Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Santa Paulina recebe título de Cidadã Paulistana nos 20 anos de sua canonização

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus / santuário de Santa Paulina

SÃO PAULO, 07 jul. 22 / 12:52 pm (ACI).- A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição está celebrando um ano jubilar pelos 20 anos de canonização e 80 anos da morte de santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. No marco desta comemoração, madre Paulina, como a santa é conhecida, receberá o título póstumo de Cidadã Paulistana.

Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, na Itália. Migrou com sua família para o Brasil em 1875, tendo se estabelecido no estado de Santa Catarina, em uma comunidade italiana chamada Nova Trento. De formação católica, atuava na paróquia, cuidava dos doentes e idosos e se dedicava ao amor por Jesus Cristo. Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Em 1903, santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, superiora-geral para um mandato vitalício. No mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). A congregação, então, passou a crescer nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Em 1909, as irmãs assumiram a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado de pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. Nesse mesmo ano, santa Paulina foi deposta do cargo de superiora-geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista (SP), a fim de cuidar doentes e asilados. Depois de nove anos, foi chamada a viver na sede geral da congregação em São Paulo, onde testemunhou uma vida de santidade, acompanhando e abençoando irmãs que partiam em missão para novas fundações.

Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942. Ela foi beatificada em 1991 pelo papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil e canonizada em 2002. Sua memória litúrgica é celebrada no dia 9 de julho.

Ao recordar neste ano os 20 anos da canonização e 80 anos da morte de santa Paulina, a Câmara Municipal de São Paulo concede o título de Cidadã Pauistana (póstumo) à religiosa, em reconhecimento pelos trabalhos sociais realizados na cidade por ela e pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A entrega da honraria será no dia 6 de agosto, às 15h, no Eventos & Hospedagem Sagrada Família, no Ipiranga.

Para anteceder a entrega desse prêmio, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição organizaram uma exposição de arte, no mesmo local, intitulada “O Rosto Feminino do Sagrado na Arte Bizantina”, do artista Marco Funchal. A abertura da exposição será hoje (7), às 20h, e a mostra seguirá aberta ao público até o dia 10 de julho, das 7h às 21h.

Indulgência plenária

Também em razão do ano jubilar, as pessoas que visitarem o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), durante este ano podem lucrar indulgência plenária. Segundo o manual das indulgências, “a indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.

A indulgência plenária pode ser aplicada a si mesmo ou à alguém que já morreu. Para obter uma indulgência é necessário seguir as condições usuais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do papa.

A indulgência plenária aos fiéis que visitam o santuário de madre Paulina, concedida pela Santa Sé, começou a valer em 22 de maio e segue até 16 de dezembro.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog