Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Vingança nunca; Amor sempre - 7° Domingo do Tempo Comum (Ano A )


Vingança nunca; Amor sempre

7° Domingo do Tempo Comum – 
Ano A

Evangelho de Mateus 5,38-48

* Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

 

REFLEXÃO:

Jesus apresenta algumas exigências para quem deseja fazer parte de sua comunidade. A lei do Reino de Deus é a lei do amor e da misericórdia. Por isso, Jesus nos ensina a quebrar o ciclo de violência. Usar as mesmas armas do inimigo é como jogar lenha na fogueira do ódio. É não acabar nunca com a briga. Jesus propõe uma resistência ativa não violenta. Durante sua paixão, Jesus levou um tapa de um guarda. Bofetada injusta. Jesus não reagiu com violência, mas pediu explicação: “Por que você está me batendo?” (cf. Jo 18,22-23). Não favoreceu o círculo de violência e deu ao infeliz agressor a chance de refletir sobre sua atitude impensada. Os cristãos, tendo por modelo o Mestre Jesus Cristo, poderão perguntar a si mesmos, em cada circunstância: O que faria Jesus em meu lugar? Qual seria sua reação?

(Dia a dia com o Evangelho 2023)[1]

Oração do Dia

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Vingança nunca; Amor sempre

A expressão ‘olho por olho, dente por dente’ é parte da chamada ‘lei do talião’, adotada por Moisés (Êx 21,23-25). Ainda hoje é usada pelos muçulmanos. A lei do talião estabelece que o castigo seja exatamente igual à culpa. No fundo, a lei quer proteger o culpado contra o excesso de vingança do lesado; é, portanto, positiva. Jesus vai bem mais longe: não procurem nenhuma vingança!

“Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”: muitas vezes no Antigo Testamento se fala do amor ao próximo. Mas quem é o próximo? Apenas os que têm o sangue hebreu e, em certas circunstâncias, os estrangeiros vizinhos a uma casa ou a uma causa judia. Neste último caso, o estrangeiro é ‘próximo’ só para a casa vizinha e já não é mais para as outras casas. Em lugar nenhum do Antigo Testamento se diz que o inimigo deve ser odiado. Mas é ensinamento corrente. Inimigo é toda a pessoa que não observa ou não tenha condições de observar estritamente as leis e os costumes das tradições. Mais vezes, no Evangelho, Jesus toca no assunto ‘próximo’ e ‘amigo/inimigo’. Hoje, manda-nos copiar o comportamento do Pai: se o Pai faz nascer o sol sobre bons e maus (Mt 5,45), por que a criatura humana agiria diferente, querendo o sol só para os bons?

Ocorrem no texto também os cobradores de impostos ou publicanos. No tempo de Jesus, são desprezados até o ódio. Os publicanos unem-se para proteger-se mutuamente. Amam-se por necessidade. Em outras palavras, Jesus diz: vocês, fariseus, comportam-se exatamente como os publicanos. O amor de vocês é classista, é interesseiro. Não é como o amor do Pai do Céu. 

FREI CLARÊNCIO NEOTTI, OFM, entrou na Ordem Franciscana no dia 23 de dezembro de 1954. Escritor e jornalista, é autor de vários livros e este comentário é do livro “Ministério da Palavra – Comentários aos Evangelhos dominicais e Festivos”, da Editora Santuário.[2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog