Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco pede para não esquecer os cristãos da “amada e martirizada Síria”

Papa Francisco com os bispos da Igreja greco-católica melquita / Vatican Media

Vaticano, 20 jun. 22 / 10:53 am (ACI).- O papa Francisco recebeu hoje (20) em audiência os bispos do sínodo da Igreja greco-católica melquita, diante dos quais manifestou sua preocupação pelos cristãos perseguidos na Síria.

Em seu discurso, o papa falou da “amada e martirizada Síria" e destacou que "os dramas dos últimos meses, que tristemente nos obrigam a voltar o olhar para o leste da Europa, não devem nos fazer esquecer o que vem acontecendo há doze anos em sua terra”.

O papa recordou a vigília de oração pela paz na Síria celebrada no Vaticano em 2013, primeiro ano de seu pontificado. Francisco lamentou os "milhares de mortos e feridos, milhões de refugiados dentro do país e no exterior, a impossibilidade de iniciar a reconstrução necessária”.

“Em mais de uma ocasião, encontrei e ouvi histórias de jovens sírios que vinham aqui, e fiquei impressionado com o drama que carregavam dentro de si, pelo que viveram e viram, mas também pelos seus olhares, quase sem esperança, incapazes de sonhar com um futuro para sua terra”, disse. “Não podemos permitir que a última faísca de esperança seja tirada dos olhos e corações dos jovens e das famílias”.

"Portanto, renovo meu apelo a todos aqueles que têm responsabilidade, dentro do país e da comunidade internacional, para que seja alcançada uma solução equilibrada e justa para a tragédia na Síria", pediu.

O papa convidou os bispos a "viver a comunhão de oração e intenção entre vocês e com o Patriarca, entre bispos e presbíteros e diáconos, com os religiosos e religiosas, e com os fiéis leigos, todos juntos formando o Povo santo de Deus".

Francisco disse estar preocupado com a sobrevivência dos cristãos no Oriente Médio e destacou que esses bispos enfrentam “um desafio eclesial, mas também cultural e social, não sem dificuldades e obstáculos”.

"Ao mesmo tempo, é também uma grande ocasião: manter-se arraigados nas próprias tradições e origens, abrindo-se à escuta dos tempos e lugares onde vocês estão espalhados, a fim de responder ao que o Senhor pede hoje à sua Igreja”, afirmou.

“Dentro do Sínodo, encorajo-vos a exercer suas competências com muita sabedoria: sei que em algumas Igrejas orientais começaram as reflexões sobre o papel e a presença dos bispos eméritos, especialmente os que têm mais de oitenta anos, que em alguns Sínodos são um número consistente”, disse.

“Exorto-vos – e vos agradeço pelo vosso empenho nisso – a fazer resplandecer o rosto da Igreja, que Cristo comprou com o seu sangue, apartando as divisões e as murmurações, que não fazem senão escandalizar os pequeninos e dispersar o rebanho que Ele vos confiou”, disse o papa.

O papa Francisco reiterou seu alerta sobre as fofocas e pediu que “se um tem algo a dizer ao outro, diga na cara, com caridade, mas diga à pessoa. Como homens. Pode dizer a ele sozinho ou na frente dos outros: correção fraterna”.

“Abençoo de coração cada um de vocês e seu trabalho sinodal. Que a Santíssima Virgem, Mãe da Igreja, vos acompanhe. E peço a caridade de rezar por mim. Eu preciso”, concluiu o papa Francisco.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog