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Vossa glória, Senhor, é mais alta que os céus! - 7° Domingo da Páscoa (Ano A )


Vossa glória, Senhor, é mais alta que os céus!

7° Domingo da Páscoa– 
Ano A

Evangelho de Mateus 
28,16-20

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então, Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.


REFLEXÃO:

Eis as últimas palavras do Evangelho de Mateus. Eis também o último gesto de Jesus antes de voltar ao Pai. A cena ocorre numa montanha, lugar da manifestação de Deus. Jesus se apresenta aos discípulos. Muitos o reconhecem, de tal modo que se prostram diante dele. Entretanto, como de costume, “alguns duvidaram”. Essa dialética (crer/não crer) parece acompanhar a humanidade em toda a história. Era assim na presença de Jesus de Nazaré e segue assim em todo tempo e lugar. Solenemente, Jesus relembra a missão dos discípulos: fazer com que todas as nações se tornem discípulas dele, introduzindo-as na sua comunidade pelo batismo em nome da Trindade e ensinando-as a praticar tudo o que ele mandou. Conclui seu legado com a garantia de sua incessante presença: “Estou com vocês todos os dias”. 

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Vossa glória, Senhor, é mais alta que os céus!

Os evangelistas não deram grande importância ao fato histórico da Ascensão de Jesus ao céu. Mateus, cujo Evangelho lemos hoje, não fala dela; João faz uma vaga alusão (20,7); Marcos se refere a ela rapidamente (16,19). Quem dá pormenores é Lucas (24,50-52), sobretudo no seu segundo livro, que conhecemos com o nome de Atos dos Apóstolos (1,1-14), cuja narração lemos hoje como primeira leitura. Na visão dos evangelistas, a própria morte e ressurreição eram também a glorificação de Jesus.

São muitos os textos que falam da glorificação, usando a expressão ‘sentar-se à direita de Deus’, que significa ‘receber todos os poderes’. Assim em Rm 8,34: “Cristo Jesus está à direita de Deus”; Cl 3, 1: “Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”; Ef 1,20: “Deus o fez sentar-se à sua direita nos céus, acima de tudo o que tem nome, e pôs a seus pés todas as coisas”. No Apocalipse, promete-se a mesma glorificação aos que forem fiéis a Jesus e lhe abrirem a porta do coração: “Ao vencedor, concederei sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e me sentei com meu Pai em seu trono” (Ap 3,21). Uma alusão clara à glorificação da criatura humana na pessoa de Jesus glorioso.

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

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