Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco abençoa no Canadá estátua de primeira santa indígena da América do Norte

Santa Kateri Tekakwita e papa Francisco / Domíio público e Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

QUEBEC, 25 jul. 22 / 09:35 am (ACI).- O papa Francisco abençoará uma estátua da primeira santa indígena da América do Norte durante sua viagem ao Canadá de 24 a 30 de julho. Trata-se de santa Catarina (Kateri) Tekakwitha, a primeira santa nativa dos Estados Unidos.

A bênção papal da estátua da santa indígena acontecerá durante um encontro do Papa Francisco com as populações indígenas e com membros da comunidade paroquial da igreja do Sagrado Coração dos primeiros Povos, que acontecerá hoje (25).

A Igreja do Sagrado Coração dos Primeiros Povos está localizada em Edmonton, Canadá, e foi construída em 1913. É uma das igrejas católicas mais antigas da cidade, conhecida por sua especial atenção pastoral aos pobres e marginalizados.

Em 1991, o arcebispo Joseph MacNeil a designou como paróquia nacional para as três maiores populações indígenas do Canadá (Primeiras Nações, Métis e Inuit).

Segundo descreveu um documento oficial da Santa Sé, "é a primeira desse tipo no Canadá", porque ali "a fé católica é expressa no contexto da cultura aborígene".

O edifício é decorado com “muitas peças únicas de arte sacra criadas por artesãos indígenas” e, ao longo dos anos, “muitos imigrantes e refugiados que vieram de todo o mundo para se estabelecer em Edmonton fizeram da Igreja do Sagrado Coração seu lar espiritual”.

Breves dados biográficos

Santa Catarina (Kateri) Tekakwitha nasceu em 1656, em Auriesville, Nova York, nos Estados Unidos. Sua mãe era cristã, membro da tribo algonquiana, que havia sido capturada pelos iroqueses e libertada pelo pai de Tekakwitha, um chefe tribal mohawk.

Quando ela tinha quatro anos, seus pais e seu irmão morreram da epidemia de varíola. Devido a esta mesma doença, ela ficou com o rosto desfigurado, a visão seriamente danificada e sob os cuidados de seus tios.

Aos 11 anos, Catarina conheceu a fé cristã quando missionários jesuítas chegaram à sua cidade, acompanhando os representantes moicanos para assinar a paz com os franceses.

A jovem conseguiu ser batizada aos 20 anos, depois de enfrentar oposição de sua família e rejeição de sua comunidade.

Teve que fugir de sua cidade até chegar a uma comunidade cristã no Canadá.

Pouco depois, recebeu sua primeira comunhão no dia de Natal e fez o voto de castidade. Durante sua curta vida, manteve uma intensa devoção ao Santíssimo Sacramento.

Morreu em 17 de abril de 1680, na Semana Santa daquele ano, com apenas 24 anos.

Desde o momento de sua morte, o povo desenvolveu uma grande devoção a ela e muitos peregrinos foram visitar seu túmulo, em Caughnawaga.

Em 1884, padre Clarence Walworth mandou erigir um monumento ao lado de seu túmulo e ficou conhecida como "O Lírio dos Mohawks".

Santa Catarina Tekakwitha foi beatificada por são João Paulo II em 1980 e canonizada por Bento XVI em outubro de 2012. Sua festa é celebrada em 17 de abril.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog