Pular para o conteúdo principal

Fundação ACN lança campanha de ajuda a igrejas que abrigam milhares de pessoas na Síria

Terremoto em 6 de fevereiro deixa centenas de prédios destruídos na Síria / Shutterstock

ALEPPO, 10 Fev. 23 / 03:54 pm (ACI).- A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) lançou uma campanha de emergência para as igrejas de Aleppo e Latakia, Síria, que abrigam milhares de pessoas desabrigadas e sem recursos após o terremoto de segunda-feira (6).

Segundo a ACN, “todas as paróquias, escolas, hospitais e instalações estão sobrecarregadas e sem recursos para cuidar das famílias. Só em Aleppo, mais de 18 mil pessoas são atendidas todos os dias.”

Tanto o convento de clausura das carmelitas de Alepo quanto o dos franciscanos de Latakia atingiram sua capacidade máxima.

Um executivo da ACN, que atualmente está em Aleppo, a cidade mais populosa da Síria, conversou com líderes cristãos locais para especificar as necessidades mais urgentes, disse a ACN ontem (9).

Após as reuniões de coordenação, foram definidos três objetivos principais: conseguir agasalhos e itens de necessidades básicas, como alimentação e remédios, reconstruir as casas e reconstruir os templos.


"Devido ao frio na Síria, a ajuda mais urgente é conseguir agasalhos para as famílias", disse a ACN. Além disso, afirmou que é preciso fazer estoque de cobertores, roupas e sacos de dormir, principalmente para crianças e idosos.

“Muitas famílias cristãs estão passando a noite dentro de seus carros. Os prédios das igrejas e salões paroquiais são mais seguros do que outros edifícios e as famílias têm medo de mais colapsos", disse a ACN.

Segundo a fundação pontifícia, outro objetivo do plano de emergência é a reconstrução das casas, para que as pessoas possam regressar “o mais rapidamente possível” a um lar.

“Só na cidade de Aleppo, estima-se que pelo menos 600 casas tenham que ser reparadas em maior ou menor grau. É necessário reconstruir os sistemas de água e aquecimento, bem como os danos estruturais dos edifícios”, disse.

Um terceiro ponto importante para os cristãos é a reconstrução da infraestrutura das igrejas, “que acontecerá por último, porque os bispos estão cientes de que ajudar as famílias é agora o mais urgente e prioritário”, acrescentou a ACN.

Na terça-feira (7), a Comunidade de Sant'Egidio, na Espanha, lamentou que o terremoto de magnitude 7,8, que deixou mais de 20 mil mortos e 69 mil feridos entre a Turquia e a Síria, tenha ocorrido em "uma região que tem sido palco de uma guerra sangrenta há mais de 12 anos”.

Diante do problema, pediu à comunidade internacional que promova o acesso humanitário urgente à Síria —por via aérea e terrestre— para que "se salve o maior número de pessoas afetadas e que perderam tudo neste inverno frio".

O patriarca da Igreja greco-católica melquita e os líderes das Igrejas siríaca e ortodoxa de Antioquia também pediram na quarta-feira (8) que a ONU e a comunidade internacional suspendam as sanções contra o país.

Para colaborar com a Ajuda à Igreja que Sofre, clique AQUI.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog