web-old-senior-woman-window-looking-luna4-shutterstock_93227221
Luna4/Shutterstock
Philip Kosloski - publicado em 10/11/22
É possível que um parente falecido no purgatório nos visite na terra?
Quando um ente querido morre, muitas vezes queremos ver essa pessoa novamente. Achamos difícil lidar com a morte deles. Nossos pensamentos podem se voltar para a possibilidade de contatá-los de alguma forma e sentir sua presença uma última vez.
Os católicos acreditam que é possível que um parente ou amigo falecido possa nos visitar depois de morrer, embora é preciso deixar claro que essa possibilidade é muito pequena.
Santo Tomás de Aquino considera este tópico na Suma Teológica:
“De acordo com a disposição da providência divina, almas separadas às vezes saem de sua morada e aparecem aos homens, como Agostinho, no livro citado acima, relata sobre o mártir Félix que apareceu visivelmente ao povo de Nola quando eles foram sitiados pelo bárbaros. Também é crível que isso às vezes ocorra aos condenados e que, para instrução e intimidação do homem, eles possam aparecer aos vivos; ou ainda para buscar nossos sufrágios, como para aqueles que estão detidos no purgatório…”
Almas do purgatório também podem aparecer para nos pedir orações, como relataram muitos santos.
No entanto, esse tipo de encontro é extremamente raro. Deus só permite tal experiência por uma razão específica e não é algo que possamos exigir Dele.
A maioria de nós não verá um parente falecido enquanto estiver nesta terra. Entretanto, todos podemos esperar o dia em que estaremos reunidos com eles por toda a eternidade.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário