Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Buscamos um padre porque buscamos a Deus, não para salvar o planeta, diz cardeal Sarah

Cardeal Robert Sarah / Evandro Inetti (ACI Prensa)

Roma, 05 jul. 22 / 01:18 pm (ACI).- “Chegou a hora de a Igreja voltar ao que se espera dela: falar de Deus, da alma, da vida após a morte, da morte e, sobretudo, da vida eterna”, disse o cardeal Robert Sarah, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em entrevista ao jornal francês Le Figaro, como parte da publicação de seu novo livro "Catecismo da Vida espiritual".

"Vamos procurar um padre porque buscamos a Deus, não porque queremos salvar o planeta", disse o cardeal sobre o livro que escreveu “durante o confinamento” imposto por medo da covid-19.

Uma coisa chamou a atenção do cardeal durante esse tempo de pandemia: “Cuidamos da vida dos corpos, mas deixamos morrer as almas. A vida espiritual é, no entanto, a coisa mais íntima em nós, a coisa mais preciosa que temos. É a nossa vida interior. O lugar do nosso encontro com Deus. Negar a vida espiritual é negar o que faz nossa dignidade como homens ou mulheres”.

Para Sarah, “passamos muito tempo falando sobre as estruturas da Igreja. Isso não interessa a ninguém! O que realmente importa é nossa vida eterna, nossa vida em amizade com Deus. A Igreja existe para ser santos. O resto é secundário".

Sem uma vida interior, perguntou o cardeal, “o que resta de grandeza em nossa vida? O que resta que escapa às leis do mercado e da matéria? A vida espiritual é o santuário inviolável de nossa liberdade, o lugar secreto onde buscamos a verdade e o amor, onde estamos sozinhos diante do Todo-Outro, diante de Deus”.

O cardeal lembrou que em 2013, no dia seguinte à sua eleição, o papa Francisco disse que "se a Igreja deixar de buscar a Deus através da oração, ela corre o risco de traição" e que o Senhor se encontra nos sacramentos, administrados pelos padres, como como batismo e confissão.

Catecismo da vida espiritual

Em seu livro, o cardeal Sarah afirma que "o eclipse de Deus em nossas sociedades pós-modernas, a crise dos valores humanos e morais fundamentais e suas repercussões também na Igreja onde se confirma a confusão sobre o tema da verdade divinamente revelada, a perda do significado autêntico da liturgia e o obscurecimento da identidade sacerdotal, exigiu com força que um verdadeiro catecismo da vida espiritual fosse proposto para todos os fiéis”.

Sarah disse que não quis “escrever um resumo da fé cristã, porque já o temos no Catecismo da Igreja Católica e em seu compêndio, que são instrumentos insubstituíveis para o ensino e estudo da doutrina integral revelada por Cristo e pregada pela Igreja”.

Seu livro, disse o cardeal Sarah, “é um catecismo da vida interior, que quer indicar os principais meios para entrar na vida espiritual, desde uma perspectiva prática e não acadêmica”.

O seu catecismo, destacou Sarah, "está organizado em torno dos sacramentos, da ascese, da liturgia, tudo para que todos saibam que o seu batismo é o início de uma grande conversão, de um grande regresso ao Pai".

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog