Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

5 dicas para montar um grupo de música na igreja


Fiéis podem ajudar a criar o Ministério do Louvor, mas a igreja precisa estar preparada para esse receber o grupo de músicos no local

Em toda igreja, seja ela católica ou evangélica, há algo em comum. Além da crença no cristianismo, as duas doutrinas costumam utilizar a música como forma de aproximar os fiéis da religião. Em diversos momentos dos cultos e das missas, as canções narram histórias e testemunhos que, na maioria das vezes, tocam os corações do público.

Mas para trazer o fator emoção para os cultos religiosos, é preciso de uma banda ou ainda de um Ministério de Música e Louvor, nome dado em muitas igrejas para os fiéis encarregados de cantar e tocar instrumentos durante os cultos. Esse grupo deve, no entanto, ser qualificado e responsável para arcar com as responsabilidades que a função exige. 

As igrejas, por sua vez, também precisam estar preparadas para oferecer a estrutura necessária para esse ministério. Forro acústico para igrejas, instrumentos musicais e local para ensaios são alguns dos aspectos que os templos religiosos precisam oferecer para o grupo. 

Faça seletivas entre os fiéis 

O primeiro passo para montar um grupo de música na igreja é avisar os fiéis sobre a ideia de abrir o ministério. Os pastores e padres podem, por exemplo, comunicar sobre a proposta durante os cultos e missas. 

No primeiro momento, é importante escolher um fiel responsável pelo ministério. Será essa pessoa a encarregada de criar seletivas entre os fiéis para começar a formar a banda, conduzir os ensaios e liderar os encontros entre o grupo. 

Geralmente, as igrejas optam por pessoas que já têm contato com a música, seja por ter algum conhecimento musical ou por trabalhar no setor. Após decidir quem será essa pessoa, é hora de abrir seletivas entre os fiéis para formar o grupo musical. 

A notícia dessas seleções pode ser divulgada em folhetos durante as celebrações, em publicações nas redes sociais ou até mesmo em informativos feitos pelos padres e pastores durante os encontros. 

No momento da seleção, é importante ouvir cada um, ser criterioso e buscar por pessoas que tenham, de fato, afinidade com a música. A igreja deve selecionar, pelo menos, fiéis que saibam cantar, tocar violão, teclado e bateria, para formar a base do ministério de louvor. Mas pessoas com conhecimento em outros instrumentos também podem ser incluídas na banda. 

Além disso, é importante buscar por alguém que possa atuar como técnico de som, para afinar os instrumentos e regular os aparelhos eletrônicos. 

Em alguns casos, muitos fiéis se interessam em participar do grupo. Se isso acontecer, pode ser viável criar um grupo maior e elaborar um esquema de rotatividade para que todos possam participar das apresentações. 

Tenha uma estrutura adequada para as apresentações

Para a qualidade dos músicos e das apresentações, os responsáveis pelo ministério também precisam se atentar a estrutura do local. Contar com acústica para a igreja, por exemplo, é importante para proporcionar mais amplitude do som e conforto para os fiéis e os vizinhos. 

Além da estrutura sonora do ambiente e dos instrumentos, existem outros equipamentos necessários para uma boa apresentação. Mesa de som, caixas de som, equalizador, cabos e pedestais são alguns itens que fazem toda a diferença na qualidade sonora de grupos musicais em igrejas. 

Ofereça instrumentos musicais

Com o grupo formado, as igrejas precisam buscar por instrumentos musicais. O ideal é que esses aparelhos sejam de uso exclusivo do ministério, mas, para isso, é preciso ter orçamento para comprá-los. Para adquirir o dinheiro necessário, é possível criar rifas, vender alimentos na cantina ou ainda contar com a ajuda dos fiéis. 

Vale lembrar que, em alguns casos, é possível buscar por instrumentos usados, dessa forma o valor mais baixo. Caso o orçamento disponível não seja suficiente para iniciar as apresentações, as igrejas podem buscar por aluguel ou pedir que os músicos da banda levem os próprios instrumentos para tocar. 

Caso a segunda solução seja escolhida, é importante ter em mente que a ideia é provisória. Ao longo dos meses, os responsáveis pelo grupo precisam continuar buscando formas para comprar os próprios instrumentos e oferecer mais qualidade e conforto à banda. 

Disponibilize local para o ensaio

Assim como os instrumentos, o grupo de música também necessita de espaços para ensaiar. Geralmente, as igrejas costumam abrir as portas em horários diferentes dos cultos e das missas para os músicos se prepararem para as apresentações. 

O responsável pelo ministério precisa definir os dias e comunicar todos da banda, tentando achar o melhor horário para que todos possam participar. Além do local, também é importante lembrar de detalhes como água e alimentação caso os ensaios sejam longos. 

Ajude a definir o repertório 

Durante os ensaios, a banda também precisa escolher as canções que irão tocar e cantar nas celebrações. Nesse momento, é fundamental considerar a opinião do padre ou pastor e músicos do grupo. 

Para auxiliar na escolha do repertório, deve-se pensar em composições em consonância com a linguagem do templo religioso e a palavra que será ministrada no dia da apresentação. Vale lembrar que existem hinos tradicionais e músicas em alta na atualidade, após o sucesso de cantores gospeis, portanto, há muitas opções disponíveis.

Por Ana Luiza Faria
analuiza.faria@expertamedia.com.br
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog