Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Franciscanos alemães elegem padre que se declara homossexual como superior


MUNIQUE, 13 jun. 22 / 03:34 pm (ACI).- A província franciscana de Santa Isabel, na Alemanha, composta por cerca de 300 membros, elegeu como seu novo superior o padre Markus Fuhrmann, que há poucas semanas se declarou abertamente homossexual.

Em entrevista ao MK-Online, o site oficial de notícias da arquidiocese de Munique e Freising, o padre Fuhrmann explicou por que tornou pública sua homossexualidade.

“Se eu mesmo sou gay, então eu quero mostrar que também posso fazer parte da Igreja neste ministério. Isso é importante porque não deveria ser assim na Igreja. Infelizmente, há muita hipocrisia institucional em nossa Igreja", disse.

Padre Markus Fuhrmann (terceiro da esquerda) com as novas autoridades dos Franciscanos na Alemanha / OFM.ORG

O novo superior franciscano disse ainda que “apoia pessoalmente os esforços do Caminho Sinodal, sou a favor de um repensar crítico do celibato no modo de vida sacerdotal e sou a favor de que as mulheres tenham acesso aos ministérios ordenados”.

O Caminho Sinodal Alemão é um processo iniciado em dezembro de 2019 e envolve bispos e leigos da Alemanha para abordar questões como o exercício do "poder", a moral sexual, o sacerdócio e o papel da mulher na Igreja, temas sobre os quais manifestaram, publicamente e em várias ocasiões, posições contrárias à doutrina católica.

Sobre o fato de seus irmãos franciscanos saberem de sua homossexualidade no momento de sua eleição, o novo superior alemão disse que "foi muito bom para mim saber que isso é muito positivo para os irmãos".

“Recebo muito apoio, e talvez essa centelha de apreço possa se espalhar para outras áreas da igreja. Acho isso bom", acrescentou.

Segundo o site franciscano, Stefan Federbusch foi eleito como vigário provincial. Como irmãos definidores foram eleitos Thomas Abrell, Thomas Ferencik, Martin Lütticke e Maximilian Wagner.

Markus Fuhrmann nasceu em 9 de agosto de 1971 em Hannover, capital da Baixa Saxônia, Alemanha. Fez os votos simples em 1998 e a profissão solene em 2003. Foi ordenado sacerdote em 7 de maio de 2005.

Na Província exerceu seu ministério na pastoral com indigentes em Colônia e, até o dia de sua eleição, foi vigário provincial.

Sobre seu futuro trabalho, o novo superior franciscano na Alemanha disse ao MK-Online que “uma grande mudança é iminente, e eu quero e devo moldá-la junto com os irmãos”.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog