Os apóstolos desconhecidos da Santa Face de Tours

ciric_306340.jpg - Catholic Press Photo / Gravure représentant la Sainte Face de Tours, ou voile de Véronique.

Anne Bernet - publicado em 03/10/22

A origem da linda devoção à Santa Face de Jesus

Quando pensamos na Santa Face, a imagem que espontaneamente nos vem à mente é a do Santo Sudário. Este não foi o caso até 1898, quando a imagem da Santa Face foi impressa em um negativo fotográfico. Antes disso, ela era quase quase invisível. Até aquele momento, as meditações sobre os sofrimentos da Paixão que desfiguraram o “mais belo de todos os filhos dos homens” baseavam-se em obras de arte e na única relíquia que deveria revelar as características do Salvador: a “verônica”, “a verdadeira imagem”. Embora a história não apareça nos Evangelhos como tal, está profundamente enraizada na tradição cristã. Segundo ela, uma mulher piedosa de Jerusalém, tomada por uma compaixão indescritível enquanto o condenado passava, aproximou-se de Jesus e, desafiando os soldados, limpou gentilmente o seu rosto ferido. Para lhe agradecer pelo seu gesto, diz-se que o Salvador deixou a sua imagem no véu da mulher compassiva desconhecida, chamada de Verônica e por vezes identificada com a mulher do publicano Zaqueu.

Mensagens do Céu

Há quem desdenhe do fato de haver pelo menos três supostos véus de Verônica preservados aqui e ali, um dos quais está em São Pedro em Roma e outro, perturbadoramente, em Manopelo, no sul de Itália, o autêntico talvez, roubado de Roma pelo Condestável de Bourbon reinante durante o saque da cidade em 1527. Em qualquer caso, não importa, uma vez que estas representações, verdadeiras ou falsas, da Santa Face, belas ou não de acordo com o talento daqueles que as copiaram e as espalharam por toda a cristandade, nunca tiveram outro papel senão o de fixar os olhos dos fiéis e incitá-los a meditar sobre o preço da sua redenção. Foi isto que o próprio Cristo disse no final dos anos 1830 a uma freira carmelita de Tours, Irmã Marie de Saint-Pierre et de la Sainte Famille, Perrine Éluère, nascida em Rennes, em 1816.

A Irmã Marie pertence a essas “almas privilegiadas”, das quais havia muitas no século XIX, que receberam mensagens do Céu e foram responsáveis pela sua divulgação. Muitas destas revelações privadas foram agora esquecidas, porque o seu conteúdo não está em sintonia com os nossos tempos. Este é o caso destas revelações. No entanto, são de inegável importância. Desde o final dos anos 1830, a humilde Irmã Maria viu Cristo e a Sua Mãe; eles falaram com ela. Como na Rue du Bac em Paris em 1830, e em La Salette em 1846, avisaram-na da gravidade da descristianização na França, dos pecados daqueles tempos, e da ira divina que ela provocava. O espírito revolucionário, que tinha sido desencadeado no final do século XVIII através da perseguição religiosa, ainda estava em ação, embora de uma forma mais insidiosa; as suas ideias tinham rastejado na sociedade e estavam a afastá-la de Deus e da sua Lei. Blasfêmia, desrespeito, sacrilégio, profanação de coisas sagradas, abandono do preceito dominical são os seus aspectos mais visíveis, e tudo isto fere profundamente o Coração divino.

Uma “flecha dourada” contra a blasfêmia

O aviso é clássico. Muitos padres não dizem mais nada ao seu rebanho todos os domingos. À Irmã Maria, no entanto, Cristo explica que Ele sofre sobretudo por ouvir as pessoas jurarem o Santo Nome de Deus em vão. Alguns fazem-no sem medir a seriedade dos seus juramentos, outros, por outro lado, maliciosamente. Mas o Santo Nome do Senhor só pode ser pronunciado com reverência. É portanto necessário fazer uma reparação por todos aqueles que o ofendem. Para este fim, Jesus dita à mulher carmelita uma breve oração que descreve como “uma espada” ou “uma flecha dourada”, uma arma todo-poderosa contra a blasfêmia do Santo Nome e a profanação do Domingo. Diz em poucas palavras:

Que o Santíssimo, o mais sagrado, o mais adorável, o mais desconhecido, o mais inexprimível Nome de Deus seja louvado, abençoado, amado, adorado e glorificado para sempre no Céu, na terra e nos infernos por todas as criaturas vindas das mãos de Deus e pelo Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Assim seja.

A jovem freira assegura-nos que a recitação piedosa desta oração “fará brotar do Sagrado Coração torrentes de graça para os pecadores”. Também ajudará a “limpar a lama” que todas estas blasfêmias lançam sobre o rosto do Redentor, a Santa Face que a Irmã Maria contempla com amor através de uma imagem bastante precária do véu de Verônica. Cristo encoraja-a, declarando: “Aqueles que contemplam a minha Face ferida na terra contemplarão um dia a glória e majestade com que ela está rodeada no Céu. Apesar de muitos obstáculos, a freira carmelita trabalhou para espalhar esta dupla devoção reparadora à “flecha dourada” e à Santa Face. Em 1847, um ano antes da sua morte (Julho de 1848), a Irmã Marie conseguiu ter uma arquiconfraria e uma medalha da associação reconhecida por Roma. Esta obra, recusada pelo Arcebispo de Tours, espalhou-se no entanto por toda a França, particularmente no Ocidente. A morte prematura da vidente poderia ter posto um fim à história se outra figura do catolicismo em Tours não tivesse agido.

Um magistrado piedoso

Léon Papin-Dupont, mais conhecido como “Monsieur Dupont”, mas que foi apelidado pelos seus vizinhos e posteridade de “o homem santo de Tours”, era um personagem perturbador. Nascido a 24 de Novembro de 1797 em Lamentin, Martinica, numa família de origem bretã, este muito piedoso magistrado deixou as Antilhas no início da década de 1830. Viúvo de uma jovem esposa muito amada, pai de uma rapariga solteira em frágil saúde, o Sr. Dupont instalou-se em Tours e dedicou-se a boas obras. Homem prático, juntou-se à Sociedade de São Vicente de Paulo, de Frédéric Ozanam, apoiou a instalação em Tours das Irmãzinhas dos Pobres de Jeanne Jugan, e trabalhou arduamente para obter a reconstrução da prestigiosa Basílica de São Martinho, que tinha sido arrasada durante a Revolução.

Uma imagem da Santa Face foi então instalada na sala de estar do Sr. Dupont. Por devoção, uma lâmpada de petróleo foi colocada à sua frente e amigos e familiares adquiriram o hábito de se encontrarem para rezar diante dela em reparação pelas “blasfêmias, imprecações e profanações dos domingos”.

Foi naquele contexto um tanto tenso que, em 1851, ele descobriu as mensagens de Cristo à Irmã Marie de Saint-Pierre e decidiu continuar à sua própria maneira o trabalho da Carmelita falecida.

Os milagres da Santa Face

Pouco depois, uma jovem doente veio rezar perante a Santa Face. O Sr. Dupont teve a ideia – um hábito comum – mesmo que o costume seja especialmente difundido nas regiões mediterrâneas –, de fazê-la aplicar um pouco de óleo da lâmpada no seu corpo doente. Num instante, ela estava curada. A notícia deste milagre espalhou-se. E muito rapidamente dezenas, depois centenas de peregrinos vieram a Tours. Houve muitos milagres.

O Sr. Dupont morreu em 1876; a sua causa de beatificação foi introduzida em Roma, mas não progrediu, por falta de um milagre, desde 1983, quando João Paulo II o reconheceu como venerável. O seu trabalho, agora confiado ao convento dominicano em Tours, que cuida da sua casa, que se tornou um oratório, já não tem a sua antiga reputação. Mas é necessário recordar as multidões que encontraram diante da imagem do Crucificado algo para alimentar a sua fé. Entre eles, a família Guérin. Não foi por acaso que Santa Teresa tomou o nome completo de Teresa do Menino Jesus e da Santa Face quando entrou no convento das Carmelitas em Lisieux. Na década de 1930, uma freira italiana, Maria Pierrina di Micheli, também contribuiu para a difusão da devoção à Santa Face, substituindo a Verônica pela imagem do Sudário de Turim. “Não sabeis que aquele que me vê, vê o meu Pai”, disse Jesus ao apóstolo Filipe. Como poderíamos não contemplar a Santa Face e, através dela, toda a Trindade?

Fonte: Aleteia
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas127 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa267 Celebrações2363 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1099 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1683 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical254 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires340 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida124 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1598 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1756 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa354 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV101 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1385 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum370 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico957 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1823 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial