Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Julho é dedicado ao preciosíssimo sangue de Jesus

O mês de julho a Igreja dedica ao preciosíssimo Sangue de Cristo, derramado pelo perdão dos nossos pecados.

“Quando olhamos a imagem do Sagrado Coração de Jesus observamos que Jesus aponta para o seu coração. O coração de Jesus é a fonte de amor e Jesus expressou esse amor doando todo o seu sangue para nos resgatar. Sangue é vida!"

Marília Siqueira - Vatican News

Um dos primeiros a ter a devoção ao preciosíssimo sangue de Jesus foi São Gaspar de Búfalo. Ele propagou fortemente essa devoção, tendo a aprovação da Santa Sé. Foi o fundador da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS) em 1815.

Outro fato é que durante a primeira guerra Italiana pela independência, em 1849, o Papa Pio IX foi para o exílio em Gaeta. Ele estava com dom Giovanni Merlini, terceiro superior geral dos Padres do Preciosíssimo Sangue.

Enquanto a guerra ainda estava em fúria, Merlini sugeriu ao Papa Pio IX que ele criasse uma festa universal ao precioso sangue para implorar a ajuda celestial de Deus para acabar com a guerra e trazer a paz a Roma. Pio IX, posteriormente, fez uma declaração em 30 de junho de 1849 que ele pretendia criar uma festa em honra ao precioso sangue. A guerra logo terminou e ele retornou a Roma pouco depois.

Anos após no pontificado São João Paulo II, em sua Carta Apostólica Angelus Domini, repetiu o que São João XXIII disse sobre o valor infinito do sangue de Cristo, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.

Meditar sobre a oferta total de Jesus
 
O precioso sangue nos motiva a meditar sobre a oferta total de Jesus pela humanidade. Por esta razão, todo o mês de julho é tradicionalmente dedicado ao preciosíssimo sangue, os critãos são encorajados a meditar sobre o profundo sacrifício de Jesus e o derramamento de seu sangue para a humanidade.

“Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores. Quanto mais, então, agora, justificados por seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5,8s).

A propagação das orações ao sangue de Jesus
 
A leiga Lucimar Maziero que é celibatária e fundadora da comunidade católica presença. Idealizadora do programa de evangelização e formação chamado mulheres restauradas, e propagadora da devoção ao sangue de Jesus, nos ajuda na reflexão sobre o mês de julho com o sangue de Jesus.

“A devoção ao preciosíssimo sangue de Jesus surgiu em minha vida quando ainda era jovem, pois ao saber que o sangue de Jesus é o preço da salvação, minha vida foi-se transformando. Esta é uma das bases de orações e reflexões para este mês: O sangue de Jesus é o preço da nossa salvação. Com 26 anos de fundação da comunidade presença nos momentos de dificuldades sempre rezamos com o sangue de Jesus pois este é remédio para as inúmeras situações de caos de nossas vidas.”

Uma experiência com o sangue de Jesus
 
Rezar com o sangue é realizar a experiência do amor, afirma Lucimar: “Quando olhamos a imagem do Sagrado Coração de Jesus observamos que Jesus aponta para o seu coração. O coração de Jesus é a fonte de amor e Jesus expressou esse amor doando todo o seu sangue para nos resgatar. Sangue é vida! atestamos essa afirmação com um simples exemplo; quando desejamos saber como está nosso organismo realizamos um exame de sangue. No exame de sangue se notifica se tudo está dentro do quadro da normalidade ou se tem alteração, pois sangue é vida.

O culto do preciosíssimo sangue de nosso senhor Jesus Cristo
 
João XXIII ao escrever a INDE A PRIMIS – sobre o culto do preciosíssimo sangue de nosso senhor Jesus Cristo diz: “em tempo das mais graves e urgentes necessidades espirituais, acordar no ânimo dos crentes a convicção do valor perene, universal, sumamente prático das três louvadas devoções.”

Sobre este trecho a fundadora da comunidade presença diz: “Nós precisamos aprender a clamar o sangue de Jesus - “em tempo das mais graves e urgentes necessidades espirituais” - que nós passamos, como nos assinala São João XXII. O papa ainda traz a expressão “acordar no ânimo”, isto é, reanimar as nossas forças pois como aprendemos com a Igreja o sangue de Jesus traz redenção.

Uma só gota pode salvar o mundo todo de toda culpa
 
Em outro trecho da carta apostólica João XXIII diz: “Iluminados pelos salutares ensinamentos que promanam dos livros sagrados e da doutrina dos padres e doutores da Igreja, reflitam no valor superabundante, infinito desse Sangue verdadeiramente preciosíssimo, do qual uma só gota pode salvar o mundo todo de toda culpa"

Lucimar afirma que “se uma só gota do sangue de Jesus pode salvar o mundo todo, tenho certeza que também nós podemos ser salvos por esta gota do sangue de Jesus. Este mesmo sangue tem poder de nos guardar para a vida eterna. Quando comungamos nos afirma S. João Crisóstomo: - "Saímos daquela mesa quais leões expirando chamas, tornados terríveis ao demônio, pensando em quem é o nosso chefe e quanto amor teve por nós... Esse Sangue, se dignamente recebido, afasta os demônios, chama para junto de nós os anjos e o próprio senhor dos anjos... Esse sangue derramado purifica o mundo todo... Este é o preço do universo, com ele Cristo redime a Igreja... Tal pensamento deve refrear as nossas paixões” - com esse texto fica claro que o sangue de Cristo derrota os males que nos rodeiam.

Nós neste mês precisamos nutrir o desejo de nos aproximar e sermos devotos do sangue de Cristo. E uma das formas de aproximar do sangue de Jesus é rezar a ladainha. Nela contém jaculatórias que são orações para o nosso dia a dia. Escolha a cada dia uma jaculatória desta ladainha e reze com ela para ser fortalecido no poder do sangue de Jesus.

Ladainha do Sangue de Jesus:
 
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

V. Remistes-nos, Senhor com o Vosso Sangue.
R. E fizestes de nós um reino para o nosso Deus.

Oremos:

Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Assim seja, Amém.

13 julho 2022

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog