São Francisco de Assis
Abraham - (CC-BY-SA-4.0)
Pe. José Eduardo - Reportagem local - publicado em 05/10/22
"A essência da espiritualidade franciscana é a identificação com Cristo"
No dia seguinte à festa litúrgica do popularíssimo “Pobrezinho de Assis”, o pe. José Eduardo de Oliveira contestou brevemente, em sua rede social, as interpretações ideologicamente enviesadas de que São Francisco de Assis tenha sido mais um “pacifista eco-naturalista” do que um genuíno santo católico plenamente configurado com Cristo.
O sacerdote brasileiro escreveu:
“A essência da espiritualidade franciscana é a identificação com Cristo, desde o despojamento da encarnação, passando pela simplicidade da pobreza evangélica, essencialmente apostólica, até a suprema comunhão com a sua Paixão, pelo entendimento de que o desprezo e a abnegação na completa paz de espírito são a perfeita alegria.
Como isso dista dessa compreensão secularizada que reduz São Francisco ao nível de um pacifista eco-naturalista, num misticismo esotérico cristológico e eucaristicamente isolado!
O seráfico santo estigmatizado foi um adorador por excelência, alguém que fez de Cristo a essência de sua vida e que jamais o ultrajaria reduzindo-o a propagador de bandeiras humanas, terrenas, imorais, carnais, relativistas e pecaminosas”.
Fonte: Aleteia
---
Comentários
Postar um comentário