Comunidade Shalom: 40 anos de evangelização com os jovens e as famílias


7 de outubro de 2022
Por Roseane Welter

Fotos: Comunidade Católica Shalom

Presente em 30 países, a Comunidade Católica Shalom, com seus 50 mil membros, traz em sua essência o desejo de anunciar Cristo a todos por meio da missão que une a vivência comunitária e missionária; evangelização e protagonismo social. 

Nas 108 dioceses nas quais está no Brasil e no mundo, a comunidade realiza ações evangelizadoras para os jovens, famílias, crianças, mais pobres e necessitados; também pelos meios de comunicação; no mundo das artes, da ciência, da cultura e da promoção humana, e com obras de misericórdia que beneficiam as pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Com o tema “Shalom – Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres”, a Comunidade Católica Shalom celebra seus 40 anos de evangelização em 2022.


OFERTAR A VIDA 

Em 1980, Moysés Louro de Azevedo Filho, por ocasião do X Congresso Eucarístico Internacional, encontrou-se com São João Paulo II, em Fortaleza (CE), onde foi interpelado pelo então Arcebispo, Dom Aloísio Lorscheider, a oferecer algo ao Sumo Pontífice (foto acima). Decidiu, então, ofertar sua vida e sua juventude para se dedicar à causa do anúncio de Jesus Cristo e Sua Igreja. 

Assim, em 1982, Moysés fundou a Comunidade Católica Shalom, uma associação privada internacional de fiéis, com personalidade jurídica reconhecida pela Santa Sé em fevereiro de 2007. No ano de 2012, recebeu a aprovação definitiva de seus estatutos. 

EXPANSÃO DA MISSÃO 

A comunidade nasceu no meio dos jovens, com o intuito de criar uma ponte entre eles e proporcionar uma experiência pessoal com Cristo e a Sua Igreja. Tudo começou com a “Lanchonete do Senhor” – espaço onde os jovens tinham a oportunidade de experimentar momentos de oração, fraternidade e missão, crescendo, assim, em seu caminho de fé. 

“Nossa missão é, acima de tudo, evangelizar e resgatar o ser humano para Cristo, interpelados pelo Evangelho e consagrando nossas vidas pela causa do Reino”, disse Moysés em entrevista ao O SÃO PAULO. 

“Começamos pequenos, ofertando o que de mais precioso Deus nos concede: a vida, e, graças às vocações, somos milhares de membros espalhados na missão”, afirmou o fundador, frisando que o carisma Shalom busca estar presente junto às realidades da atualidade “onde um irmão carece da mensagem do Evangelho ou, diante das mazelas humanas, queremos ali estar para testemunhar o amor e a bondade de Jesus e Maria”, disse. 

Atualmente, a comunidade conta com 99 centros de missão, em cidades como Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belém (PA), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Nova York (EUA), Lisboa (Portugal), Roma (Itália), Cracóvia (Polônia), Lubango (Angola), Nazareth (Israel), Taiwan (China), entre outros locais pelo mundo. 

OBRAS DE MISERICÓRDIA 

Padre Saulo Maia Dantas, sacerdote da Comunidade Shalom de Fortaleza, afirmou que as obras sociais são uma das frentes de missão concreta. “A força da oração aliada à ação concreta é uma característica da comunidade que busca servir o Pão da Palavra e, também, busca meios de saciar a fome humana, aliada às obras de misericórdia que oferecem possibilidades de capacitação e protagonismo”, disse, em entrevista, destacando que centenas de vidas são impactadas diariamente. 

“A Obra Shalom nasce no coração misericordioso de Cristo como alegres instrumentos do amor e da misericórdia de Deus”, descreveu Moysés. 

A polonesa Gosia Kopania liderou um serviço da Comunidade Shalom para os refugiados ucranianos acolhidos em Varsóvia: ela ensinou o idioma local. Cerca de 100 mães e seus filhos foram acolhidos em uma casa de retiro próxima à Missão Shalom em Varsóvia. 

“Foi uma missão que me encheu de orgulho. Pude ensinar o idioma e facilitar a comunicação. Deus e o Espírito Santo nos guiaram nesta missão”, disse. 

Na Arquidiocese de São Paulo, a Comunidade Católica Shalom chegou em 2004, a pedido de Dom Odilo Pedro Scherer, e está presente nos bairros de Taipas, Santana e Perdizes, com centros de evangelização, grupos de oração, capela e momentos diários de aconselhamento. 

FIDELIDADE HOJE 

Moysés enfatizou que a Shalom busca viver com fé a fidelidade ao carisma. “Somos convidados a, diariamente, renovar nosso sim e o compromisso com o carisma de servir ao irmão na Igreja, com amor fraterno e na disponibilidade evangélica”, afirmou. 

Na comunidade, os membros se dedicam a várias formas de vida presentes no carisma. A Comunidade de Vida é o núcleo central da vocação Shalom – seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidades cristãs, pondo tudo em comum e renunciando à posse de bens materiais, projetos e planos pessoais. Seus membros vivem em casas comunitárias e são missionários chamados a seguir a Jesus Cristo por meio de uma dedicação particular à oração, vida fraterna e serviço na Obra. 

A Comunidade de Aliança é chamada a seguir Jesus Cristo em meio à vivência familiar e às atividades profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo a vocação Shalom. 

“A partir da força de um mesmo carisma e de uma fidelidade incondicional à vocação específica, cada um dos estados de vida se coloca em comunhão com os outros a serviço da Igreja. Eles colocam toda a potência do seu chamado em vista da missão que lhes é confiada”, disse Moysés, enfatizando que “cada estado de vida tem sua peculiaridade e beleza, no tocante à missão de evangelizar e resgatar os irmãos para Cristo, pois tocam na vida e na ação apostólica da Igreja”. 

‘PERMANECER EM CRISTO’ 

Na Convenção Shalom realizada dos dias 23 a 28 de setembro, em Roma, o Papa Francisco, em audiência com os quase 1,5 mil membros presentes (outros acompanharam o evento de modo on-line), falou sobre como perseverar na oração e contagiar outros com essa experiência; como manter a juventude da alma; a importância do protagonismo dos jovens na Igreja; como ser amigos dos pobres. 

O Pontífice agradeceu ao fundador da Comunidade Católica Shalom a missão realizada, de modo especial, aos jovens, e recordou que a comunidade não nasceu como algo planejado, “mas na oração, na liturgia”. Ele exortou que os membros da comunidade permaneçam “dóceis à ação do Espírito, abertos à escuta recíproca e às diretrizes da Igreja, a fim de discernirem melhor como prosseguir seu caminho”. 

“Nós nascemos aos pés do sucessor de Pedro e a graça de Deus se atualiza no tempo. O kayrós é exatamente o tempo preenchido pela graça de Deus. Por isso, dentro do tempo, nós estamos a cada cinco anos diante do sucessor de Pedro, voltando para as nossas origens e, assim, renovando as disposições do nosso coração de ofertarmos a nossa vida em Cristo, com Cristo e por Cristo ao Pai”, afirmou Moysés. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, esteve em Roma para a visita ad limina do episcopado paulista e celebrou a Eucaristia durante a Convenção Shalom na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, quando ressaltou a vocação missionária e o trabalho que a Comunidade Shalom realiza de modo especial com os jovens. A reportagem sobre esta celebração pode ser lida clicando aqui.

(Com informações de

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa269 Celebrações2366 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB489 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2621 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja7 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação148 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1103 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo89 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família746 2677 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja621 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1686 Igreja no Mundo1176 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202532 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia229 Liturgia Dominical258 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires341 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1511 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora850 Nossa Senhora Aparecida125 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1599 Notícias284 Notícias Católicas4101 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1760 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1684 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa355 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV104 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário122 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas641 Santíssima Trindade9 Santos1387 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum374 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico961 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço71 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1826 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial