Pular para o conteúdo principal

Nova mudança do papa Francisco afeta a Opus Dei

Papa Francisco com monsenhor Fernando Ocáriz, prelado da Opus Dei / Vatican Media

Almudena Martínez-Bordiú

Vaticano, 08 Ago. 23 / 02:19 pm (ACI).- A Santa Sé divulgou hoje (8), uma nova carta apostólica em forma de motu proprio do papa Francisco que afeta a prelazia pessoal da Opus Dei, que já foi reformada em julho de 2022 com Ad charisma tuendum.

Este novo documento, modifica os cânones relativos às prelazias pessoais que agora são equiparadas às associações clericais públicas com a faculdade de incardinar clérigos.

A Opus Dei, criada há 40 anos com a Constituição Apostólica Ut sit de são João Pablo II, é a única prelazia pessoal que existe.

Segundo o Código de Direito Canônico, “as associações de fiéis eretas pela competente autoridade eclesiástica designam-se associações públicas”.

“Chamam-se clericais as associações de fiéis que, sob a direção de clérigos, assumem o exercício da ordem sagrada e são reconhecidas como tais pela autoridade competente”, continua o código.

O novo documento do papa Francisco modifica o cânon 296, relativo à participação dos leigos nas atividades apostólicas da prelazia pessoal.

Ele diz que “os leigos podem dedicar-se às obras apostólicas de uma Prelazia pessoal mediante convenções estipuladas com a própria Prelazia; o método desta cooperação orgânica e os principais deveres e direitos relacionados a ela são determinados com precisão nos estatutos".

Esta nova variação surge pouco mais de um ano depois do motu proprio Ad charisma tuendum, promulgado em 14 de julho de 2022, pelo qual a competência das prelazias pessoais foi transferida para o Dicastério para o Clero.

A Opus Dei emitiu um comunicado no qual diz que vai estudar "as consequências destas modificações para a configuração jurídica da Opus Dei, também no contexto do trabalho que está sendo realizado com o Dicastério para o Clero sobre a adaptação dos Estatutos requerida no Motu Proprio “Ad charisma tuendum”, em um clima de colaboração fraterna e de comunhão com o Santo Padre”.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog