Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Mosaico de são Charbel abençoado pelo papa Francisco é instalado nas grutas do Vaticano

Mosaico de são Charbel nas grutas do Vaticano abaixo da basílica de São Pedro | Vatican Media

Por Almudena Martínez-Bordiú

19 de jan de 2024 às 14:18

Um mosaico de são Charbel, o primeiro santo do Oriente, foi instalado hoje (19) nas grutas do Vaticano abaixo da basílica de São Pedro, depois de ter sido abençoado pelo papa Francisco.

O vigário geral do papa para o Estado da Cidade do Vaticano e arcipreste da basílica vaticana, cardeal Mauro Gambetti, participou da instalação dessa obra no local dos túmulos papais.

Depois da instalação do mosaico, que também contou com a presença do prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, cardeal Claudio Gugerotti, foi celebrada uma missa em rito maronita na capela húngara da cripta vaticana, celebrada pelo vigário patriarcal maronita junto à Santa Sé, dom Rafik Warsha.

A imagem do santo libanês que uniu o Oriente e o Ocidente e que foi abençoada pelo papa Francisco depois da Audiência Geral de 15 de novembro do ano passado foi colocada ao lado do túmulo de são Paulo VI, o papa que o declarou santo em 9 de outubro de 1977.

Esta iniciativa foi promovida pelo embaixador libanês na Santa Sé, Farid Elias Khazen, que explicou à ACI Mena – agência do grupo ACI no Oriente Médio – que o projeto foi concebido há alguns anos, mas teve que ser adiado devido à pandemia de covid. Ele também informou que o mosaico foi feito na Fábrica de São Pedro.

"O cardeal Gambetti concordou em continuar trabalhando no projeto e decidiu que esse seria o último mosaico a ser colocado na basílica", contou.

Para Khazen, "esse é um evento único na vida" e, graças a ele, "haverá uma presença libanesa dentro da basílica".

A devoção a são Charbel se espalhou tanto dentro quanto fora das fronteiras do Líbano, mesmo em territórios muito distantes com culturas muito diferentes. Prova disso é a veneração particular e forte de que ele desfruta no México e em outras partes da América do Sul.

O caso da devoção a esse santo no México se deve, em grande parte, à imigração maronita para o país, que começou no século XIX, bem como ao aumento dos milagres atribuídos à intercessão do santo libanês.

Coincidindo com esse evento, os sinos das igrejas maronitas no Líbano tocaram por cinco minutos na manhã de hoje e uma missa também foi celebrada no túmulo do santo, localizado no mosteiro de são Maron do Líbano.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog