palavra. Eu a tinha ouvido não sei quantas vezes, mas naquele momento a palavra "amigos" eclodiu, não encontro termo mais apto do que este, dentro de mim. Acontece com as palavras da Escritura, e somente com elas. E é sempre a mesma pessoa a acender o estopim: o Espírito Santo.

Comecei a repetir dentro de mim: "Amigo?!", Jesus de Nazaré, o meu Senhor, o Onipotente, aquele que morreu por mim, me chamou de amigo e Ele jamais diz palavras vazias... Portanto, sou realmente para Ele um amigo, uma pessoa querida! Voltando ao meu convento do encontro, me parecia que com aquela certeza se poderia voar sobre os tetos da cidade, como se vê em certas pinturas de Chagall.

Queira o céu que aquela palavra "amigo" ecloda também dentro de você que está ouvindo e se ilumine toda a sua vida!

Boa Quaresma e, desde já, Boa Páscoa!

24 fevereiro 2024

Fonte: Vatican News 
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog