Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Deus toma a iniciativa da salvação - 2° Domingo do Advento (Ano B )


Deus toma a iniciativa da salvação

2º Domingo do Tempo do Advento - Ano B

Evangelho de Marcos 1,1-8

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

 

REFLEXÃO:

As primeiras palavras do Evangelho de Marcos deixam claro quem é o protagonista do livro: Jesus Cristo, Filho de Deus. Desponta de imediato a figura de João Batista, que reproduz a profecia de Isaías: “Uma voz grita no deserto: ‘Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas'”. Preparar o caminho do Messias é manifestar, pelo batismo com água, a firme vontade de mudar de vida e esperar tempos novos, caracterizados pelo batismo com o Espírito Santo. Endireitar as estradas é criar relações com base na igualdade e na prática da justiça. João Batista não se considera o Messias, é apenas o precursor dele: “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu”. Jesus é o Messias, que possui a plenitude do Espírito Santo: “Derramarei o meu Espírito sobre todos os viventes” (Jl 3,1).

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela celeste sabedoria, participemos da vida daquele que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Deus toma a iniciativa da salvação

Não é por acaso que Marcos põe a palavra ‘início’ (ou ‘princípio’ ou ‘começo’) como primeira palavra. É a mesma palavra que abre o livro do Gênesis, ou seja, a criação do mundo. Agora vem o Novo Testamento, uma recriação do mundo. O princípio de todo o Novo Testamento é Jesus Cristo, Filho de Deus. Ao longo do Evangelho, Marcos anunciará que Jesus não só está no princípio, mas é também o centro da nova Família de Deus e permanecerá para sempre com ela. Mesmo depois da Ascensão, estará no meio da comunidade, vivo e atuante. Três vezes o Apocalipse põe na boca de Jesus: “Eu sou o primeiro e o último, sou o princípio e o fim” (Ap 1,8; 21,6; 22,13).

Ainda na primeira frase Marcos indica a finalidade de sua obra com palavras que expressam todo o conteúdo. ‘Evangelho’ é uma palavra composta, grega, que significa ‘boa-nova’, ‘boa notícia’. ‘Jesus’, nome hebraico, significa ‘Deus salva’. ‘Cristo’, outra palavra grega, significa ‘ungido para ser rei’. ‘Filho de Deus’ é a verdade central do Evangelho, que é, portanto, a boa-nova que Jesus trouxe à humanidade e as boas-novas sobre a pessoa e os ensinamentos do Filho de Deus, Salvador e Rei.

Para Marcos, é Deus que toma a iniciativa da salvação. Ele que manda o Filho. Ele que manda o mensageiro para anunciar a chegada do Messias. Mas de imediato vem a ação humana. Nós devemos voltar o nosso coração e a nossa mente para ele, isto é, converter-nos, fazer coincidir os caminhos de Deus com os nossos caminhos.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog